Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

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quinta-feira, dezembro 13, 2007

Decembrinas...


Me perdoa Gabiru

Esse blog volta ao Gabiru, personagem do dia 2 de maio aqui mesmo, nesse Olhar Crônico Esportivo.

Naquele texto, falava da paixão arrependida da torcida colorada pelo jogador tão execrado, mas herói definitivo e perpétuo da maior conquista do time gaúcho, o título de Campeão Mundial de 2006. Foi dele o gol que colocou o Internacional na história do futebol pela porta maior dos vencedores. Dia 2 de maio foi o dia em que Gabiru foi afastado do Internacional. Não servia para os novos tempos e planos.

Agora, para minha tristeza, eu que não sou colorado e nada tenho a ver com o Gabiru, leio que ele não foi convidado para a festa de lançamento do filme “Gigante”, que conta e glorifica a história do título. Tampouco recebeu um dvd como presente.

Muito triste. Não bastasse a demissão, o esquecimento.

Que a direção do Internacional pegue o canto da torcida e, contrita e em fila, cante para ele no Salgado Filho:

“Uh uh uh,

Nos perdoe,Gabiru!”

Será justo, será muito justo, será justíssimo.



Salários: saber ou não?

Deve o torcedor saber quanto ganha um jogador ou o técnico de seu time?

Por exemplo, deve o corintiano saber se Mano Meneses ganha duzentos mil ou trezentos e sessenta mil, a lenda que se consolida nos corações e mentes?

Muita gente diz que não, o torcedor não deve saber, isso é assunto entre o empregador e o empregado. Acrescento eu a Receita Federal, onipresente e toda poderosa.

Mas...

O empregador é o clube, é certo, mas não é o torcedor o financiador e verdadeiro patrão de todos no clube? Ora, não é o torcedor que com seu pacote de pay-per-view, com sua audiência fiel aos jogos noturnos ou vespertinos, com suas compras de camisas, chaveiros e badulaques outros licenciados pelo clube e com sua contribuição na bilheteria que sustenta o clube e paga os salários de todos que lá trabalham?

Sim, é o torcedor o autor, o agente ativo, o responsável por tudo isso. Logo, por que não deve ele saber quanto está pagando a cada um de seus funcionários?

Ah, mas tem a segurança, nos dias que correm é perigoso divulgar o quanto ganha uma pessoa, só serve para atrair a atenção dos bandidos.

Hummmmmmmmmm...

Há controvérsias, há controvérsias. Bandido sabe muito bem quem tem e quem não tem grana, mesmo porque suas fontes não são colunistas desinformados e sim parentes e amigos muito bem informados. Esse é o melhor caminho e o mais utilizado, não matérias de jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão, nas quais os números são meras fantasias, quer para cima, quer para baixo.

Isto posto, por que, então, não saber quanto ganham atletas e treinadores?



Fonte Nova

Sete mortos e ninguém punido.

Infelizmente, não acredito que esse quadro vá mudar.

Sua primeira parte, infelizmente, jamais mudará. Não tem volta.

Quanto à segunda parte...

Apesar do discurso do governador de demolir a irrecuperável Fonte Nova, o Bahia já está pensando em voltar a jogar lá, usando apenas o anel inferior.

Tem lógica. Como deve estar no mesmo estado de podridão do anel superior, fica o consolo do tombo ser menor ou nem haver tombo.

Eu não duvido de mais nada.




Post Scriptum para Gabiru

O Presidente do Internacional, Vitorio Piffero, garantiu na noite de quinta-feira que Adriano Gabiru estará presente à festa pela conquista do título mundial. Disse que deve ter havido uma troca de telefones e ele não foi avisado logo de início.

Ok. Meno male.
Gabiru merece.
Herói é herói, mesmo que por um só minuto, afinal, para fazer história não se precisa de mais do que cinco ou dez segundos.

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Finalmente, 5 MILHÕES


Finalmente, a TV paga atingiu a casa dos 5 milhões de assinantes.

Essa marca era prevista para ser atingida no final dos anos 90, o que não ocorreu em função da sucessão de crises econômicas externas que repercutiram fortemente no Brasil, deprimindo a economia e atingindo a classe média (ou o simulacro de classes médias que temos no Brasil).

A base de assinantes vai terminar 2007 com 5.140.000, e a previsão para o final de 2008 é de 6 milhões de assinaturas. Esse número terá reflexo forte sobre o futebol, hoje, sem dúvida, um grande promotor desse crescimento.

Ainda durante 2008, dependendo do retorno publicitário, o Sportv passará a transmitir em HDTV. Num primeiro momento essa passagem para um sinal de qualidade estupenda não irá refletir sobre a base de assinantes, mas à medida que a imagem digital tornar-se mais conhecida, contribuirá, também, para ampliar o número de pessoas com acesso à Tv paga.

Para os clubes, esses números prometem um 2009 com significativo aumento em suas cotas de televisão. Prometem, também, um acirramento na disputa pelos direitos de transmissão entre Globo e Record, lembrando que o atual contrato entre Globo e Clube dos 13 terminará em 31 de dezembro de 2008.

O acesso maior à Tv paga leva a um aumento ainda maior no PPV, o segmento da televisão comercial que mais cresceu nesse corrente ano. Esse crescimento e mais o que se espera para 2008, terá um forte impacto sobre as verbas da televisão para os clubes ainda durante 2008.

Essa é a atual distribuição das verbas da Tv para os clubes, conforme publicado nesse Olhar Crônico Esportivo em 9 de outubro:

Milhões Reais

% s/ total

Sinal aberto

180

58

Sinal fechado

40

13

PPV

90

29

Com base em algumas declarações de executivos da área e considerando o interesse despertado pelo Campeonato Brasileiro de 2007, esse Blog não duvida nem um pouco que o valor de 90 milhões de reais pago pelo PPV dê um saudável pulo para algo entre 115 e 120 milhões de reais, pelo menos. Dessa forma, o valor total pago pela televisão pelos direitos do Brasileiro passaria de 310 para 340 milhões de reais.

Um novo pulo em 2009 para um valor total próximo dos 500 milhões de reais passa a ser plenamente factível. Uma disputa acirrada com a Record poderia elevar esse valor a inacreditáveis, hoje, 600 milhões de reais.

Ainda considero difícil, mas não impossível.

Um fator interessante a ser levado em consideração nessa evolução de valores é o novo contrato de patrocínio da Reebok com o São Paulo. O que isso tem a ver?

Muito, sem dúvida. Empresas como Nike e Reebok (leia-se Adidas) são, basicamente e acima de tudo, empresas de marketing. Elas são o que são, atingiram o tamanho e poderio que ostentam graças tão somente ao marketing inteligente e ousado praticado 24 horas por dia em todas suas unidades. Ao antecipar a renovação em um ano e dobrar o valor do patrocínio pago ao São Paulo, a Reebok sinalizou fortemente para o mercado a importância e o crescimento que seu caixa registrou vindo dos torcedores do futebol. Os grandes players do mercado registraram esses números e estão levando-os em consideração. Portanto, 600 milhões em 2009 não é uma utopia, passou a ser uma possibilidade.

Preparem-se para um acirramento nas disputas internas do Clube dos 13, com a possível saída, na prática, de São Paulo e Flamengo.

A grande incógnita é o Corinthians: vai manter-se “independente”?

Vai continuar dentro da área de influência e comando de Fábio Koff?

Ou vai aliar-se a Flamengo, objetivo já pretendido, e ao seu maior rival, o São Paulo?

Nessa questão esse blog não se atreve a fazer previsões. Andrés Sanches parece mover-se, em alguns casos, movido unicamente pela paixão e não pela razão.

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