Santos/Traffic x Palmeiras/Traffic?
Confesso que fui pego um tanto quanto de surpresa por essa: o portal UOL noticiou ontem que o Peixe estaria de namoro sério com a empresa que agencia jogadores, negocia contratos de transmissão, vende publicidade, é fundo de investimentos em futebol, etc, e é parceira do Palmeiras e “dona”, dentro do que permite a atual legislação, do Ituano.
“Existe sim um contato com a Traffic. Tudo precisa ser analisado com calma, de forma que o Santos seja sempre recompensado com essa parceria”, disse o presidente do Santos em entrevista à emissora de TV de propriedade de sua família, a TV Santa Cecília.
As razões para assinar com a empresa estariam na elevada dívida santista e na virtual paralisação das negociações de atletas com o exterior, depois da safra Diego e Robinho. Os dois últimos balanços do clube apontam déficits altissimos, de 21 milhões em 2006 e de 36 milhões em 2007, que alavancaram as dívidas do clube. Esse ponto, por sinal, tem sido sistematicamente levantado para discussão pela oposição, sem sucesso, pois Marcelo Teixeira conseguiu razoável blindagem no Conselho.
Da parceria, o clube espera conseguir atletas, tal como está ocorrendo com o Palmeiras. No início desse ano o então treinador Emerson Leão, entrou em conflito aberto com a Traffic por conta de ingerência da mesma nas relações de atletas da base com o clube, casos de Thiago Luiz e Alemão (cito de memória, agradeço eventual correção). Sem Leão, o caminho fica livre para Teixeira negociar.
A questão que surge, caso essa parceria vingue, é como ficará o Campeonato Paulista com três diferentes times tendo a mesma parceria. E como ficará o clássico Santos x Palmeiras no Brasileiro e, quem sabe, numa Libertadores?
A FIFA já andou legislando a respeito de uma empresa ter interesse em mais de um clube, simultaneamente. Naturalmente, já que de boba nada tem, a Traffic assinaria, ou assinará, um contrato que contorne impedimentos legais, mas, e na prática? Como ficarão as coisas na vida real? Como os torcedores de ambos os times e os dos times adversários poderão confiar que não existam interferências numa disputa?
O Santos conquistou 4 pontos em 15 disputados e ocupa a 18ª posição na tabela.
Esse não é o melhor momento para se falar em parceria.
Como dizia um sábio, a melhor hora de pedir dinheiro ao banco é quando não se precisa dele.
Leia aqui a nota do UOL na íntegra.
Vá à Arena e faça uma fezinha...
... na Timemania.
O Clube Atlético Paranaense assinou parceria com a lotérica Muricy (epa!) e desde a última sexta-feira tem quiosques instalados na Arena da Baixada com bilhetes prontos da Timemania para venda aos torcedores. Os volantes têm seus números escolhidos aleatoriamente por computador e todos marcam o CAP como o Time do Coração, naturalmente.
Ao comprar a aposta pronta, o torcedor recebe junto com seu comprovante o volante que originou a aposta e nele anota seu nome, RG e outras informações, depositando-o, em seguida, em urnas instaladas juntos aos quiosques. Toda segunda-feira será feito um sorteio e um torcedor será contemplado com um Kit do Furacão (tentei descobrir o que contém o Kit, mas não encontrei informação a respeito; o site do CAP, curiosamente, não traz um link para uma loja virtual). O primeiro vencedor foi o torcedor Rodrigo Muler, mas o clube não informou o número de apostas compradas. Também não foi informado o que acontece com eventuais apostas feitas e não vendidas.
Se foi motivado por essa promoção não dá para saber, ainda, mas o CAP subiu duas posições na colocação dos clubes mais indicados no Time do Coração no 15º concurso da Timemania: de 22º para 20º mais indicado. No acumulado, o clube está melhor colocado: é o 18º, reflexo da campanha brilhante no início do Estadual.
Aliás, a importância do desempenho em campo pode ser atestada pela disputa pelo terceiro lugar na lista: no 7º concurso o Palmeiras ultrapassou o São Paulo na disputa pela 3ª colocação e não saiu mais dali. Enquanto o time do Morumbi mantinha-se sem novidades, o time do Parque Antártica cresceu no campeonato, motivou a torcida e daí para aumentar o número de apostas foi um pequeno pulo.
Os torcedores, e em parte os próprios clubes, ainda não atentaram para a importância desse item: a partir de 2010 a distribuição da verba da Timemania será feita a partir da colocação dos clubes no Time do Coração. A própria CEF, por sinal, tem sugerido aos clubes campanhas de incentivo para aumentar o número de apostas e, naturalmente, melhorar a posição de cada um no ranking.
A seguir, a listagem dos clubes na colocação acumulada dos 15 concursos:
Colocação | Time | UF | Nº de Apostas | Percentual |
1º | FLAMENGO | RJ | 2.299.638 | 8,7% |
2º | CORINTHIANS | SP | 1.811.255 | 6,8% |
3º | PALMEIRAS | SP | 1.407.725 | 5,3% |
4º | SÃO PAULO | SP | 1.297.265 | 4,9% |
5º | SANTOS | SP | 1.109.347 | 4,2% |
6º | GRÊMIO | RS | 1.031.689 | 3,9% |
7º | VASCO DA GAMA | RJ | 904.314 | 3,4% |
8º | INTERNACIONAL | RS | 903.849 | 3,4% |
9º | CRUZEIRO | MG | 772.804 | 2,9% |
10º | BOTAFOGO | RJ | 750.079 | 2,8% |
11º | FLUMINENSE | RJ | 683.892 | 2,6% |
12º | ATLÉTICO | MG | 631.724 | 2,4% |
13º | BAHIA | BA | 564.113 | 2,1% |
14º | VITÓRIA | BA | 359.054 | 1,4% |
15º | GOIAS | GO | 334.787 | 1,3% |
16º | FORTALEZA | CE | 325.072 | 1,2% |
17º | SPORT | PE | 321.140 | 1,2% |
18º | ATLÉTICO | PR | 273.393 | 1,0% |
19º | TREZE | PB | 268.134 | 1,0% |
20º | SANTA CRUZ | PE | 266.792 | 1,0% |
21º | CORITIBA | PR | 264.044 | 1,0% |
22º | CEARA | CE | 249.280 | 0,9% |
23º | PONTE PRETA | SP | 239.874 | 0,9% |
24º | LONDRINA | PR | 230.055 | 0,9% |
25º | REMO | PA | 229.515 | 0,9% |
26º | BOTAFOGO | PB | 227.234 | 0,9% |
27º | ABC | RN | 225.494 | 0,9% |
28º | PAYSANDU | PA | 223.513 | 0,8% |
29º | NAUTICO | PE | 221.575 | 0,8% |
30º | RIVER | PI | 213.982 | 0,8% |
31º | PORT DESPORT | SP | 206.130 | 0,8% |
32º | IPATINGA | MG | 205.783 | 0,8% |
33º | AVAI | SC | 205.780 | 0,8% |
34º | FIGUEIRENSE | SC | 204.162 | 0,8% |
35º | JOINVILLE | SC | 200.808 | 0,8% |
36º | JUVENTUDE | RS | 198.571 | 0,7% |
37º | SÃO CAETANO | SP | 192.040 | 0,7% |
38º | GUARANI | SP | 191.953 | 0,7% |
39º | MOTO CLUBE | MA | 191.862 | 0,7% |
40º | JI-PARANA | RO | 190.328 | 0,7% |
41º | GAMA | DF | 190.101 | 0,7% |
42º | MARILIA | SP | 184.237 | 0,7% |
43º | MIXTO | MT | 183.716 | 0,7% |
44º | BANGU | RJ | 180.212 | 0,7% |
45º | YPIRANGA | AP | 175.104 | 0,7% |
46º | PARANA | PR | 174.840 | 0,7% |
47º | BRASILIENSE | DF | 173.651 | 0,7% |
48º | ITUANO | SP | 171.717 | 0,6% |
49º | PALMAS | TO | 170.463 | 0,6% |
50º | VILA NOVA | GO | 170.088 | 0,6% |
51º | JUVENTUS | SP | 169.043 | 0,6% |
52º | ATLETICO | GO | 161.659 | 0,6% |
53º | CRICIUMA | SC | 161.481 | 0,6% |
54º | AMERICA | MG | 158.041 | 0,6% |
55º | AMERICA | RJ | 157.149 | 0,6% |
56º | INTER LIMEIRA | SP | 156.880 | 0,6% |
57º | SERGIPE | SE | 155.593 | 0,6% |
58º | SAMP CORREA | MA | 155.518 | 0,6% |
59º | CRB | AL | 154.691 | 0,6% |
60º | OLARIA | RJ | 153.536 | 0,6% |
61º | CSA | AL | 150.530 | 0,6% |
62º | SANTO ANDRE | SP | 150.326 | 0,6% |
63º | BRAGANTINO | SP | 146.796 | 0,6% |
64º | S RAIMUNDO | AM | 142.685 | 0,5% |
65º | OPERARIO | MS | 141.342 | 0,5% |
66º | BARUERI | SP | 138.735 | 0,5% |
67º | UBERLANDIA | MG | 138.414 | 0,5% |
68º | NACIONAL | AM | 138.019 | 0,5% |
69º | AMERICA | RN | 134.130 | 0,5% |
70º | TUNA LUSO | PA | 132.857 | 0,5% |
71º | XV PIRACICABA | SP | 124.938 | 0,5% |
72º | RIO BRANCO | ES | 116.083 | 0,4% |
73º | RORAIMA | RR | 114.179 | 0,4% |
74º | PAULISTA | SP | 112.711 | 0,4% |
75º | AMERICANO | RJ | 112.710 | 0,4% |
76º | DESPORTIVA | ES | 110.326 | 0,4% |
77º | UNIAO S JOAO | SP | 107.056 | 0,4% |
78º | RIO BRANCO | AC | 104.223 | 0,4% |
79º | VILA NOVA | MG | 100.607 | 0,4% |
80º | U BARBARENSE | SP | 96.275 | 0,4% |
.
Marcadores: BR e Futebol Tupiniquim 2008, CAP;, Santos, TimeMania, Traffic