Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sábado, abril 19, 2008

Guerra dos Estádios – XII

Continuamos a bailar nossa dança do tempo – ou seria da chuva? – agora mais ligeiro, o ritmo mais acelerado, o volume mais alto, adrenalina entrando no sangue e...

Entusiasmei-me. Acho que isso só acontece naqueles concursos de dança que Hollywood e o Japão adoram transformar em filmes para a agonia de quem vai para a frente da telona para ver Indiana Jones e o Bruce Willis no papel de... Bruce Willis.

Por aqui, nossa dança não tem tanta adrenalina, até porque meteorologia e adrenalina só combinam na Florida e Caribe e no leste asiático, à espera de tufões e furacões, na ordem inversa das regiões. Caso você não saiba, furacão é exclusividade nossa, americana ou atlântica, como queira,enquanto os tufões são marca registrada do Pacífico e das distantes terras asiáticas e oceânicas. Por sinal, pensar nisso deixa-me sempre meio acabrunhado por esses dias que antecedem a partida de minha filha e meu genro que para lá vão em busca das ondas do Pacífico.

De volta, porém, à modesta frente fria que adentrou território paulista e deixando o sábado gostoso, mas comprometendo em parte o churrasco à beira da piscina de logo mais em Sorocaba, na casa de velho amigo que há muito não vejo.




A previsão de hoje, como podemos ver, repete a de ontem, confirmando o alto percentual de acerto de 2 dias de antecedência. A previsão de véspera pode ser tomada como próxima de 100% ou mesmo 100%, o que nos deixa com os 12 mm previstos para esse sábado e com 41 mm previstos para amanhã. Como disse, é um bocado de água, principalmente para um gramado que já vem apresentando problemas.

Hoje, finalmente, o assunto ganha algum destaque na grande imprensa, e o Estadão dedica a ele uma matéria – “Gramado do Palestra ainda preocupa atletas” – entretanto, para variar, dando pouca atenção à previsão de chuvas para amanhã.
Na seqüência, um trecho da mesma, que pode ser lida na íntegra clicando aqui:

“Nos quatro jogos realizados no Palestra, não faltaram reclamações dos palmeirenses. Três shows foram realizados no estádio durante esse período, o que prejudicou ainda mais o gramado - sem contar a chuva que castigou a cidade e que, se cair nesse fim de semana, atrapalhará mais o espetáculo.
"Parecia que a gente tinha saído da guerra, todos ralados. Tinha muita terra no campo", disse Marcos.”

Sobre a chuva, o jornal diz “se cair nesse fim de semana”, mas como já sabem os leitores desse Olhar Crônico Esportivo, ela vai cair e não será pouca. Como a chuva é caprichosa e cai muito aqui e pouco ali, só saberemos de seu real efeito na hora do jogo. Todavia, e isso é mera crença de quem sempre espera por ela e quer mais dela, para sempre ter pasto em abundância para as vaquinhas, a danada é mesmo caprichosa, e quanto mais eu a quero sobre o Sítio das Macaúbas, mais ela teima em cair no vizinho. Agora, o são-paulino a quer sobre o Palestra, e os palestrinos querem-na bem distante do Palestra.

Como já vimos, algures lá no alto Pedro levou a melhor e fará chover sobre São Paulo. Resta ver, agora, quem levará a melhor entre Gennaro e Paulo e a disputa sobre onde ela deverá cair mais.

Amanhã, o último, ou talvez penúltimo capítulo dessa já longa série, que começou cansativa e está terminando molhada.


.

Marcadores: , ,

<

sexta-feira, abril 18, 2008

BR 2009 com Naming Rights

A revista Exame, seguida pelo site Máquina do Esporte, divulgou que a CBF está negociando um contrato de naming right para o Campeonato Brasileiro da Série A.

De acordo com a notícia, esse contrato está sendo negociado sem a participação do Clube dos 13 e tanto a revista como o site dão a entender nas entrelinhas que esse acordo já valeria para 2008.

O Banco do Brasil estaria bastante próximo de assinar o contrato, segundo a revista Exame.

Entretanto, segundo esse Olhar Crônico Esportivo ouviu do Clube dos Treze, há sim uma negociação em curso, mas válida para 2009 e dela o Clube participa ao lado da CBF. Inclusive, caberá ao Clube dos 13 repassar aos clubes o valor a que terão direito receber pelo contrato.

Como bem lembrou a Máquina do Esporte, a última vez que o campeonato foi patrocinado ocorreu em 2002, pelo cartão de crédito Visa, no último ano com fórmula de disputa em “mata-mata”.

Há comentários, também, sobre interesse da Nestlé em batizar a competição com seu nome, mas pelo que esse blog pôde apurar a empresa permanece interessada em ter os “Jogos Nestlé”, porém em nova forma que estaria sendo estudada, visando evitar os problemas de 2007, principalmente no jogo Flamengo x Atlético Paranaense.



Comentário do Olhar Crônico Esportivo

O mundo do marketing esportivo está agitado como há muito não se via.

Pelas informações não-oficiais e sem revelação de valores, há grande interesse do exterior pelos jogos do Campeonato Brasileiro. As empresas se agitam, novos contratos de patrocínio foram ou estão sendo assinados, com valores bastante interessantes, alguns deles, como o novo contrato Reebok com o São Paulo, com números em euros, claro, bem superiores ou idênticos aos que recebem clubes de bom nível na Europa, como Porto e Ajax.

O novo contrato de cessão dos direitos de transmissão para 2009 a 2011 será fechado por valor próximo a duzentos milhões de euros, o que coloca o Campeonato Brasileiro de uma vez por todas num clube muito fechado de torneios milionários.

Uma beleza, sem dúvida.

Entretanto, enquanto tudo isso ocorre nas confortáveis salas de reunião das diretorias, os jogos continuam sendo disputados em pastos ou alguma coisa próxima de ser um gramado. Algo como o serviço de bordo ter champagne da melhor safra e qualidade, caviar Beluga, bife de Kobe & acompanhamentos três estrelas Michelin, a bordo de um cacareco pré-Segunda Guerra, voando com fita durex nas asas.

Sem falar nos estádios, verdadeiros pardieiros em sua maior parte.

Sem falar que a gente liga a TV e depara com estádios vazios. Nesse momento, sempre, lembro-me da conversa com o Vice-Presidente Econômico do Barcelona, Ferran Soriano, dizendo a esse blogueiro que quando faz o mesmo em Barcelona para ver um jogo do Brasil e vê o estádio vazio, pensa: “Por que eu vou assistir um jogo que nem os brasileiros querem assistir?” (A série de matérias com Ferran Soriano está disponível – digite o nome dele no “Pesquisar Blog”, no alto, à esquerda.)

Sem falar em muitas outras coisas mais.

Estamos avançando com a velocidade de um TGV francês numa parte do marketing, enquanto na outra, que é a satisfação e o tratamento do torcedor como cliente,como consumidor, a velocidade é de uma carroça com o eixo sem óleo: devagar e barulhenta.

Mas que seja bem-vindo, agora ou em 2009, o naming right para o Campeonato Brasileiro.

Como sempre, Belíndia* segue sendo a cara do Brasil, tanto no geral, como no Brasil do futebol.

*Belíndia: designação criada pelo economista Edmar Bacha para nomear as brutais diferenças de renda e qualidade de vida no Brasil, onde conviviam e convivem ainda padrões de um primeiro mundo dignos de uma Bélgica e de um terceiro e miserável mundo similar à Índia – da época.


.

Marcadores: , ,

<

Guerra dos Estádios – XI

Segue a dança do tempo.

De ontem para hoje uma previsão bem pior, retornando, em total de precipitação prevista, ao nível da previsão de quinta-feira, com dois pontos agravantes:

- a previsão de hoje para domingo já é mais acurada, seu nível de acerto gira em torno de 80%;

- há maior concentração de precipitação no próprio domingo, nada menos que preocupantes 41 mm.

No que diz respeito ao jogo, a simples perspectiva de chuvarada já não é boa e sua distribuição no domingão é ainda pior, com previsão de 10mm durante a madrugada, 19mm pela manhã e 10mm à tarde, sobrando 2mm para a noite de domingo, insuficientes para esfriar a cabeça dos torcedores de um dos times.

Como segue intensa a cobertura jornalística sobre a arbitragem – o árbitro será o Seneme, sem dúvida um bom profissional, como o são muitos outros, todos igualmente sujeitos a chuvas & trovoadas, ops, quis dizer sujeitos a erros – e cambistas, e sócio da banida Mancha Verde sorteando o árbitro na Federação e tal e coisa e coisa e tal, esse Olhar Crônico Esportivo prefere perder um pouco do seu tempo com essa cobertura pacífica e desprovida de dramaticidade.

Mas que poderá ter um peso decisivo no Choque-Rei; não essa cobertura, claro, mas o objeto dela.

:o)

Em tempo:

Esse blog recebeu informação de fonte confiável que há intensa disputa sendo travada nos bastidores... celestes.

San Gennaro e São Pedro estão – como diria sem risco de cometer pecado mortal? – próximos das tais vias de fato.

O motivo, naturalmente, é sobre despejar água ou não sobre a cidade de São Paulo e, particularmente, sobre Água Branca, Pompéia e arredores. Minha fonte disse, também, mas sem confirmação, que São Paulo e São Jorge – é, ele existe – também tramam nos bastidores, mas em lados opostos.
Parece
que Jorge e Gennaro andam às confabulações recentemente.

Seja como for, a palavra continua com eles.


.

Marcadores: , ,

<

quinta-feira, abril 17, 2008

Mais um pouco da pesquisa do Clube dos 13


Parece que o Clube dos 13 está divulgando gota a gota pontos da pesquisa TNS sobre os gostos do torcedor brasileiro.

Depois da coluna Radar da revista Veja, da coluna De Prima do Diário Lance e desse Olhar Crônico Esportivo, foi a vez da coluna Outro Canal da Folha de S.Paulo, escrita pelo jornalista Daniel Castro:

“Record é só a 3ª na preferência do torcedor

Vice-líder nacional de audiência, a barulhenta Record é uma emissora humilde para os fãs de futebol. Pesquisa feita para o Clube dos 13 revela que a rede é a terceira na preferência dos torcedores, bem atrás da Globo e da Band.


Entre o público que não tem TV paga, só 6,6% dizem acompanhar notícias sobre futebol na Record, que até 2006 dividiu o futebol com a Globo e que disputou com ela os direitos das duas próximas Copas do Mundo. Os noticiários da Globo são os preferidos para 71,7% dos torcedores. Os da Band, que já foi o "canal dos esportes" e só no ano passado voltou a transmitir campeonatos brasileiros, são os favoritos de 14%.


A pesquisa foi feita pela empresa TNS Sport com 6.036 torcedores de 14 capitais e do interior de seis Estados. A margem de erro é de 1,1 ponto percentual. O levantamento está sendo usado pelo Clube dos 13 para balizar as negociações dos direitos do Brasileirão, que a Record ameaçou disputar.

Entre os torcedores que têm TV por assinatura, a preferência pelo noticiário da Globo cai para 46,7%. Em segundo lugar nesse ranking aparece o canal SporTV, opção número um de 29,6%, seguido por Band (7,8%), ESPN (6,7%), Record (3,5%), ESPN Brasil (2,5%), Bandsports (1%) e SBT (0,8%).

Exibidora da Série B, a Rede TV! é apenas a nona opção do telespectador com TV paga, empatada com a Globo.



Pensando no futuro...


Com certeza esses dados, por meio de pesquisas próprias, são do conhecimento da Record, que teria uma batalha de peso pela frente caso comprasse os direitos de transmissão do Brasileiro de 2009 a 2011.

Ainda acredito que a Record colocará na mesa de negociações em futuro próximo a transmissão de Londres 2012, buscando com isso uma fatia no futebol.

Ou não, afinal, 2010 está logo aí, num piscar de olhos, e 2012 é excelente moeda de troca também para esse caso. Talvez até mais do que pelo Campeonato Brasileiro.

Um problema, porém, em ficar sem o Brasileiro, e ao mesmo tempo voltar a disputar os estaduais mais fortes, é a dificuldade em manter uma equipe de esportes operacional durante todo o ano.


.

Marcadores: , ,

<

Guerra dos Estádios – X


O tempo para domingo



Essa é a previsão feita hoje para os próximos dias:



Mudanças diversas – a coisa é tão complicada que há muito desisti de entender – levaram a essa nova previsão.

Se confirmada, o volume previsto de chuva cai sensivelmente, dos 55 mm previstos ontem para 33 mmm apenas, bem distribuídos em quatro dias.

Sempre fica o risco de uma pancada localizada, mas esse também diminui na mesma proporção.

Sem dúvida, uma notícia boa, ou não tão ruim, para o Palmeiras.

Entretanto, não elimina a preocupação com o gramado.

Como complemento, reproduzo abaixo parte do comentário do Marcos Silveira, do Futebol & Negócio, publicado ontem no post anterior:

“Estive no Palestra na última sexta-feira e verifiquei que o gramado realmente está em péssimo estado.”

A palavra continua com São Pedro e os jardineiros.




Post scriptum

Será bobagem perder tempo com um post como esse?

Talvez, talvez seja besteira, talvez não seja.

Esse é um daqueles jogos “encardidos”, que provavelmente será definido por um detalhe, por um erro, por uma condição climática...

Então, de repente não mais que de repente, a previsão do tempo ganha um sabor especial nesses dias que antecedem a entrada dos times em campo.

As discussões sobre táticas, estratégias, jogadas & jogadores devem estar pululando por toda parte, isto é, se o converseio vazio sobre arbitragem cessou. Como o pessoal dificilmente se lembra desses detalhezinhos, acho que não é bobagem postar a previsão do tempo para domingo.


.

Marcadores: , ,

<

quarta-feira, abril 16, 2008

Guerra dos Estádios – IX

Mais um capítulo, leitores do Olhar Crônico Esportivo.

Começamos o capítulo VIII com algumas continhas de matemática, agora começamos esse com previsão meteorológica.





Espero que tenham conseguido enxergar esses números – ficaram pequenos, eu sei. Basicamente, eles dizem que há previsão de chuvas para sexta, sábado e domingo, e bem menos para quinta-feira, totalizando 55 mm. Não é muito, mas está longe de ser pouco. Na região do Palestra Itália poderemos ter menos ou mais chuvas que isso. Uma única pancada forte e localizada no sábado, ou pior ainda, no domingo, pode deixar o gramado do estádio em situação bem pior do que está hoje.

Não vi in loco o gramado e também nada vi na televisão, mas há informações, de palmeirenses mesmo, dando conta que o estado do gramado não é bom. Na semana passada, o presidente da empresa responsável pelo mesmo disse que precisaria de pelo menos 15 dias bons para deixar o gramado em ordem, ou seja, sua previsão era tê-lo em bom estado para o dia 23, data do jogo contra o Sport pela Copa do Brasil, se não tivesse chuvas muito fortes no período. O que se pôde deduzir de suas palavras é que dia 23 era um limite mais que nunca sujeito a chuvas e trovoadas. Jogo no dia 20, antecedido por chuvas, é praticamente sinônimo de gramado ruim.

Em tese, nada mais que isso, é uma situação mais favorável ao São Paulo por dois motivos: terá a vantagem do empate e gramado muito pesado, encharcado, impedindo a bola de correr, favorece mais o jogo defensivo. O outro motivo são as características do atual time do Palmeiras, com toques velozes e jogadas de habilidade, principalmente de Valdívia, que ficarão severamente comprometidas.

Antes da decisão da Federação, já se sabia dessas condições e alguns dirigentes dirigentes alviverdes, pelo menos fora do alcance dos microfones, comentavam o assunto com preocupação. Esse, por sinal, era um dos motivos que levaram o presidente Della Monica a, inicialmente, simplesmente descartar o Palestra e centralizar esforços em Ribeirão Preto.

Com a palavra, São Pedro, de hoje em diante.


.

Marcadores: , ,

<

Guerra dos estádios – VIII

8800 : 67800 = 0,13

2200 : 27645 = 0,08

8 : 13 = 0,615

Você está no blog certo e não numa aula de matemática básica, não se assuste.

É que às vezes para entender o futebol precisamos recorrer à velha e temida, pelo menos por mim, matemática.

8.800 foi o total de lugares vendidos para a torcida do Palmeiras no jogo do Morumbi, equivalente a 13% da carga total de ingressos colocados à venda.

2.200 é o total de lugares colocados à venda para a torcida do São Paulo no jogo do Palestra, equivalente a somente 8% da carga total de ingressos colocados à venda.

Esse número corresponde a somente 61,5% da quantidade que o São Paulo vendeu para os torcedores do Palmeiras. Arrendondando, podemos dizer que o Palmeiras colocou 40% a menos de ingressos para a torcida são-paulina.

Um pouco mais grave é o fato desse total de ingressos ferir o Regulamento Geral das Competições, que estabelece a carga mínima de 10% dos ingressos para a torcida visitante.

Coisa chata, hein?

Curiosamente, esse blog usou o número de 2.200 em alguns textos a respeito, porém não por adivinhação, e sim por acreditar que a Policia Militar limitaria o número de torcedores em 22.000, como era sua intenção. Nem a PM seguiu o que preconizava, nem o Palmeiras cumpriu pelo menos a regra básica dos 10%.

.

Marcadores: , ,

<

terça-feira, abril 15, 2008

57,06% - O gosto pelos pontos corridos

A revista Veja dessa semana publicou uma nota interessante na coluna Radar sobre o gosto do brasileiro por futebol. Segundo a revista, cariocas e soteropolitanos são os maiores torcedores de poltrona do Brasil: cada um assiste em média 2,4 jogos por semana, pela TV. Em terceiro lugar está o paulistano, cuja média é de 2,1 jogos por semana. Em último lugar na pesquisa, entre as regiões metropolitanas pesquisadas, está o morador de Florianópolis: apenas 1,4 jogo por semana.

Veja aponta, ainda, outro dado interessante em três capitais: 69% dos belorizontinos, 60% dos paulistanos e somente 47% dos cariocas apontam o Campeonato Brasileiro como sua competição preferida.

Em sua edição de hoje, o diário Lance traz a informação, por sinal muito interessante, que 47,1% dos compradores de jogos pelo pay-per-view também comparecem aos estádios, derrubando o mito que esse público não iria assistir ao vivo os jogos de seus times preferidos.

Informações muito interessantes, sem dúvida, e justamente por isso o Olhar Crônico Esportivo foi atrás de mais informações junto ao Clube dos 13. Para não dizer que deu com o nariz na porta, esse blog traz em primeira mão para seus leitores uma informação ainda mais interessante: os torneios preferidos dos brasileiros.

Vamos a eles:

1º - Campeonato Brasileiro____ 57,06%

2º - Copa do Brasil___________ 13,80%

3º - Copa Libertadores________ 13,44%

4º - Estaduais/Regionais_______ 8,15%

5º - Não souberam responder___ 7,55%

Eis aí um dado realmente interessante e que comprova o gosto do brasileiro pelos pontos corridos: 57,06% dos torcedores brasileiros afirmam gostar mais do Campeonato Brasileiro que de todos os demais torneios juntos, todos eles com diferentes fórmulas “mata-mata”.

Um número de peso, pois, afinal, já estamos na sexta edição seguida do Campeonato dentro dessa fórmula. Os cinco anos anteriores já foram mais que suficientes para tornar a competição conhecida e ao gosto do público, contrariando as afirmações de muita gente em sentido contrário. Cabe destacar, também, como esse blog já disse, o grande aumento na venda de pacotes pay-per-view, cujo carro-chefe é o Brasileiro e o fato da audiência da TV não ter caído, na verdade. Sua estabilidade, por outro lado, é um excelente sinal, uma vez que nesse período a população cresceu razoavelmente, assim como a quantidade de lares com televisão. Com certeza, houve um aumento no número bruto de telespectadores. O diabo não é tão feio como deixam entender os críticos dos pontos corridos.

Um pouco sobre a pesquisa

Ela foi feita pela subsidiária brasileira da TNS Sports, a maior empresa do setor em todo o mundo nesse início de ano.

Algumas informações sobre sua base de dados:

Universo

6.036 torcedores de futebol

Faixa etária

acima de 16 anos de idade

Distribuição por sexo

Homens – 70%

Mulheres – 30 %

Classes sociais

A1, A2, B1, B2, C e D

Regiões Metropolitanas

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia e Campo Grande

Interior dos estados de

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Cobertura populacional

65,5%

Cobertura do PIB

85,2%

Margem de erro

1,1%

Os entrevistados primeiro definiram-se como torcedores de futebol e só depois passaram a responder ao questionário. Uma pesquisa como essa, em que há uma pré-definição do público-alvo, uma seleção, permite uma margem de erro bastante reduzida, no caso presente de apenas 1,1%.

A maior parte dos dados dessa pesquisa não serão abertos ao público por enquanto, pelo menos enquanto continuarem as negociações Clube dos 13/Globo, em torno dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileito para 2009 a 2011.


.

Marcadores: , , ,

<

BR 2009, TV, "mata-mata"...


É verdade, é hora de dar um refresco ao Estadual Paulista e falar um pouco de futebol brasileiro. Nada melhor para esse retorno do que saber alguma coisa do próximo Campeonato Brasileiro, das negociações entre o Clube dos Treze e as emissoras de TV e conferir essa conversa de bônus de audiência da Globo e retorno aos antigos mata-mata.

A “cenoura” da audiência

É certo que a Globo “aberta” ofereceu bônus financeiro aos clubes como prêmio por aumento nos índices de audiência do futebol. Essa oferta foi interpretada por tutti quanti como a famosa “cenoura na frente do cavalo”, impelindo-o a ir para a frente em busca do prêmio acenado. O ir adiante no caso do futebol seria o retorno à velha e famigerada fórmula de mata-mata e seus jogos com maiores audiências.

Para o Clube dos 13, entretanto, isso é mera especulação. Percebe-se nas conversas com representantes do órgão, que esse tema não é visto com bons olhos, para dizer o mínimo. Começa pela presença no site do Clube do artigo “Pontos Corridos”, escrito por seu presidente, Fábio Koff, em clara e precisa defesa desse sistema. Termina pela firme convicção que tem seus dirigentes de que boa parte da credibilidade que tem hoje o futebol brasileiro no exterior (leia-se Campeonato Brasileiro) é devida à instituição dos pontos corridos. O Clube continua negociando a venda do campeonato para países do mundo inteiro e acredita que essa virá a ser uma importante fonte de recursos para os clubes. Mudar a fórmula da competição seria correr um risco alto e desnecessário.

Tudo isso, leva à suposição de que informações dando conta que o vice-presidente corintiano, Luiz Paulo Rosemberg, estaria articulando uma reunião de clubes na CBF para pedir a volta dos “mata-mata” não passa de especulação.

Além disso tudo, Olhar Crônico Esportivo lembra que a lei que regula a prática do futebol profissional no Brasil é muito clara ao estabelecer que deve haver uma competição anual, de caráter nacional, na qual todos os participantes conheçam, ainda no ano anterior, contra quem jogarão e em quais datas. Ainda: essa competição deverá ter como campeão o clube que mais pontos conseguir no decorrer da mesma.

Com isso, a “cenoura” da audiência deverá ser apenas o que esse blog imagina: um estímulo para os clubes se empenharem em oferecer melhores espetáculos, que atrairão mais audiência, com ou sem “mata-mata”. Lembrando que esse tipo de sistema com jogos “finais” proporciona grandes audiências nesses jogos, mas péssimas audiências em muitos outros jogos que nada valem, ao contrário dos pontos corridos, onde todo jogo pode ser o jogo “do título”, teoricamente. Hoje, parte dos clubes e parte das torcidas já assimilaram muito bem esse conceito.

Negociação para 2009...

... ainda em discussão, mas muito bem encaminhada. Aparentemente, não haverá como a ESPN participar do bolo. Pelo que deduziu esse blogueiro das informações recebidas, isso acontecerá muito mais por incapacidade financeira da emissora do que por uma objeção muito forte da Globo, proprietária da Sportv e também do PPV. Essa participação, entretanto, não está descartada para o futuro, o que contribui ainda mais para acreditar que o obstáculo seja somente financeiro.

Informações que circularam pelo mercado nos últimos dias, dizem que há disputa entre os clubes e a Globo por cotas maiores do sinal fechado (Sportv) e PPV.

Pessoalmente, acho curiosa essa informação, pois desde o ano passado há um grande crescimento no número de assinantes dos canais pagos, que se reflete nos índices de audiência do Sport e, sobretudo, no aumento de pacotes PPV vendidos. Isso porque é justamente o futebol um dos grandes impulsionadores desse crescimento. Logicamente, a contrapartida a isso seria, ou deveria ser, um aumento no preço do minuto comercial e de patrocínio, bem como um maior interesse das empresas em estar presentes nessas transmissões. Tudo isso, ainda nesse processo lógico, desembocaria numa cota maior do sinal fechado para os clubes e num retorno maior do PPV. Essa visão lógica, porém, choca-se com a informação da resistência da Globo em pagar mais por esses dois segmentos. Entre informações e contra-informações, só nos resta esperar pelo fechamento do acordo.

Que será bastante positivo para os clubes.


.

Marcadores: , ,

<

A história e o que passa para a história


“Se eu tivesse TV, anularia o gol” – disse a assistente Maria Eliza Barbosa depois de assistir ao lance do primeiro gol do São Paulo contra o Palmeiras várias vezes. Pelas imagens da telinha fica claro que a bola toca no braço de Adriano e fica aparente que houve intenção nesse toque.

Há, porém, uma outra imagem de TV, captada por uma câmera postada atrás do gol, à esquerda da posição em que se encontravam Adriano e seu marcador mais próximo, Leo Lima. Essa câmera mostra o jogador palmeirense agarrando o são-paulino pela camisa, que é bem esticada, justamente no momento em que ele salta para cabecear a bola cruzada. Pênalti, portanto, ou, em outra interpretação, um lance que retardou a ação de Adriano e pode tê-lo levado a não concluir a jogada com a cabeça.

Estivéssemos num daqueles emocionantes filmes ou seriados americanos que têm um tribunal como palco, poderia dizer que esse lance gera, ou deveria gerar, uma dúvida razoável para ser analisada pelos senhores jurados. Como não estamos e essa é a vida real, já está decidido que vai passar para a história unicamente a versão “mão na bola”.

Se o gol tivesse sido anulado a decisão teria sido correta. Mas não foi. Como, até por princípio, acredito na boa-fé das pessoas, tratou-se de mais um erro de arbitragem, dos quais a história está cheia. Todavia, com o fragor das críticas engrossadas e estimuladas pelas imagens de TV repetidas infinitamente, fiquei igualmente estimulado a ser “do contra”, baseado também numa imagem de TV.

Segue o link com a imagem do lance de pênalti (ou não, cada um julgue), mas já aviso: assistam sem som, de preferência. Há uma locução que não ajuda em nada.

De qualquer forma, parabéns à AJ TV pela percepção e exibição da cena.

http://www.youtube.com/watch?v=TDogAoVu2mU



Como eu disse no início, a assistente não tinha a telinha ao seu alcance na fração de segundo que teve para ver, interpretar e decidir o que fazer. Tampouco teve o árbitro. Esse é o jogo de futebol, e, no que me diz respeito, assim deverá continuar sendo.

Ele é praticado por humanos muito parecidos com você, estimado leitor, e comigo mesmo, exceto por “ligeira” protuberância abdominal, eliminável com algum esforço e muita dor, se assim nos determinarmos. Deve ser arbitrado por humanos igualmente comuns, de preferência sem “pneuzinhos”, também chamados de protuberâncias laterais por mentes pouco evoluídas.

Erros acontecem e sempre acontecerão, é normal e eles estão no DNA do futebol.

Um time vence e se consagra ao superar as imperfeições, além dos adversários.

E como a vida é o que é, e o futebol é a vida em sua quase máxima expressão, uma equipe pode ser vencedora graças a uma imperfeição.

Se alguém disser que a vida não é assim, sei lá, acho que esse alguém não tem noção do que seja a vida.


.

Marcadores: , ,

<

domingo, abril 13, 2008

Dia de Choque-Rei...

(Um texto do Torcedor.)

... e amanheço derrotado.

Não, nada a ver com o jogo, apesar do absurdo favoritismo alviverde, mas tudo a ver com a marvada Gripe Dilma que me derrubou.

- Por que Dilma?

- Porque a maledeta só vai embora com um dossiê de remédios.

- Estimo suas melhoras, mas fala do jogo.

- Calma, apressado leitor, calma. É manhã de domingo, estou baqueado, escrever está cansativo, portanto vou no meu ritmo ou não vou, ok?

- Ok, né? Fazer o que... Manda quem pode, obedece quem tem juízo.



É, pelo jeito tá todo mundo meio estressado hoje.

Bom, vamos lá, ou melhor, não vamos lá, pois não irei ao Morumbi.

Infectarei o sofazão com toneladas de vírus dilmianos. É bom que ninguém se aproxime. Quanto a esse texto, podem ler sem problemas, pois ele passa por um monte de filtros e anti-vírus.

Rá rá rá...

Humor de doente é um pé no saco, mas tem que ser respeitado.


Ler os jornais, sites e blogs, bem como assistir ou ouvir aos programas de tv e rádio também tem sido um pé no saco para os torcedores são-paulinos.


Porque o time é fraco...

Porque está jogando mal...

Porque não acerta passes e não tem jogadas...

Porque só usa a jogada aérea para tentar o gol...

Porque as contratações não deram certo...

Porque Muricy é burro, é teimoso, não tem preparo, não sabe o que faz...

Porque a diretoria é incompetente e só fez c***da nesse ano...

Porque a diretoria é incompetente e segura esse treinador que só faz c***da...

Porque o São Paulo está decadente...

Porque acabou o ciclo do São Paulo...


Será que esqueci alguma coisa?

Sim: o time está cansado, desgastado, e ainda por cima tem 8 – oito! – jogadores pendurados com dois cartões amarelos. E os verdes do Parque estão descansando e treinando e têm El Mago que virá pra cima dos cartonados tricolores com fintas, firulas e altas representações dramáticas.

(Até tinha escrito que Valdívia iria pra cima dos amarelados tricolores, mas, convenhamos, essa palavrinha... Troquei por cartonados, no que fiz muito bem.)

Pronto, acho que agora tem reclamação bastante pra todos os gostos e mais alguns.

Nada disso, porém, é verdadeiro, no sentido de absolutamente verdadeiro.

Vou além: muitos desses pontos carecem de fundamentos mais sólidos e não passam de demonstrações de raiva, decepção e, lamento, desconhecimento do mundo da bola. Não que eu mesmo o conheça muito mais, longe disso, mas penso conhecê-lo o bastante para saber que a maioria dessas críticas são motivadas por problemas naturais e passageiros.

Infelizmente para mim, que já estou com vontade de voltar pra cama, e felizmente para vocês, que se livram de ler mais um monte de linhas, não vou abordar item por item, mesmo porque quem tem paciência bastante para ler o que escrevo já sabe como penso e não vou mudar uma vírgula dos meus pensamentos por causa de um gol meio besta do audacioso Audax.

Sim, amanheci derrotado, mas só fisicamente e só por causa da Dilma.

No campo de jogo, sou mais São Paulo, hoje como sempre, embora reconheça, pensando imparcial e tecnicamente, que o Palmeiras é favorito.

Entretanto, em 79, na semifinal do Paulista de 78, eles também eram favoritos, eles eram maioria no Morumbi, eles cantavam o título no final da prorrogação...

Então, de repente, não mais que de repente, Adriano surgiu e... ops! – digo, Serginho apareceu e...

Bom domingo a todos e um grande jogo para todos.

Que seja um espetáculo em campo e que fora do gramado a vida seja normal e sem tumultos, sem brigas, sem violência, que a PM consiga trabalhar bem.


.

Marcadores: , , ,