Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Dinheiro, mais dinheiro para o Real Madrid


Ramón Calderon gosta de antecipar notícias desse tipo: dentro de uma semana ele anunciará o nome do novo patrocinador de camisa do RM, que substituirá a BenQ-Siemens, em processo de concordata ou falência, provavelmente.

O acordo que caducou ia até 2010 e tinha o valor de 100 milhões de euros. Calderon disse que o novo patrocínio será o maior do mundo – pra variar – e terá um valor “inimaginável”.

Atualmente, o maior patrocínio do mundo é o da petrolífera Tamoil para a Juventus. A Vecchia Signora recebe 110 milhões de euros por 5 anos.

No Brasil, o maior patrocínio de camisa é o da LG para o São Paulo, que deve atingir entre 18 e 20 milhões de reais em 2007, ou seja, algo entre 6,5 e 7,5 milhões de euros por ano, um terço, a grosso modo, do que recebe a Juve.

Hummmmmmmmmm...

Até que não está muito ruim.


E no Brasil...


A agência TRAFFIC assinou contrato pelo qual tem exclusividade na distribuição de imagens dos nove jogos do Brasil como mandante para todo o mundo, bem como, naturalmente, negociação de patrocínios.

A Copa América será transmitida para 170 países (a Premier League vai para 208).
A expectativa é que um número maior de países compra os direitos para assistir às eliminatórias.


.

Marcadores:

<

terça-feira, janeiro 23, 2007

Melhores Goleiros do Mundo em 2006

The World's best Goalkeeper 2006
Welt-Torhüter 2006
El Mejor Portero del Mundo 2006
Meilleur Gardien de But du Monde 2006
by IFFHS



ClubNationalityPoints





1.Gianluigi BuffonJuventus FC TorinoItalia295
2.Jens LehmannArsenal FC LondonDeutschland140
3.Petr ČechChelsea FC LondonČeská Republika91
4.Iker CasillasReal Madrid CFEspaña47
5.Edwin van der SarManchester United FCNederland45
6.Rogério CeniSão Paulo FCBrasil39
7.Ricardo Alexandre Martins Soares PereiraSporting Clube de Portugal LisboaPortugal38
8.Nélson de Jesús e Silva »Dida«Milan ACBrasil34
9.Roberto Carlos AbbondanzieriGetafe FCArgentina19
10.Fabien Barthezwithout clubFrance18
11.Oliver KahnFC Bayern MünchenDeutschland12

Víctor Valdés ArribasFC BarcelonaEspaña12
13.Pascal ZuberbühlerWest Bromwich Albion FCSchweiz11
14.Grégory CoupetOlympique LyonnaisFrance9

Oswaldo SánchezCD GuadalajaraMéxico9
16.Heurelho da Silva GomesPSV EindhovenBrasil8
17.Andrés PalopSevilla FCEspaña6
18.Igor AkinfeyevCSKA MoscowRussia5

José María BuljubasichCD Universidad Católica SantiagoArgentina5

Mark SchwarzerMiddlesbrough FCAustralia



Hummmmmmmm...

Sei não, mas ficar atrás do Casillas e do van der Sar é brabo...

Pra dizer o mínimo.

.

Marcadores:

<

Toronto será a 13ª equipe


A MLS anunciou que a equipe de Toronto, principal centro econômico do Canadá, será seu 13º membro. Até 2010 serão dezesseis equipes disputando a Liga. Um dos pré-requisitos para a venda da franquia é a construção de estádio específico para futebol, dos quais seis já funcionarão no decorrer desse ano, constituindo, sem dúvida, um avanço significativo, com vários outros entrando em funcionamento até 2010.

O DC United foi vendido para um grupo de investidores de Washington, DC, por um valor que superou todos os anteriores em transações dentro da Liga.

O vendedor foi o mesmo grupo que vendeu o time de Nova York para a Red Bull, que começa a investir mais forte no futebol.

Vários contratos de vendas de direitos de transmissão foram assinados pela MLS com grandes grupos de mídia, inclusive a ESPN, que, por sua vez, investiu 100 milhões de dólares em direitos de torneios FIFA para os Estados Unidos em inglês e espanhol. A grande vantagem desses acordos é que as emissoras passam, também, a investir na divulgação do futebol em seu próprio benefício, mas, também, claramente, em benefício da Liga e das equipes.

O Real Salt Lake já anunciou um patrocínio de camisa, modalidade que a Liga recentemente aprovou. O próximo a anunciar patrocinador é o LA Galaxy, time do Beckham.

Dois times europeus, o inglês Crystal Palace e o espanhol Alaves, anunciaram a criação de times americanos na United Soccer Leagues – USL. Na MLS já existe o Chivas USA, “filial” do nosso conhecido Chivas Guadalajara, que disputou as últimas Libertadores.

Em 2007 a MLS promoverá um torneio de verão com 4 equipes da Liga e 4 mexicanas. A expectativa de sucesso é muito grande, graças, principalmente, à forte presença mexicana nas cidades-sede. Eis aí uma grande oportunidade, mais uma grande oportunidade, da qual os grandes clubes brasileiros ficarão fora, graças à estupidez do calendário e à falta de datas para disputar os grandes torneios de verão que, antes, eram só europeus e agora são, também, asiáticos e norte-americanos. Nada, porém, como disputar um bom campeonato estadual, não é mesmo?

Cliff Dempsey, formado na MLS, foi negociado com o inglês Fulham por um valor recorde, juntando-se a mais de 50 jogadores americanos já atuando na Europa. Finalmente, e não menos importante também, os investimentos na formação de jovens jogadores serão incrementados a partir desse ano.

É isso, na terra de Tio Sam o soccer move-se, aparentemente com direção e senso de oportunidade. E a partir de agora as empresas começam a mover-se com os times, em conjunto.

As bases estão lançadas.


.

Marcadores:

<

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Soccer: sinais e números de crescimento

Baixada um pouco a poeira levantada pela contratação de David & Victoria Beckham (incluir Mrs. Beckham nessa frase é um pouco de maldade, reconheço, mas tem lá sua lógica, além de um pouco de veneno), é conveniente dar uma olhada em alguns pontos, de forma bem sumária, que fazem acreditar que, dessa vez, o futebol vai pra frente na terra de Tio Sam, e um bom sinal disso é a nova categoria social: “soccer moms and dads”.

- A Major League Soccer – MLS – está em sua 11ª temporada, e já não é considerada um fogo-de-palha como sua famosa antecessora, a NASL. A Liga tem atraído grandes patrocinadores e fechado bons contratos com as tevês. Nos últimos 2 anos nada menos que um bilhão de dólares foi investido na Liga e os times estão investindo na construção de estádios específicos para o futebol, e estão investindo, também, em parcerias com times de países onde o futebol é mais desenvolvido.

- Como diz um dirigente da Liga, há dez anos era muito difícil encontrar um jogo na tevê, e hoje já existem “soccer-only” channels, com jogos da Europa e América do Sul. Segundo ele, essa maior exposição está atraindo os jovens jogadores e criando uma base sustentável de fãs.

- Os Estados Unidos são, hoje, o país que mais investiu na compra de direitos televisivos para torneios FIFA de 2007 a 2014, num total de 425 milhões de dólares na compra combinada para inglês e espanhol; esse valor representa um acréscimo de 125% sobre a compra anterior.

- Apesar do desapontamento que foi a 5ª participação seguida em copas do mundo, a seleção americana tem motivado a rapaziada por todo o país, e isso se manifesta no interesse em torno do treinador e dos jogadores, na audiência dos jogos; ao mesmo tempo, a seleção feminina com um impressionante score de conquistas em Copa e Olimpíadas, contribui bastante para esse maior suporte; cabe destacar que tudo isso é mais verdadeiro quanto menores as faixas etárias da população, o que é muito positivo pensando no futuro.

- Milhões de crianças jogam futebol em todo o país, fazendo do esporte o segundo em popularidade, entre os jovens, atrás, apenas, do basquete.

- É grande o número de jogadores atuando na Europa e melhorando suas performances na disputa de campeonatos mais tradicionais e difíceis.

- E, por último, mas não menos importante nesse momento, o Canadá vai realizar o Mundial Sub 20 e terá times na MLS.

São sinais e sintomas de algo que poderá crescer bastante, como todos esperam, e eu, particularmente, acredito nisso. Já explanei os motivos em posts anteriores, alguns estão repetidos aqui, mas não custa lembrar dois:

- A população hispânica nos Estados Unidos cresce aceleradamente e aumenta sua participação na renda nacional, tornando-se cada vez mais forte economicamente, com os inevitáveis reflexos que advêm disso.

- O tamanho do mercado americano é tão grande que uma iniciativa de sucesso não precisa da totalidade do mercado, algo simplesmente impensável; uma simples parcela desse universo já é o bastante para transformar uma iniciativa em sucesso; a diferença de tamanho entre os mercados americano e os mercados inglês, alemão, espanhol, italiano e francês é uma barbaridade, qualquer comparação é covardia.

Pois é, o soccer chegou para ficar.

E um dia ainda será chamado de football.

.

Marcadores: