Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sexta-feira, julho 04, 2008

Cuidado! Janela aberta!



Terminou a Copa Santander Libertadores e o último time que ainda a disputava agora dirigirá seu foco totalmente para o Campeonato Brasileiro.

Ao mesmo tempo, foi aberta a ‘janela de verão’ para contratações na Europa. E, janela aberta, pássaros variados começam a bater suas asas no rumo do Sol Nascente – não necessariamente o Japão, embora esse também beneficie-se da revoada.

Os próximos 58 dias, até 31 de agosto, serão angustiantes para muitas torcidas e, principalmente, para muitas famílias brasileiras, todas empenhadas, rezando e fazendo promessas para que seus rebentos sejam chamados a jogar em algum clube europeu. Muitos diretores de clubes também estão rezando por boas transferências, que deixem algum dinheiro para pagar as muitas contas imediatas ou já vencidas.

Às vezes parece um circo.

É um circo, às vezes.


Roger, segundo o diretor do Grêmio, chegou de supetão e disse que está indo embora para o Qatar. Ainda falou em voltar caso não dê certo, mas sua proposta foi rechaçada.

O diretor gremista saiu vociferando contra o jogador. Há que saber, primeiro, se a iniciativa da negociação partiu dele ou do Sport Club Corinthians Paulista, ainda detentor de seus direitos econômicos e pagador de metade de seu salário, cabendo ao Grêmio pagar a outra metade. Se o contrato feito com o jogador tem essa liberalidade, não há o que reclamar, é mandar passar no “departamento pessoal”, pegar o chequinho de rescisão, assinar os papéis e embarcar para Cumbica.

Contratos existem para regularem e defenderem as duas partes. Se uma parte assina em posição de menor força, é claro que terá o contrato contra si em algum momento.

Foi o que aconteceu com Roger e Grêmio.

Ibson está solto e preso ao mesmo tempo. Já não tem vínculo com o Flamengo, mas tampouco é desejado no Porto, clube que é dono de seus direitos econômicos e, no momento, de seus direitos federativos. Há a expectativa em torno de seu futuro imediato: Flamengo, São Paulo ou algum clube europeu?

Diego Cavalieri está de partida, aliás, já partiu ou parte amanhã. Na volta saberemos se vai para um poderoso inglês ou um mediano espanhol. Uma coisa, porém, é certa: ele vai embora e vai barato, por apenas 3 milhões de libras, o equivalente a 9,5 milhões de reais ou 3,8 milhões de euros. Pouco desse dinheiro ficará com o Palmeiras, pois uma parte de seus direitos já fora repassada à Traffic e outra parte foi incluída na Cesta de Atletas (na verdade 1/3 desse valor e mais 25%, aproximadamente, de sua valorização). Se bobear, a Sociedade Esportiva Palmeiras ainda terá que pagar algum por conta dessa transferência.

Marcelo Moreno, o jovem e excelente centroavante boliviano, já se foi há semanas para a Ucrânia, por belos e sonoros 9 milhões de euros. Desse valor, apenas 40% ficaram com o Cruzeiro, pois 10% eram do jogador e 50% de um grupo de investidores.

As baterias da artilharia ‘janelística’ estão assestadas contra todos os clubes brasileiros de alguma expressão. Fazer uma listagem seria tedioso e nunca ficaria completo, pois a dinâmica do vai-e-vem é muito intensa. Duas das mais visíveis bolas da vez são o Fluminense e o São Paulo.

Do Fluminense, time que conquistou o vice-campeonato das Américas com gols e jogos bonitos, fala-se, naturalmente, nos Thiagos, o Silva e o Neves. E também em Gabriel e Arouca. Os rumores, dessa vez internos, dão conta da possível saída de Dodô para Belo Horizonte, para o Galo. No caso do Fluminense negociar esses atletas, pouco será o dinheiro em caixa, pois, pelo que sei (e posso estar enganado, já que não acompanhei detidamente esse clube), boa parte dos direitos econômicos desses atletas está em mãos do patrocinador ou de investidores. A conferir.

No São Paulo, há muito dá-se como certa a saída de Hernanes, provavelmente para o Barcelona. A situação de Miranda começa a ficar definida e fala-se em proposta do Milan. A contratação de Miranda, inicialmente por empréstimo junto ao Sochaux, e depois em definitivo, discretamente e por baixo custo, foi um dos melhores negócios da gestão Juvenal Juvêncio. Sua multa contratual é de somente 20 milhões de dólares, pouco menos de 13 milhões de euros, dos quais 20% pertencem ao atleta (ou a terceiros, caso ele tenha negociado sua parte). Alex Silva é outro que, na minha opinião, dificilmente deixará essa janela fechar sem que ele a aproveite. Seu caso é bem diferente, pois ele, a rigor, nunca foi jogador do São Paulo de fato. Desde o início veio sem custo, mas com o grosso de seus direitos econômicos em seu poder e de seu agente, Juan Figger. Um grande negócio, apesar de até parecer que não, posto que ele nada custou ao clube além de salários, que nunca foram altos, pelo contrário (comparados aos salários praticados por alguns grandes clubes brasileiros). Fora esses três, há ainda a possível saída de Richarlyson, que teve proposta da Roma em 2007, mas optou por ficar (com novo contrato, uma participação em seus direitos econômicos e um agradinho no salário). Mas agora parece chegada a hora. E, finalmente, Dagoberto, para surpresa de muita gente, eu inclusive. Comenta-se que o Nantes ofereceu, de fato, 5 milhões de euros – 12,6 milhões de reais, pouco mais que o dobro do valor pago pelo São Paulo por sua transferência), mas o São Paulo recusou. Talvez porque haja negociação em andamento com o Borussia Dortmund.

O Palmeiras, provavelmente, perderá mais jogadores além de Diego e do zagueiro Henrique. Ah, sim, Henrique... A Traffic pagou por ele 5 milhões de reais ao Coritiba e negociou-o há poucos dias por 10 milhões de euros – 25 milhões de reais – com o Barcelona. Pagou 5, vendeu por 25, lucrou 20 milhões. Desse valor, 20% - 4 milhões de reais – foi pago ao Palmeiras por força do contrato entre as partes: o clube fica com 20% do lucro da empresa em cada negociação de jogador que a empresa trouxer para o elenco e depois negociar.

Não é difícil que os olhares estrangeiros voltem-se para o rubro-negro da Gávea. Na mira, Juan e Marcinho, pelo menos, lembrando que Juan já tem passaporte europeu, o que facilita sobremaneira sua negociação. Aparentemente, ainda não será dessa vez que o Flamengo negociará Renato Augusto, ainda um desejo de sua direção, apesar dos direitos econômicos já terem sido negociados em parte com investidores diversos.

Muito provavelmente, Roberto Dinamite, recém-empossado no Vasco, tentará negociar Morais e Leandro Amaral, para fazer algum dinheiro e pagar as contas mais imediatas. Uma péssima notícia para a torcida vascaína e, pior ainda, as indicações são de que outras notícias igualmente ruins virão. Roberto está começando a abrir caixa-preta euriquiana.

E assim caminha o mercado.

E daí?

Isso é certo?

É errado?

É evitável?

É inevitável?

Os clubes não perdem?

A meu ver não é certo e tampouco é errado, é apenas a dinâmica natural dos mercados que regem nossas vidas. Profissionais vão em busca de melhores salários e condições de vida e trabalho, algo perfeitamente legítimo, aliás, mais que isso, direitos inalienáveis de todo ser humano.

Não dá para evitar pelo simples fato de não termos, ainda, uma economia e principalmente clubes estruturados e ricos o bastante para segurar os jogadores. Porque segurar um jogador pretendido pelo exterior é negócio caro, de alto custo e riscos ainda maiores. Nenhum grupo de atletas ficará satisfeito se um ou dois ganharem uma fortuna e os demais, carregadores de piano, ganharem pouco. São muitas as histórias macabras envolvendo situações desse tipo. O adjetivo é forte, mas combina bem com os imbróglios criados por favorecimentos salariais.

Os clubes não perdem. Ou melhor, podem perder, dependendo da forma como contratam ou da forma como recebem os jogadores. Um clube pode contratar um jogador e pagar-lhe um salário dentro de sua realidade, talvez até inferior ao que o jogador ganharia num país menos badalado. Nesse caso, o jogador fica para aparecer e fazer uma transferência melhor. É claro que, como contrapartida, ele terá uma participação maior nos direitos econômicos de sua transferência.

Por outro lado, se um clube meramente recebe um jogador e nada paga por isso, tampouco ganhará alguma coisa substancial ou mesmo alguma coisa, simplesmente, em caso de transferência.

Qualquer pessoa, qualquer torcedor investido no papel de agente, negociaria do mesmo jeito. Se o clube banca e investe, ele se protege com um contrato bom. Se não faz isso...

Buenas, enquanto isso, bom final de semana a todos.

E cuidado com as janelas abertas.

No mundo da bola o problema não é quem entra, mas quem sai.


.

Marcadores: , ,

<

Impressões pós-pane, pós-final

“Perdemos o jogo em casa por 5x0; quando saí do vestiário, tinha vários torcedores esperando a saída dos jogadores e vieram pedir meu autógrafo.”

Marcos Senna, campeão europeu pela Espanha, falando de seu espanto pela diferença, uma delas, entre jogar na Europa e no Brasil. O jogo a que ele se refere foi na segunda rodada da Liga 2007, quando o Villareal perdeu para o Real Madrid pelo placar, sonoro, de 5x0.

Se tivesse acontecido aqui no Brasil, os torcedores estariam, no mínimo, berrando palavras como vergonha, humilhação, gritando “queremos raça” e outras tolices que vemos e ouvimos a cada nova rodada do BR 08.

Tal como vimos no 07, 06...

E veremos e ouviremos no 09,10, 11...

E sabe-se lá até quando, talvez até sempre.

De volta ao ar depois da pane nos serviços da Telefônica, corri a ler os comentários sobre o jogo Fluminense x LDU. Apesar da moderação no Jogo Aberto – o blog do Lédio Carmona (link em Favoritos), ainda assim a leitura de boa parte do que foi escrito provocou ora engulhos, ora raiva, ora uma profunda decepção.

Muitas pessoas valem-se da internet para porem à tona seus piores instintos, aqueles que o ex-primeiro-ministro dessa República costumava despertar em “nobre” deputado.

Turbinadas pelo florescimento desses instintos agrediram verbalmente ao clube, ao time e aos torcedores do tricolor carioca. Sem dúvida, em boa parte motivadas por comportamento semelhante de torcedores do time derrotado na noite de anteontem, alimentando um ciclo vicioso.

Eu falei time derrotado?

Sim, falei, ou melhor, escrevi.

Mas o Fluminense ganhou o jogo!

É verdade, mas perdeu o título, e é isso que entra para a história.

O que é difícil entrar nas cabeças dos torcedores, todavia, adversários, inclusive, é que disputar uma final de Libertadores de América já é uma grande vitória. Eu adoraria que fosse meu time que tivesse entrado em campo na noite de quarta-feira. Significaria que eu teria sido muito feliz ao longo da competição, vendo meu time subir degrau a degrau um caminho extremamente árduo até chegar ao topo.

Ganhar ou perder é parte do processo. Precisamos aprender a valorizar a disputa e deixarmos de nos concentrar tão fortemente, tão doentiamente, apenas na vitória final.

Afinal, o futebol existe para nos dar prazer e emoções, e também lições de vida.

Fico com a impressão que estamos tendo muito pouco prazer e nenhuma lição de vida com esse esporte maravilhoso.

Descobri, imensamente surpreso, que o mundo continuou existindo, o planeta continuou girando, a vida continuou em toda parte, enfim, enquanto ficamos sem internet, no meu caso por longas, intermináveis 21 horas.

A cada dia fica mais difícil lembrar como era a vida antes da internet e dos celulares.

Aliás, falando nisso, existia vida antes desses “trem”?

.

Marcadores:

<

quarta-feira, julho 02, 2008

Ainda a Timemania...

O CAP cresce na Timemania

Recentemente, em 10 de junho, dentro do post “Rolando além da bola no Brasil”, escrevi sobre a inteligente ação de marketing e promoção do Clube Atlético Paranaense envolvendo a Timemania. A ação, basicamente, consta da instalação de dois quiosques de apostas, um em cada entrada da Arena, montados em parceria com uma grande lotérica curitibana. Nesses quiosques, em dias de jogos, o torcedor compra ou faz apostas na Timemania. Naturalmente, os volantes já vêm marcados com o CAP como o ‘time do coração’, ou o torcedor marca ele próprio se faz um jogo próprio. Além do estímulo em apoiar o clube na loteria, o torcedor/apostador escreve seu nome e outros dados no verso do volante da aposta e deposita-o em urnas colocadas no local (mantendo em seu poder o comprovante da aposta, claro, que é o instrumento válido para receber uma premiação). Na segunda-feira, um torcedor/apostador é sorteado e ganha um kit com camisa e outros produtos licenciados.

Naquela altura, o CAP tinha sido o 22º colocado no 14º concurso da Timemania. Já no 15º concurso, certamente por influência dessa promoção (ao menos em parte), o clube pulou para a 20ª posição. No geral acumulado ainda mantinha a 18ª colocação, que já estivera ameaçada pelo baixo desempenho nos concursos recentes.

Agora, nessa semana, terminado o 18º concurso da Timemania, o CAP deu um pulo espetacular e está na 14ª posição entre os mais indicados como Time do Coração. No acumulado geral continua como 18º colocado, mas já com mais folga sobre os perseguidores mais próximos e com a perspectiva, se esse índice for mantido, de pular na classificação acumulada. Nesse ano de 2008 esse índice não terá valor prático, mas já a partir de 1º de janeiro e até o final do ano, o índice valerá para a distribuição dos recursos arrecadados em 2010. Ou seja, quanto maior for a participação do clube no ‘Time do Coração’, maior será sua fatia na distribuição da receita.

Estimulado pelo sucesso da promoção, o clube abriu um quiosque permanente na área externa da Arena, no “Espaço Sócio Furacao”.

Time do Coração: você sabe o que significa?

O Clube Atlético Paranaense, de novo ele, fez uma enquete muito interessante em site oficial, para aferir o grau de conhecimento de seu torcedor sobre a importância da Timemania para o clube.

Por incrível que pareça, 48% dos torcedores do CAP que responderam à enquete disseram NÃO saber que o clube deveria ficar entre os 20 primeiros colocados no Time do Coração. Somente 43% responderam SIM, demonstrando conhecer a importância dessa colocação.

Ora, Curitiba é uma das capitais com melhores índices sociais do Brasil, o que, inevitavelmente, já qualifica um pouco mais seus torcedores de futebol. Essa qualificação é ainda maior entre os usuários de internet, naturalmente. Pois, mesmo assim, metade dos torcedores, a grosso modo, desconhecem a importância de marcar o seu clube como o ‘Time do Coração’. Pode-se, a partir desses dados, inferir que a situação em outras capitais é bem pior.

Essa enquete foi extremamente útil para mostrar o quanto a Timemania é desconhecida do torcedor e o muito que há para ela evoluir. Curiosamente, visitei alguns sites oficiais e não encontrei, pelo menos em destaque, nenhuma outra iniciativa nos moldes dessa adotada pelo Paranaense, exceto entre os clubes da Paraíba. Sintomaticamente, o Treze é o 19ºBotafogo de Campina Grande é o 27º. Embora com torcida bem menor, ele está à frente do Náutico (28º), Paysandu (29º), Figueirense (34º) e Juventude (36º), por exemplo. E o Treze deixou para trás o Coritiba (20º) e o Santa Cruz (21º), por exemplo. Essas colocações são frutos de campanha dos clubes que se valem dos programas esportivos e de promoções nos estádios para alavancar as apostas na Timemania. Caso o Treze consiga manter essa honrosa posição durante 2009, terá uma arrecadação digna de respeito em 2010. Não conheço os números de sua dívida (deve ter) com a Receita, mas uma colocação como essa vai contribuir para um rápido acerto de contas. colocado no geral acumulado, e o

Enquanto isso, os grandes clubes do futebol brasileiro permanecem impávidos, uns mais, outros nem tanto. Entre eles o São Paulo, que era o terceiro colocado em número e valor de apostas e caiu para a quarta colocação, ultrapassado pelo Palmeiras, agora com uma diferença já confortável de meio ponto percentual.

Colocação acumulada até o 18º concurso

Colocação

Time

UF

Nº de Apostas

Percentual

FLAMENGO

RJ

2.625.865

8,6%

CORINTHIANS

SP

2.072.594

6,8%

PALMEIRAS

SP

1.605.594

5,3%

SÃO PAULO

SP

1.472.753

4,8%

SANTOS

SP

1.270.374

4,2%

GRÊMIO

RS

1.193.154

3,9%

INTERNACIONAL

RS

1.046.108

3,4%

VASCO DA GAMA

RJ

1.035.848

3,4%

CRUZEIRO

MG

888.573

2,9%

10º

BOTAFOGO

RJ

862.703

2,8%

11º

FLUMINENSE

RJ

795.684

2,6%

12º

ATLÉTICO

MG

723.734

2,4%

13º

BAHIA

BA

648.629

2,1%

14º

VITÓRIA

BA

414.427

1,4%

15º

GOIAS

GO

387.442

1,3%

16º

SPORT

PE

384.503

1,3%

17º

FORTALEZA

CE

379.381

1,2%

18º

ATLÉTICO

PR

322.695

1,1%

19º

TREZE

PB

310.517

1,0%

20º

CORITIBA

PR

310.359

1,0%

21º

SANTA CRUZ

PE

308.356

1,0%

22º

CEARA

CE

292.097

1,0%

23º

PONTE PRETA

SP

274.004

0,9%

24º

LONDRINA

PR

268.523

0,9%

25º

REMO

PA

264.946

0,9%

26º

ABC

RN

261.725

0,9%

27º

BOTAFOGO

PB

261.115

0,9%

28º

NAUTICO

PE

256.902

0,8%

29º

PAYSANDU

PA

256.681

0,8%

30º

RIVER

PI

245.219

0,8%

31º

AVAI

SC

239.807

0,8%

32º

PORT DESPORT

SP

237.900

0,8%

33º

IPATINGA

MG

237.572

0,8%

34º

FIGUEIRENSE

SC

235.911

0,8%

35º

JOINVILLE

SC

232.593

0,8%

36º

JUVENTUDE

RS

230.434

0,8%

37º

GUARANI

SP

223.001

0,7%

38º

MOTO CLUBE

MA

221.695

0,7%

39º

GAMA

DF

221.074

0,7%

40º

JI-PARANA

RO

219.026

0,7%

41º

SÃO CAETANO

SP

218.966

0,7%

42º

MARILIA

SP

214.801

0,7%

43º

MIXTO

MT

212.580

0,7%

44º

BRASILIENSE

DF

208.369

0,7%

45º

BANGU

RJ

207.614

0,7%

46º

YPIRANGA

AP

201.302

0,7%

47º

PARANA

PR

201.044

0,7%

48º

ITUANO

SP

200.013

0,7%

49º

PALMAS

TO

196.604

0,6%

50º

VILA NOVA

GO

196.405

0,6%

51º

JUVENTUS

SP

195.072

0,6%

52º

ATLETICO

GO

186.292

0,6%

53º

CRICIUMA

SC

185.677

0,6%

54º

AMERICA

MG

182.354

0,6%

55º

INTER LIMEIRA

SP

181.917

0,6%

56º

AMERICA

RJ

180.438

0,6%

57º

SERGIPE

SE

179.728

0,6%

58º

SAMP CORREA

MA

178.802

0,6%

59º

CRB

AL

177.702

0,6%

60º

OLARIA

RJ

177.243

0,6%

61º

CSA

AL

172.793

0,6%

62º

SANTO ANDRE

SP

172.148

0,6%

63º

BRAGANTINO

SP

169.374

0,6%

64º

S RAIMUNDO

AM

164.109

0,5%

65º

OPERARIO

MS

162.860

0,5%

66º

BARUERI

SP

159.485

0,5%

67º

NACIONAL

AM

159.210

0,5%

68º

UBERLANDIA

MG

159.073

0,5%

69º

AMERICA

RN

154.639

0,5%

70º

TUNA LUSO

PA

152.649

0,5%

71º

XV PIRACICABA

SP

143.114

0,5%

72º

RIO BRANCO

ES

133.687

0,4%

73º

RORAIMA

RR

130.782

0,4%

74º

AMERICANO

RJ

129.796

0,4%

75º

PAULISTA

SP

128.716

0,4%

76º

DESPORTIVA

ES

128.132

0,4%

77º

UNIAO S JOAO

SP

123.159

0,4%

78º

RIO BRANCO

AC

119.000

0,4%

79º

VILA NOVA

MG

114.847

0,4%

80º

U BARBARENSE

SP

109.832

0,4%

.

Marcadores: