Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sábado, abril 21, 2007

Limão é pra fazer limonada


Há muito tempo o time principal do São Paulo não sofria 4 gols num só jogo. Nem lembro quando foi a última vez. Em 2006 o Santos venceu por 4x0, mas era um time totalmente formado por reservas, exceto Rogério Ceni, a maioria garotos, por sinal. Hoje, porém, foi diferente. O São Paulo perdeu por 4x1, depois de sair na frente com gol de Ilsinho.

O que houve?

Algumas coisas:

- o São Caetano fez um grande jogo no segundo tempo e matou, literalmente, o time do São Paulo;

- o São Paulo cometeu dois erros fatais na defesa, um na saída de bola e outro em bola mal desviada por André Dias dentro da área;

- o segundo tempo foi complicado, o time, nitidamente, sentiu a viagem e o jogo em Lima, e foi uma presa fácil para um descansado, treinado e motivado São Caetano.

Uma derrota chata, mas benéfica. Uma vitória merecida do Azulão.

E o limão?

Bom, é a derrota, claro.

E a limonada é a classificação em primeiro lugar no grupo na Libertadores, e a passagem pelas oitavas-de-final, qualquer que seja o adversário.

Um grande time não consegue ser campeão todo ano, em todo torneio. Mas precisa, sim, disputar bem todos os torneios. Ao sul do Equador o que importa, o mais importante, o fundamental, é a Libertadores da América. E, sinceramente, vencer é maravilhoso, mas disputar bem, chegando às quartas ou semi-finais ou à final é o que conta, é o que basta para um time se manter grande e forte ano após ano.

Simultaneamente, tem a disputa do Brasileiro, essa no sistema de pontos corridos, sem atropelos, sem finais sem importância no meio do caminho, uma vez que a final da Libertadores ocorre ainda no primeiro turno e é o fator determinante de preparação e motivação. Depois dela, um novo trabalho é iniciado, ou reforçado, para o segundo turno do Brasileiro.

Essa é a outra parte da limonada. O resto, inclusive a mal-planejada Copa Sul Americana, é irrelevante.

O foco de um time que se pretende grande no Brasil é o Brasileiro e a Libertadores da América. Torneios menores, como os estaduais, principalmente quando têm fórmulas de disputa com mata-mata, não devem ser levados a sério pois atrapalham a preparação e a disputa do que realmente importa.

Que o limão de hoje, portanto, seja apenas o ingrediente da limonada que está em preparação.

.

Marcadores:

9 Comments:

  • At 9:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    Exatamente. A desclassificação no Paulista não será nada, desde que venham resultados no Brão e na Libertadores. E o São Paulo tem tudo pra novamente brigar pelo título da duas competições, como já virou rotina no clube mais estruturado do país.
    .
    Entretanto, o SP não é o Botafogo que, quando perde alguns titulares por contusão ou suspensão, entra em colapso. Com o elenco que tem, o São Paulo tinha obrigação de ter feito melhor hoje. Muitos dos cansados provavelmente tinham reservas à altura. Hoje, parece-me que o planejamento foi equivocado.

     
  • At 1:38 AM, Blogger Gerson Sicca said…

    Elogiável a organização do São Caetano. Em geral, times que caem para a segunda divisão sofrem um baque estrutural e financeiro, perdem jogadores, sócios, etc, e custam a redefinir o projeto de futebol. O São Paulo perdeu para um time de um clube, e não apenas um time de aluguel.
    O São, Paulo, no entanto, tem força suficiente para chegar nas finais da libertadores.

     
  • At 4:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    aff, olha o discurso "bambítico" ai, fica quieto bambi, baixa a bola ai, foram humilhados, chocolateeeee!!! Pega ai bambi
    http://farm1.static.flickr.com/209/468532385_6311ca8832_o.jpg

     
  • At 7:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    “Según la prensa mundial, el gol de Messi hace que el Milan sueñe con Ronaldinho Gaucho.
    Según la opinión del presidente del Milan, el gol de Messi puede ser bueno para que el barcelona entienda que el club puede sobrevivir sin Ronaldinho Gaucho.
    El presidente del Barcelona afirmó varias veces que Ronaldinho es intransferible, dando la idea al mundo que el Barcelona no sobrevive sin él.
    Sin embargo, para el presidente del Milan, el gol de Messi puede encender una luz de esperanza para los clubes grandes de Europa que sueñan con Ronaldinho.
    Según la prensa brasilera, Ronaldinho va a hacer varias jugadas espectaculares que van a opacar el gol de Messi.
    La prensa local recuerda que Ronaldinho es un genio porque siempre hace varias jugadas espectaculares, no una cada 100 años.
    Algunos comentaristas locales deportivos recalcan que en realidad, Ronaldinho deberá volver a hacer sus lindas jugadas que hacen al mundo babear.
    Y así, el argentino Messi volverá al olvido.”
    Leandro Maia
    São Paulo-Brasil

     
  • At 10:58 AM, Blogger Arthur Virgílio said…

    Você fez a leitura coesa do jogo. Ouviu muitos criticando os erros do São Paulo, mas temos que enaltecer a grande exibição do São Caetano.

     
  • At 11:02 PM, Blogger Danilo Damasceno said…

    Gostei da comparação, vi seu blog no blog do Ledio, e ja aviso gostei muito, também teno um blog depois da uma passadinha e comenta se gostou ou não, terei o prazer de te-lo conosco, será mais um pessoa inteligente trazendo para o blog mais grandiosidades do futebol!espero você lá grande abraço! Danilo Damasceno

    http://pitacosdobodaum.zip.net

     
  • At 10:36 AM, Blogger Iara Alencar said…

    oi seu emerson, anda muito lento na atualização do olhar cronico....

    abraços, cuidado com a degustação dos vinhos hein!!

    Eu diria o seguinte:
    Limão é pra fazer caipinha

     
  • At 10:41 AM, Blogger Iara Alencar said…

    So falta os saopaulinos querer a cabeça do muricy.

     
  • At 12:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    isto e uma valente merda

     

Postar um comentário

<< Home