Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, junho 12, 2008

Windows chega ao futebol

Melhor dizendo, a Microsoft chega ao soccer.

Melhor ainda, o Xbox 360 estará nos gramados da MLS a partir de 2009.


Isso porque a Microsoft e o Seattle Sounders, a 15ª equipe da Major League Soccer, assinaram contrato de patrocínio no valor de 20 milhões de dólares, válido por 5 anos.


O Sounders é o caçula da MLS, fundado em novembro de 2007, há menos de um ano, portanto.
Estréia na temporada de
2009, que terá início na primavera, mas desde já as camisas com o Xbox estão à venda para os torcedores.

Seattle é a terra da Microsoft e da Boeing, e de centenas de indústrias e empresas que trabalham, criam, desenvolvem tecnologias de ponta. Entrar no site do Sounders é um prazer, dá gosto de ver e navegar. Logo no alto, uma tarja mostra 12 – doze! – bandeiras, cada uma identificando um idioma, entre elas a brasileira. Clicando na bandeira coreana, abre-se uma janela com informações via perguntas e respostas em coreano. Ou em cantonês, mandarim, sueco, francês, alemão, italiano, japonês, russo e português.

Contou? Só dez idiomas?

Ah, sim, tem as bandeiras dos Estados Unidos, para inglês, e da Espanha.

Deixei isso por último porque o site já tem parte de seu conteúdo em espanhol. Essa menção meio redundante, meio estranha – “bandeiras dos Estados Unidos, para inglês” – tem sua razão de ser pelo fato de, hoje, o país já ser quase bilíngüe, fato, por sinal, que não demorará muito para ser oficializado, de acordo com previsões de muitos analistas políticos.

Estamos falando de um time que, a rigor, a rigor, nem existe, ainda. Vai passar a existir “de verdade” a partir de sua estréia na MLS em pouco menos de um ano.

Time que, pelas declarações de seus diretores-proprietários e de executivos da Microsoft, nasce com pretensões de internacionalizar sua marca e que já conta com 16.200 pacotes de ingressos vendidos para a sua primeira temporada na MLS.

Mais a respeito aqui.

Atualmente, apesar de não ser uma modalidade muito comum entre os grandes esportes americanos, 10 dos 15 times da Major League Soccer já têm patrocínio de camisa.

O patrocínio da Microsoft vai além da marca nas camisas e contemplará o patrocínio de tournée internacional do Sounders, jogos em seu estádio, jogos para o Xbox e ações locais em comunidades e entre funcionários da Microsoft.

Como disse Robbie Bach, presidente da Microsoft's Entertainment and Devices Division, “Nós nunca fizemos nada parecido antes, mas vimos o esforço do Sounder FC em trazer para Seattle o esporte mais popular do mundo, então o patrocínio a ele, o time da nossa casa, foi uma combinação perfeita”.


.

Marcadores: ,

<

quarta-feira, junho 11, 2008

O valor do Time do Coração

É grande esse valor, nem tanto hoje, mas principalmente a partir de 1º de janeiro de 2009, pois a colocação e percentual de participação de cada clube nessa lista vai definir o quanto cada um irá receber da Timemania a partir de 2010.

No post de ontem, sua parte final traz a relação da colocação acumulada dos 80 clubes que participam hoje da Timemania. Podemos ver o Marília na 42ª colocação, com 0,7% das apostas realizadas, assim como o Americano (RJ), o União Barbarense e outros sete clubes na rabeira da lista com 0,4% das apostas. No topo, Flamengo com 8,7%, Corinthians com 6,8%, Palmeiras com 5,3% e São Paulo com 4,9%, seguido pelo Santos com 4,2%.

Ou seja, se estivéssemos já em 2010 e essas colocações fossem o acumulado do ano de 2009, esses seriam os percentuais de participação desses clubes no bolo chamado Timemania. Seriam os tamanhos de suas fatias do bolo, mas dentro de seus próprios grupos, convertendo o percentual de cada um nesse total para o percentual referente à participação em cada grupo.

Trocando em miúdos: vamos supor que em 2010 a Timemania alcança a receita de 500 milhões de reais prevista inicialmente, mas que hoje, com boa vontade, está na casa de uns 200 milhões para esse ano. Desse total de 500 milhões de reais os clubes têm direito a 22%. A divisão dessa fatia, hoje, é feita em duas partes: 20% para os clubes dividirem igualmente, dentro de suas categorias, e 2% de acordo com a escolha feita pelo Time do Coração (os clubes do Grupo IV não participam desse rateio).

Os clubes são, ainda, divididos em 4 grupos: I, II, III e IV.

Os times do Grupo I, os 20 primeiros, ficam com 65% do valor a ser distribuído. Os demais ficam com 25%, 8% e 2%.

O bolo de 20% de 2010, considerando 500 milhões de receita total, será de 100 milhões de reais. Esse valor será distribuído entre os clubes de cada grupo de acordo com sua participação no Time do Coração. Considerando essa classificação de hoje, como exemplo, teríamos, ou teremos, a seguinte distribuição no Grupo I (não calculei os demais):

Clube

% s/ Total

% no Grupo I

Valor Anual em Milhões de Reais

Flamengo

8,7

14,1

9,2

Corinthians

6,6

11

7,2

Palmeiras

5,3

8,6

5,6

São Paulo

4,9

8

5,2

Santos

4,2

6,8

4,4

Teremos, também, mudanças na composição desses grupos. Sobre esse ponto, recomendo o artigo do Marcos Silveira, que pode ser lido aqui.

Fica claro, portanto, que para os clubes é muito interessante criar estímulos para que seus torcedores apostem na Timemania. Quanto maior a participação dos torcedores no bolo, maior será a fatia que o time do coração terá desse bolo.

.

Marcadores:

<

terça-feira, junho 10, 2008

Rolando além da bola no BR

Santos/Traffic x Palmeiras/Traffic?

Confesso que fui pego um tanto quanto de surpresa por essa: o portal UOL noticiou ontem que o Peixe estaria de namoro sério com a empresa que agencia jogadores, negocia contratos de transmissão, vende publicidade, é fundo de investimentos em futebol, etc, e é parceira do Palmeiras e “dona”, dentro do que permite a atual legislação, do Ituano.

“Existe sim um contato com a Traffic. Tudo precisa ser analisado com calma, de forma que o Santos seja sempre recompensado com essa parceria”, disse o presidente do Santos em entrevista à emissora de TV de propriedade de sua família, a TV Santa Cecília.

As razões para assinar com a empresa estariam na elevada dívida santista e na virtual paralisação das negociações de atletas com o exterior, depois da safra Diego e Robinho. Os dois últimos balanços do clube apontam déficits altissimos, de 21 milhões em 2006 e de 36 milhões em 2007, que alavancaram as dívidas do clube. Esse ponto, por sinal, tem sido sistematicamente levantado para discussão pela oposição, sem sucesso, pois Marcelo Teixeira conseguiu razoável blindagem no Conselho.

Da parceria, o clube espera conseguir atletas, tal como está ocorrendo com o Palmeiras. No início desse ano o então treinador Emerson Leão, entrou em conflito aberto com a Traffic por conta de ingerência da mesma nas relações de atletas da base com o clube, casos de Thiago Luiz e Alemão (cito de memória, agradeço eventual correção). Sem Leão, o caminho fica livre para Teixeira negociar.

A questão que surge, caso essa parceria vingue, é como ficará o Campeonato Paulista com três diferentes times tendo a mesma parceria. E como ficará o clássico Santos x Palmeiras no Brasileiro e, quem sabe, numa Libertadores?

A FIFA já andou legislando a respeito de uma empresa ter interesse em mais de um clube, simultaneamente. Naturalmente, já que de boba nada tem, a Traffic assinaria, ou assinará, um contrato que contorne impedimentos legais, mas, e na prática? Como ficarão as coisas na vida real? Como os torcedores de ambos os times e os dos times adversários poderão confiar que não existam interferências numa disputa?

O Santos conquistou 4 pontos em 15 disputados e ocupa a 18ª posição na tabela.

Esse não é o melhor momento para se falar em parceria.
Como dizia um sábio, a melhor hora de pedir dinheiro ao banco é quando não se precisa dele.

Leia aqui a nota do UOL na íntegra.



Vá à Arena e faça uma fezinha...

... na Timemania.


O Clube Atlético Paranaense assinou parceria com a lotérica Muricy (epa!) e desde a última sexta-feira tem quiosques instalados na Arena da Baixada com bilhetes prontos da Timemania para venda aos torcedores. Os volantes têm seus números escolhidos aleatoriamente por computador e todos marcam o CAP como o Time do Coração, naturalmente.

Ao comprar a aposta pronta, o torcedor recebe junto com seu comprovante o volante que originou a aposta e nele anota seu nome, RG e outras informações, depositando-o, em seguida, em urnas instaladas juntos aos quiosques. Toda segunda-feira será feito um sorteio e um torcedor será contemplado com um Kit do Furacão (tentei descobrir o que contém o Kit, mas não encontrei informação a respeito; o site do CAP, curiosamente, não traz um link para uma loja virtual). O primeiro vencedor foi o torcedor Rodrigo Muler, mas o clube não informou o número de apostas compradas. Também não foi informado o que acontece com eventuais apostas feitas e não vendidas.

Se foi motivado por essa promoção não dá para saber, ainda, mas o CAP subiu duas posições na colocação dos clubes mais indicados no Time do Coração no 15º concurso da Timemania: de 22º para 20º mais indicado. No acumulado, o clube está melhor colocado: é o 18º, reflexo da campanha brilhante no início do Estadual.

Aliás, a importância do desempenho em campo pode ser atestada pela disputa pelo terceiro lugar na lista: no 7º concurso o Palmeiras ultrapassou o São Paulo na disputa pela 3ª colocação e não saiu mais dali. Enquanto o time do Morumbi mantinha-se sem novidades, o time do Parque Antártica cresceu no campeonato, motivou a torcida e daí para aumentar o número de apostas foi um pequeno pulo.

Os torcedores, e em parte os próprios clubes, ainda não atentaram para a importância desse item: a partir de 2010 a distribuição da verba da Timemania será feita a partir da colocação dos clubes no Time do Coração. A própria CEF, por sinal, tem sugerido aos clubes campanhas de incentivo para aumentar o número de apostas e, naturalmente, melhorar a posição de cada um no ranking.

A seguir, a listagem dos clubes na colocação acumulada dos 15 concursos:


Colocação

Time

UF

Nº de Apostas

Percentual

FLAMENGO

RJ

2.299.638

8,7%

CORINTHIANS

SP

1.811.255

6,8%

PALMEIRAS

SP

1.407.725

5,3%

SÃO PAULO

SP

1.297.265

4,9%

SANTOS

SP

1.109.347

4,2%

GRÊMIO

RS

1.031.689

3,9%

VASCO DA GAMA

RJ

904.314

3,4%

INTERNACIONAL

RS

903.849

3,4%

CRUZEIRO

MG

772.804

2,9%

10º

BOTAFOGO

RJ

750.079

2,8%

11º

FLUMINENSE

RJ

683.892

2,6%

12º

ATLÉTICO

MG

631.724

2,4%

13º

BAHIA

BA

564.113

2,1%

14º

VITÓRIA

BA

359.054

1,4%

15º

GOIAS

GO

334.787

1,3%

16º

FORTALEZA

CE

325.072

1,2%

17º

SPORT

PE

321.140

1,2%

18º

ATLÉTICO

PR

273.393

1,0%

19º

TREZE

PB

268.134

1,0%

20º

SANTA CRUZ

PE

266.792

1,0%

21º

CORITIBA

PR

264.044

1,0%

22º

CEARA

CE

249.280

0,9%

23º

PONTE PRETA

SP

239.874

0,9%

24º

LONDRINA

PR

230.055

0,9%

25º

REMO

PA

229.515

0,9%

26º

BOTAFOGO

PB

227.234

0,9%

27º

ABC

RN

225.494

0,9%

28º

PAYSANDU

PA

223.513

0,8%

29º

NAUTICO

PE

221.575

0,8%

30º

RIVER

PI

213.982

0,8%

31º

PORT DESPORT

SP

206.130

0,8%

32º

IPATINGA

MG

205.783

0,8%

33º

AVAI

SC

205.780

0,8%

34º

FIGUEIRENSE

SC

204.162

0,8%

35º

JOINVILLE

SC

200.808

0,8%

36º

JUVENTUDE

RS

198.571

0,7%

37º

SÃO CAETANO

SP

192.040

0,7%

38º

GUARANI

SP

191.953

0,7%

39º

MOTO CLUBE

MA

191.862

0,7%

40º

JI-PARANA

RO

190.328

0,7%

41º

GAMA

DF

190.101

0,7%

42º

MARILIA

SP

184.237

0,7%

43º

MIXTO

MT

183.716

0,7%

44º

BANGU

RJ

180.212

0,7%

45º

YPIRANGA

AP

175.104

0,7%

46º

PARANA

PR

174.840

0,7%

47º

BRASILIENSE

DF

173.651

0,7%

48º

ITUANO

SP

171.717

0,6%

49º

PALMAS

TO

170.463

0,6%

50º

VILA NOVA

GO

170.088

0,6%

51º

JUVENTUS

SP

169.043

0,6%

52º

ATLETICO

GO

161.659

0,6%

53º

CRICIUMA

SC

161.481

0,6%

54º

AMERICA

MG

158.041

0,6%

55º

AMERICA

RJ

157.149

0,6%

56º

INTER LIMEIRA

SP

156.880

0,6%

57º

SERGIPE

SE

155.593

0,6%

58º

SAMP CORREA

MA

155.518

0,6%

59º

CRB

AL

154.691

0,6%

60º

OLARIA

RJ

153.536

0,6%

61º

CSA

AL

150.530

0,6%

62º

SANTO ANDRE

SP

150.326

0,6%

63º

BRAGANTINO

SP

146.796

0,6%

64º

S RAIMUNDO

AM

142.685

0,5%

65º

OPERARIO

MS

141.342

0,5%

66º

BARUERI

SP

138.735

0,5%

67º

UBERLANDIA

MG

138.414

0,5%

68º

NACIONAL

AM

138.019

0,5%

69º

AMERICA

RN

134.130

0,5%

70º

TUNA LUSO

PA

132.857

0,5%

71º

XV PIRACICABA

SP

124.938

0,5%

72º

RIO BRANCO

ES

116.083

0,4%

73º

RORAIMA

RR

114.179

0,4%

74º

PAULISTA

SP

112.711

0,4%

75º

AMERICANO

RJ

112.710

0,4%

76º

DESPORTIVA

ES

110.326

0,4%

77º

UNIAO S JOAO

SP

107.056

0,4%

78º

RIO BRANCO

AC

104.223

0,4%

79º

VILA NOVA

MG

100.607

0,4%

80º

U BARBARENSE

SP

96.275

0,4%

.

Marcadores: , , , ,