Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Feliz Natal!




Ontem, às 22:20, começou o verão.

Mero formalismo, já que nos termômetros ele começou faz tempo.

Com o começo oficial do verão o ano termina. Antes dessa passagem emblemática, porém, temos outra, que é a chegada do Natal.

Quando criança, era uma época mágica. Passávamos o ano inteiro à espera dessa data e tudo que se relaciona a ela: castanhas, nozes, panetones e presentes. A vida era simples na nossa ótica infantil, e mais simples ainda naqueles tempos distantes em que internet, por exemplo, não existia nem na ficção cientifica. Computador era chamado de cérebro eletrônico e também não existia, era coisa de livrinho de ficção científica. Sim, telefone já existia, por favor, né? Mas eram poucos e privilégios das boas casas comerciais e das famílias da elite econômica ou social (todo mundo sabe que essas elites nem sempre coabitam), sem falar que uma ligação para outra cidade era feita via telefonista. No decorrer de meados dos 70, impressionei-me com uma matéria em revista científica, dizendo que, caso o sistema telefônico americano ainda dependesse das telefonistas de outrora, sua operação precisaria de mais de 20 milhões de operators nos horários de pico. Santo computador!

O Natal tinha, também, aquele negócio bom de famílias reunidas e boas comidas, além de relativa abundância de refrigerantes. Lembro-me que sempre checava o estoque de vasilhames para guaraná e coca-cola, cuidando para que nenhum se quebrasse e reduzisse o abastecimento de tão preciosos líquidos.

Observação para as novas gerações: vasilhame era o nome dado às garrafas de qualquer coisa que precisavam voltar ao comércio e à indústria quando comprávamos novas unidades. hoje está voltando à moda e à prática do dia-a-dia em países pobres e atrasados, como a Alemanha. Nos países ricos e desenvolvidos, como é, felizmente, nosso caso, compramos tudo novo e jogamos tudo que é usado no lixo.

De volta ao Natal. Com o tempo, a gente cresce, vira adulto e aprende que Natal é mais que uma festa para ganhar presentes, comer e beber bem. Natal é confraternização, é boa vontade, é amor, é tudo isso que a gente vê nos anúncios e desejamos uns aos outros.

No que me diz respeito, desejo a todos vocês um


Feliz Natal, pleno de harmonia e amor.


E cheio de boas comidas, boas bebidas, boas risadas e também presentes, dados de coração, quando todos são bons e belos.


.

Marcadores:

<

terça-feira, dezembro 19, 2006

Votos...


Dez paises com tradição no futebol: os sete vencedores de copas e mais três que têm história no futebol:

Argentina

Brazil

England

France

Germany

Italy

Uruguay

Netherlands

Portugal

Spain

Depois, seguindo um critério aleatório baseado na ordem alfabética, peguei outros dez países sem tradição ou resultados de alguma expressão no mundo da bola.

Azerbaijan

Burkina Faso

China PR

Estonia

Grenada

Honduras

Kuwait

Libya

Mozambique

Zambia


Teoricamente, podemos dizer, os eleitores-FIFA do primeiro grupo não são “vítimas” do marketing do futebol, enquanto os eleitores-FIFA do segundo grupo nada mais seriam que meros joguetes das manchetes, dos programas de televisão, dos gols e melhores momentos dos jogos das ligas européias e da Champions, além da Copa do Mundo em si.

Tabulados os resultados de suas escolhas, capitães das seleções nacionais e treinadores, eis o resultado:


Não Tradicionais - Pontos

1º - Zidane ................... 35

2º - Ronaldinho ........... 34

3º - Eto’o ...................... 27

4º - Cannavaro ............. 18

Países Tradicionais – Pontos

1º - Cannavaro ................. 50

2º - Henry ........................ 35

3º - Eto’o .......................... 22

4º - Ronaldinho ................ 16

Resultado FIFA – Pontos

1º - Cannavaro ............ 498

2º - Zidane ................... 454

3º - Ronaldinho ............ 380

4º - Henry .................... 317


Na opinião de muitas pessoas, essa votação é feita pela FIFA.

Errado.

A FIFA apenas organiza, coordena, realiza e tabula. Quem vota são os capitães das seleções nacionais dos países filiados e seus treinadores.

Supõe-se que o capitão de um selecionado é alguém com alguma intimidade com o mundo da bola.

Supõe-se a mesma coisa dos treinadores. Em tese, a direção de um selecionado nacional é cargo a ser entregue a um treinador de notório saber e capacidade.

Há exceções a essa regra não escrita, mas, mesmo nos casos excepcionais, os treinadores não são neófitos nesse mundo.

Alguma coisa de futebol eles entendem.

Deixo a análise dos resultados por conta de cada leitor. Afinal, cada idéia pré-concebida é capaz de encaixar-se numa boa análise de dados.

.

Marcadores:

<

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Barça x Inter = Diferenças



Entre o Barcelona e o Internacional há algumas diferenças.




Em 2006, os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para tvs abertas, fechadas e ppv, foram vendidos pelos vinte clubes da 1ª Divisão por 300 milhões de reais, o equivalente a 110 milhões de euros pela média das cotações do ano.

Somente nessa temporada atual, o Barça recebeu 56 milhões de euros por seus direitos de tv na Liga (Campeonato Espanhol e Copa do Rei).

Mas já a partir da próxima temporada, receberá cerca de 130 milhões de euros por esses mesmos direitos.

O Real Madrid receberá cerca de 140 milhões.

Esses valores serão crescentes no decorrer dos contratos.

Como se pode ver é uma diferença razoável.

Quanto aos números, vou deixá-los sem explicações.

Eles falam por si próprios.


Uma curiosidade

Ronaldinho ganha 8,5 milhões de euros por ano do Barça e mais 14 milhões em publicidade, totalizando 22,5 milhões de euros por ano.

Esse valor equivale a quase 5 anos da folha de pagamentos do Internacional.



.

Marcadores:

<

domingo, dezembro 17, 2006

Mundo colorado!


Internacional de Porto Alegre Campeão Mundial de Clubes.

Confesso que apostava minhas fichas no Barcelona, não pelo jogo contra o América mexicano, mas pelo crescimento mostrado nos últimos jogos pela Liga e pela Champions.

E o Barça jogou melhor a maior parte do tempo, hoje.

Mas não conseguiu marcar, não conseguiu vencer a defesa gaúcha e, por fim, Clemer, mais uma vez um grande destaque num jogo decisivo.

A marcação em cima de Ronaldinho funcionou e ele ficou sem espaço para desenvolver o jogo.

E o gol nasceu de um contra-ataque, praticamente o único que encaixou. Iarley limpou a jogada e tocou para Adriano que teve habilidade e tranqüilidade para tocar na saída de Victor Valdéz, aos 35’ do 2º tempo.

No mais, a história do jogo teria de ser contada pelos ataques blaugranos, os chutes perigosos, as defesas de Clemer. De certa forma, Abel Braga repetiu o esquema montado por Autuori para o São Paulo em 2005.

Parabéns ao Internacional!



Vitória brasileira


Sim, vitória brasileira, desse mesmo futebol que é tido e havido como inferior.

O Inter é fruto do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, onde só jogam “refugos” ou os jogadores que não têm qualidade para desfilar pelos gramados europeus.

Não é bem assim. Apesar dos grandes nomes estarem na Europa, os jogadores que aqui ficam têm bastante qualidade e no mínimo dois times provam isso. E provam que poderiam, tranquilamente, disputar a Champions League em condições de disputar e chegar, no mínimo, às semi-finais.

Se outros times brasileiros tivessem a mesma organização e seriedade de Internacional e São Paulo, com certeza teríamos mais dois ou três times no mesmo patamar.

Ao fim e ao cabo, a diferença realmente impactante entre o futebol que aqui se joga e o que lá se joga, está mais fora do que dentro do campo.

.

Marcadores: