Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Férias



Para os curiosos, mais detalhes no Um Olhar Crônico.

Para os não curiosos, estarei em Bombinhas, Santa Catarina, nos próximos sete, dez, doze ou quatorze dias. Não sei, sinceramente, quantos dias agüentarei, mas tentarei.

Pretendo mergulhar, ou melhor, praticar um pouco de snorkeling, e recordar os tempos de muitos e fantásticos mergulhos por um monte de lugares incríveis.

Vou ler, com certeza. Entre os livros, dois de futebol, um para reler e outro, argentino, para ler.

Pretendo voltar a tempo de ver a estréia do Adriano ao vivo e em três cores.

O bom da volta, pensando em termos de futebol, é que o fatídico 31 de janeiro estará mais próximo e, com ele, enfim, a definição dos times que farão nossas alegrias e tristezas nesse primeiro semestre de 2008.


.

Marcadores: ,

<

Enquanto isso, no Clube dos 13...


Verba da TV

No Clube dos 13, o ano de 2008 será igual a 2007, sem tirar nem pôr. Pelo menos até junho, quando começa a entrar o dinheiro do PPV, que fará uma diferença para maior nas verbas do ano. As diferenças previstas, por enquanto, são pequenas, com o valor total passando de 310 para 320 milhões de reais. Um Olhar Crônico Esportivo, todavia, acredita que o ano fechará mais para 330 a 340 milhões, em função do grande crescimento na base de assinantes da TV paga e um crescimento ainda maior no número de compradores dos pacotes do futebol em 2007. Considerando a próxima Libertadores e a intensa movimentação de vários dos grandes clubes, a tendência é que esses números cresçam acima do previsto.

Promoção Nestlé

A empresa fará uma apresentação no final desse mês e já adiantou aos executivos do Clube dos 13 que haverá mudanças no formato da promoção. Embora o motivo maior tenha sido a confusão com os ingressos para o último jogo do Flamengo, as mudanças já vinham sendo pensadas há mais tempo, pois foram constantes as denúncias de manipulação na entrega de ingressos no decorrer do ano. Pelo menos um leitor desse blog ouviu da promotora da empresa num supermercado que não havia mais ingressos para troca. Decepcionado e irritado, continuou a fazer as compras com sua esposa. Minutos depois, viu a promotora entregar um pacote de ingressos para um homem, sem nada receber em troca – e deveria, pelo certo, receber uma pilha de pacotes de biscoitos ou latas de leite. Com o aumento das denúncias, a promoção começou a gerar um mal-estar na empresa suíça, conhecida por ser extremamente zelosa com sua marca, que tem na qualidade e confiabilidade dos produtos o seu ponto forte. Mudar o esquema era só uma questão de tempo.

Oposição

Provavelmente em primeira mão para os leitores do Olhar Crônico Esportivo: Márcio Braga acertou-se com a Globo e, por extensão, com o Clube dos 13. Detalhes de algum eventual acordo ou promessa não foram revelados, mas o Flamengo deixa de fazer oposição à direção do Clube dos 13 e ao acordo de distribuição de verbas da televisão. Com essa aproximação, o São Paulo ficou isolado na oposição e a direção do Clube dos 13 acredita que irá simplesmente votar junto com os demais.

Apesar das muitas marolas criadas pelo nascimento abortado do G5, prevalece o que o ex-presidente do Internacional e diretor-financeiro do Clube dos 13, Fernando Carvalho, declarou a esse blog em 16 de outubro de 2007:

Isso já aconteceu antes umas quatro ou cinco vezes. Não acredito que vá resultar em nada de divisão.”

Dias depois, já no Rio de Janeiro, Márcio Braga foi enfático:

A partir de agora, quem negociará o futuro contrato com a Globo ou com qualquer outra emissora seremos nós. O Clube dos 13 não nos representa mais. Ele já acabou há muito tempo” – conforme o post “G5 à Vista”, de 20 de outubro.

Uma frase forte, de efeito, e só.

Como previu Fernando Carvalho, continua tudo como dantes no quartel d’Abrantes.

.

Marcadores: , , ,

<

segunda-feira, dezembro 31, 2007

2008...




2008...


Eis um ano que promete ser muito interessante. Interessantíssimo.

Cabe aqui uma explicação à guisa de introdução: na velha China, inimigos corteses desejavam-se um ao outro e às respectivas famílias atuais e futuras, que vivessem tempos interessantes. Como bons entendedores que são todos os leitores desse Olhar Crônico Esportivo, vocês já perceberam que isso equivalia a uma maldição. Mas nós não somos chineses, muito menos vivemos na velha China, embora muito de nossas condições sociais e econômicas sejam semelhantes, mas aí já são outros quinhentos.

No que me diz respeito, três são as coisas que atraem minha atenção para esse novo ano que se aproxima:

- Futebol, ou seja, Copa Santander Libertadores e Campeonato Brasileiro; com todo o respeito, o resto é irrelevante, embora vá acompanhar com alguma atenção a UEFA Champions League;

- Jogos Olímpicos de Pequim, onde meu coração e atenção estarão voltados para os times femininos de vôlei e basquete, e para as competições de hipismo, principalmente Dressage; o resto, fora algumas provas de atletismo, não vai interessar-me muito, inclusive o time masculino de vôlei; quanto à tal modalidade que chamam “vôlei de praia”... buenas, passo e voto nulo;

- Eleição presidencial nos Estados Unidos: é uma verdadeira Copa, emocionante ao extremo, e que já está começando com os primeiros jogos classificatórios nas duas chaves, a Democrata e a Republicana; o bicho vai pegar, pra valer, na grande final, em novembro.

Ainda é cedo para previsões ou prognósticos.

Pequim é Pequim, e tudo que esperamos é por uma surpresa, quem sabe duas, nem é bom pensar em três. Por surpresa entenda-se “medalha de ouro”.

Eleições americanas: só no começo de fevereiro, com algumas primárias já realizadas, teremos um panorama mais nítido, talvez até já saibamos quais serão os competidores presentes na grande final.

Futebol: 1º de fevereiro, também, é outra data mágica, agora para o futebol brasileiro. Isso porque na véspera, 31 de janeiro, fecha-se a “janela de inverno” e só então saberemos quem ficou, quais os jogadores que ficaram nos clubes brasileiros.

No momento tem muita gente vindo e alguma gente indo.

Há muito oba-oba na mídia por conta disso.

Torcedores já projetam e sonham, ou sonham e projetam. Aqui, a ordem dos fatores altera, sim, o resultado. Mas é muito cedo.

Vários clubes ocuparam as manchetes, quer com fatos, quer com factóides.

Dentro de quatro meses, talvez cinco, saberemos quem tinha e quem não tinha bala na agulha, o que era fato e o que era factóide.

.

Marcadores: ,

<

Muito obrigado


Escrever é tarefa que dá muito prazer e traz, também, muito prazer.


Bom, nem sempre, é verdade. Vez ou outra algum espírito de porco – nada a ver com os torcedores palestrinos, é só a velha expressão popular – aparece e perturba, irrita, até. Não faz mal, entretanto. É baixo preço a pagar pelo muito que tantos outros outros espíritos alegres, inteligentes, agradáveis, proporcionam.




Nesse ano de 2007 o Um Olhar Crônico ficou um tanto abandonado. Espero corrigir isso em 2008. Acreditem, não foi por falta de vontade. Não chegou a ser por falta de tempo em parte desse ano tão veloz. Foi mais por falta de inspiração, mesmo. Outro tanto foi por achar melhor deletar textos que saíram raivosos, chatos, cheios de reclamações, com muita escuridão e pouca luz. É, teve disso, também. Em quase metade do ano a seca detonou, deletou meu humor. Tudo fica melhor quando chove, mesmo com esse calorão brabo.

Em 2007 escrevi muito mais no Olhar Crônico Esportivo, invertendo a ordem como vinham as coisas. Falar futebol em si não é minha praia, confesso. Como já escrevi inclusive no meu perfil, há muito mais gente capacitada, muito melhor capacitada para isso do que eu. Acabei dando maior importância ao que o Marcelo Damato denominou “extracampo”. É bem por aí. Sou mais atraído pelos bastidores, pelos números, pelos planos, do que propriamente pelas jogadas, pelos esquemas táticos, pelas eternas discussões em torno da bola de fulano ou beltrano. A bola, qualquer que seja, qualquer que seja o modo como é jogada, é mais e mais fruto dos bastidores. Tudo que acontece no campo é cada dia mais ditado pelo que acontece extracampo. Essa é a minha praia, não que eu nade bem nela, mas é a minha praia preferencial.

Os blogs fecham 2007 com a média de mais de 8.000 visitas por mês, um número que me enche de orgulho. Negar, seria tolice e presunção. No decorrer do ano, percebi que minha relação com os dois blogs mudou, na verdade, está mudando.

Não abro mão de escrever somente o que penso, mesmo que isso signifique remar na contramão de alguma maioria.

Não abro mão de parecer contraditório e – por que não? – de ser contraditório, mesmo. Tanto posso elogiar Lula, como criticar lulla da Silva. Infelizmente, para todos nós, acho que mais critiquei lulla da Silva do que elogiei Lula. Lamento, mas a culpa por esse desequilíbio não é minha.

Tenho medo das verdades únicas, fundamentalistas. George Bush é assim, Khomeini também era. Assim também o são muitos militantes de muitos partidos políticos, inclusive um tupiniquim.

Sou fundamentalista numa coisa e dela não abro mão: a defesa da democracia. Porém, como a democracia é o oposto do fundamentalismo, ao defendê-la encarniçadamente não sou fundamentalista. Sou apenas um democrata.

Alonguei-me, pra variar.


Muito obrigado pela amizade, pela presença, pelas palavras, pelo incentivo que vocês me deram.



Que 2008 seja um ano melhor do que foi 2007 para todos nós e para esse imenso bananal que todos amamos e gostamos de chamar de Brasil.


.

Marcadores: