Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

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sábado, abril 21, 2007

Limão é pra fazer limonada


Há muito tempo o time principal do São Paulo não sofria 4 gols num só jogo. Nem lembro quando foi a última vez. Em 2006 o Santos venceu por 4x0, mas era um time totalmente formado por reservas, exceto Rogério Ceni, a maioria garotos, por sinal. Hoje, porém, foi diferente. O São Paulo perdeu por 4x1, depois de sair na frente com gol de Ilsinho.

O que houve?

Algumas coisas:

- o São Caetano fez um grande jogo no segundo tempo e matou, literalmente, o time do São Paulo;

- o São Paulo cometeu dois erros fatais na defesa, um na saída de bola e outro em bola mal desviada por André Dias dentro da área;

- o segundo tempo foi complicado, o time, nitidamente, sentiu a viagem e o jogo em Lima, e foi uma presa fácil para um descansado, treinado e motivado São Caetano.

Uma derrota chata, mas benéfica. Uma vitória merecida do Azulão.

E o limão?

Bom, é a derrota, claro.

E a limonada é a classificação em primeiro lugar no grupo na Libertadores, e a passagem pelas oitavas-de-final, qualquer que seja o adversário.

Um grande time não consegue ser campeão todo ano, em todo torneio. Mas precisa, sim, disputar bem todos os torneios. Ao sul do Equador o que importa, o mais importante, o fundamental, é a Libertadores da América. E, sinceramente, vencer é maravilhoso, mas disputar bem, chegando às quartas ou semi-finais ou à final é o que conta, é o que basta para um time se manter grande e forte ano após ano.

Simultaneamente, tem a disputa do Brasileiro, essa no sistema de pontos corridos, sem atropelos, sem finais sem importância no meio do caminho, uma vez que a final da Libertadores ocorre ainda no primeiro turno e é o fator determinante de preparação e motivação. Depois dela, um novo trabalho é iniciado, ou reforçado, para o segundo turno do Brasileiro.

Essa é a outra parte da limonada. O resto, inclusive a mal-planejada Copa Sul Americana, é irrelevante.

O foco de um time que se pretende grande no Brasil é o Brasileiro e a Libertadores da América. Torneios menores, como os estaduais, principalmente quando têm fórmulas de disputa com mata-mata, não devem ser levados a sério pois atrapalham a preparação e a disputa do que realmente importa.

Que o limão de hoje, portanto, seja apenas o ingrediente da limonada que está em preparação.

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sexta-feira, abril 20, 2007

Inteligência, marketing & futebol


E bom gosto.

É raro encontrar os três primeiros itens associados. Esperar por esse quarto componente pode significar uma espera por nada. Pode, mas nem sempre.

A Tecnisa, uma das maiores construtoras de São Paulo (por coincidência, meu filho e sua namorada compraram seu apartamento em construção deles), está com um anúncio muito interessante no site do São Paulo F.C. O torcedor são-paulino que, a partir do anúncio, ligar para os corretores on line e por fim efetuar a compra, ganhará alguns brindes interessantes, como:

- camisa oficial do São Paulo;

- camisa do São Paulo com várias assinaturas de jogadores;

- batismo no Morumbi;

- 6 ingressos Premium para jogos do São Paulo, que poderão ser usados um a um ou de uma só vez;

- entrada de até 3 crianças em campo com o time.

Enfim, esses são os itens que recordo.

Não faço idéia do valor dessa promoção cobrado pelo São Paulo, mas não importa, é um faturamento proporcionado pelo site, e muito inteligente. Isso mostra que são muitos os espaços e possibilidades para os clubes faturarem com suas marcas e a paixão de seus torcedores. Falta, apenas, inteligência e boa vontade para que as possibilidades se transformem em oportunidades e essas em realizações.



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segunda-feira, abril 16, 2007

Globo fecha Mineiro também


A Globo cobriu a proposta da Record e mantém o Campeonato Mineiro em sua programação. A Record ofereceu 15 milhões, um valor sem dúvida elevado, considerando o mercado coberto, e essa proposta foi coberta pela Globo que, por força de contrato, tem o direito de cobrir qualquer oferta. A Federação e as direções de Cruzeiro e Atlético, todavia, ainda não liberaram o valor do novo contrato com a Globo.

No Rio de Janeiro parece confirmado, de fato, que o valor oferecido pela Globo e aceito pela FERJ e clubes, foi de 28 milhões de reais, 20% menor que o valor proposto pela Record, de 35 milhões de reais. Para adoçar os clubes e dar-lhes algo em troca do valor menor, a rede abriu mão dos direitos sobre a publicidade nos gramados, que poderá dar aos clubes um bom faturamento extra.

Ou melhor, poderia, uma vez que, provavelmente, receberão por isso muito menos do que receberiam se esse item fosse mantido no contrato de direitos de tv. Isso porque, é notório, os clubes não vão negociar eles próprios os espaços, e cada um entregará a publicidade a um amigo de sempre ou de ocasião, e as comissões cobradas por essas empresas não serão baixas, como nunca foram. Alguma coisa vai sobrar para os clubes, claro, mas, pelo que conheço do mercado, será pouco.

O outro doce entregue pela Globo foi a antecipação de 4 milhões de reais para cada clube pelo campeonato de 2008. dinheiro que sumirá ou já sumiu, pagando salários, direitos e contas atrasados, e que não existirã em 2008, quando será necessário antecipar o de 2009 e aí, em 2009...

Apesar do valor negociado pelo Paulista ter sido muito bom – 70 milhões de reais por temporada -, acredito que haverá pressão dos clubes e federação por um acerto, uma vez que os valores negociados para o Rio e Minas serem, proporcionalmente, bem maiores, considerando os tamanhos dos mercados e seus IPCs – Índice Potencial de Consumo. Haverá desdobramentos.



Ainda sou Globo

A entrada, ou a tentativa da Record de entrar no mercado, tem sido muito benéfica para os clubes e para o futebol. Potencialmente, claro, pois entre o profissionalismo da Globo e a bagunça e amadorismo reinante na maioria dos clubes, passando pelo parasitismo das federações, há um longo caminho a ser percorrido.

Se eu fosse dirigente, exploraria ao máximo a disputa Globo/Record, mas assinaria com a Globo, mesmo que o valor fosse até, digamos, 5% inferior.

Por que?

Profissionalismo e confiança.

A Record, embora esteja atuando de forma benéfica e séria, ainda precisa conquistar a confiança de todos os players desse mercado. A Globo é séria e extremamente confiável, principalmente nas questões financeiras. Não que a Record não o seja, também, mas precisa provar isso e aparentar isso. Algo como a história da mulher de César.

Existe a expectativa pelo Campeonato Brasileiro. De repente, não mais que de repente, é bem possível que dinheiro de verdade, como dizem os americanos, comece a entrar nos cofres dos clubes. E aqui começam novas histórias...

A primeira e mais óbvia: o dinheiro vai para os cofres dos clubes, de fato?

Outra: estando nos cofres, virá a ser bem usado?

Há outras questões, mas bastam essas duas pra gente ter muita coisa pra pensar. Se com verbas restritas, pequenas, as besteiras foram gigantescas e os desvios – supostos – maiores ainda, imagine-se com dinheiro grosso entrando na jogada.

Ainda não sei se a Federação Paulista abocanha 10% ou qualquer outro percentual dos direitos de TV, tal como faz a federação do Rio de Janeiro.

Se isso acontecer, é urgente uma discussão séria e profunda a respeito disso, pois, no duro mesmo, trata-se do mais deslavado parasitismo. E parasitas, bem sabemos, devem ser extirpados de todo ser vivo, uma vez que em nada contribuem e só sugam, além de, ainda por cima, transmitirem doenças. É por isso que a gente, sistematicamente, elimina os carrapatos nas vacas. E essas federações não passam de carrapatos gordos e cheios de sangue.

Sangue dos clubes.


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