Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sábado, agosto 12, 2006

Indefinições

Pensei nesse post há dois dias, quando o Real Bétis anunciou, definitivamente, que Ricardo Oliveira deveria reapresentar-se ao time imediatamente. E o título seria “Há males que vêm para bem”.

Entretanto, o próprio Ricardo Oliveira e o São Paulo continuam tentando prorrogar o contrato, não só para disputar o último jogo, mas também, de preferência, para disputar o Brasileiro, a Recopa Sul-Americana e, vencendo a Libertadores, o Mundial de Clubes.

Para Ricardo Oliveira, principalmente se vencer a Copa Libertadores, ficar no São Paulo dar-lhe-á um prazer e uma visibilidade que não terá no Campeonato Espanhol. Aqui, o São Paulo é líder do Campeonato Brasileiro e tudo indica que será, no mínimo, um de seus ponteiros, com grande probabilidade de ser campeão. A Recopa, embora limitada a dois jogos entre São Paulo e Boca Juniors, é uma competição de prestígio e com muita visibilidade no mundo do futebol. Indo ao Mundial, o jogo final contra o Barcelona, hipótese mais que provável, atrairia de forma fantástica a atenção da mídia e da torcida européia, pois reuniria o autêntico campeão europeu, considerado como o melhor time do mundo, contra um time brasileiro que seria bi-campeão das Américas e provavelmente o campeão do Brasil, além de defensor do título de Campeão Mundial de Clubes.

Indo embora, Ricardo Oliveira estaria sumido nos encontros contra Getafe, Gimnástica e outros, com chances para aparecer apenas nos jogos contra Barça e Real. Além disso tudo, Ricardo tem um ambiente muito bom no São Paulo, teve uma recuperação excelente, para a qual a dedicação do pessoal do REFFIS foi fundamental. Ele se sente em sua casa e só agora está entrando em sua forma técnica. Continuar, é a chance para aprimora-la ainda mais.

O São Paulo, naturalmente, ainda luta pela prorrogação de seu empréstimo por tudo que ele representa como jogador.

Perfeito. Mas acho essa indefinição prejudicial ao time. E, confesso, nos dois jogos contra o Internacional gostaria de ver Aloísio em campo.

Aloísio? – devem estar se perguntando os 3 ou 4 leitores desse blog. E pensando, com certeza, que eu enlouqueci.

Nem tanto, não enlouqueci. Não ainda, pelo menos. Há uma lógica no jogo com Aloísio, mais de uma, até.

- A defesa do Inter é forte e marca pesado; é a defesa ideal para o jogo de Aloísio, um centroavante muito forte, que não foge, pelo contrário, busca o contato físico e consegue se dar bem em muitas disputas.

- Com ele em campo, é comum a marcação de faltas na entrada da área e também de pênaltis. Dos cinco gols marcados por Rogério Ceni nessa Libertadores, 3 ou 4 nasceram de faltas ou pênaltis sofridos por Aloísio. Os dois fazem a mais estranha “dupla” de ataque do futebol mundial. Estranha, mas efetiva, com 10 gols nessa competição.

- Aloísio faz um excelente trabalho de pivô, chamando a marcação, abrindo espaços e entregando a bola para um companheiro de frente para o gol adversário. Danilo, Souza, Mineiro, Junior e Leandro ou o próprio Ricardo Oliveira, por que não, além de Thiago e Alex Dias, chutam muito bem da entrada da área.

Por tudo isso, a saída de Ricardo será um prejuízo para o São Paulo, mas não muito grande para esse jogo, especificamente. A meu ver, repito, o que mais atrapalha é a indefinição.

... ... ...

A morte de Weverson, quarto goleiro, e a hospitalização e a cirurgia de Bruno, o terceiro goleiro, abalaram a todos. Dois jovens, com 19 e 20 anos, respectivamente, vítimas de um acidente rodoviário. Além deles, três jogadoras de vôlei do Osasco: Natália, que também faleceu, 20 anos de idade e cotada para já integrar a seleção brasileira adulta, e Clarrise e Paula, com 19 e 18 anos, que estão hospitalizadas, mas, felizmente, sem risco de vida.

Bruno passou por uma cirurgia de 8 horas de duração, na coluna. Ainda não se sabe como seu corpo reagirá e se terá alguma seqüela – que pode chegar à paralisia.

... ... ...

Agora, tudo que resta é aguardar. E torcer.

Pela recuperação de Bruno.

E pela vitória em Porto Alegre.

.

Marcadores:

<

quinta-feira, agosto 10, 2006

Post-scriptum de uma derrota

Um jogo de futebol suscita as mais diversas opiniões e interpretações. Cada um vê um jogo, cada um imagina soluções distintas por motivos distintos para reverter uma derrota, ampliar uma vitória, lutar por um empate.

Nessa manhã de 5ª-feira, depois de ver vários lances pela televisão, e ter lido algumas opiniões, fica claro que o enorme buraco no meio-campo Tricolor deixado pela expulsão de Josué foi muito evidente. E muito comentado. Tal fato só aumenta meu espanto pela atitude de Muricy, que preferiu manter os três zagueiros em campo.

Nos últimos tempos, pelo menos no Brasil, a palavra da moda entre os treinadores é “equilíbrio”, todos buscam e querem um time equilibrado em suas linhas, em seu posicionamento no campo. Naturalmente, esse desejo tem sua razão de ser e é claro que um time bem distribuído pelo campo terá um melhor controle das ações, vale dizer, do jogo, com melhores condições de marcar e debelar os ataques adversários, assim como sairá melhor ele mesmo para o ataque. A força do atual time do São Paulo tem seu centro nevrálgico na dupla de volantes Josué e Mineiro, jogadores modernos, rápidos, extremamente eficientes tanto no desarme como na cobertura e, principalmente, ambos com excelente saída de jogo, passando com precisão. Os dois também, e mais o Mineiro, são ótimas opções de ataque, tanto passando como recebendo e chutando a gol. Em termos defensivos, Josué joga mais próximo da defesa, no que seria um “primeiro volante”. Com os dois em campo, o São Paulo exerce um controle eficiente do meio-campo, permitindo à defesa formada pelos três zagueiros jogar com mais segurança e desenvoltura.

Costuma-se dizer que um jogo se decide no meio-campo. Não deixa de ser uma verdade e ontem tivemos mais uma prova disso. Só continuo não entendendo porque Muricy não corrigiu o buraco do meio.

Opinião é opinião, cada um tem a sua.

Vendo e revendo os lances do jogo, fica mais claro para mim: o jogo foi definido na entrada sobre o Mineiro e muito do que veio depois foi conseqüência direta desse lance. O fato de estar no estádio e poder acompanhar o desempenho de Mineiro depois do lance, foi decisivo. A tevê segue a bola e o jogador só aparece quando tem sua posse ou está em sua disputa. A presença no estádio permitiu-me desviar o olhar da bola e acompanhar Mineiro, que demorou pelo menos quinze minutos para poder voltar a jogar, mas não normalmente, pois sentiu a entrada durante todo o jogo e entrou em tratamento logo após terminar o jogo.

Enfim, jogo atípico, derrota atípica.

O São Paulo tem mais 90 minutos. Basta virar.

.

Marcadores:

<

Foi só o primeiro jogo

Recém-cheguei do estádio.

Uma noite deliciosa, apesar do placar, apesar do moleque xingando o Muricy o tempo todo.

Aproveito para escrever sem ler comentários, sem assistir a tapes.

Tomei mel com própolis pra ver se minha garganta melhora ou não fica pior do que está, e janto uma maçã. Hoje, excepcionalmente, abri mão do super-sanduíche de pernil na saída. Talvez, porque excepcionalmente, o São Paulo perdeu.

Um jogo atípico, uma derrota atípica.

O time enervou-se logo de saída com a marcação forte do Internacional na saída de bola e com um lance que preciso ver pela tevê – na verdade o único que quero ver: o Mineiro, nosso ponto de equilíbrio ao lado de Josué, foi atingido com menos de 5 minutos de jogo e sentiu a pancada. Parecia que seria substituído e ficou em campo, mancando, por pelo menos mais dez minutos após o atendimento médico. Aos dez minutos, Josué foi expulso por um lance que eu não vi, e disseram ter sido uma cotovelada sem bola. Coisa estranha, pois ele não faz, nunca fez nada parecido no São Paulo.

Esses dois lances marcaram o início do jogo. Com um jogador a mais, parecia que o Inter tomaria conta da partida e sofreríamos uma goleada. Mas não, o que vimos foi um São Paulo aplicado, um Inter confuso e duas claras chances de gol para o São Paulo, defendidas por Clemer.

Mas o coração batia mais forte a cada retomada de bola pelos gaúchos, pois o buraco no meio-campo criado pela ausência de Josué era grande, enorme, um vazio preocupante, que permitia o toque de bola e a armação de jogadas do Internacional. Apesar disso, Rogério Ceni não foi ameaçado de fato.

Pouco antes do final do primeiro tempo, uma explosão de alegria: o volante Fabinho foi expulso e os dois times ficaram com 10 em campo.

Veio o intervalo e, com ele, esperava eu e muitos outros, alguma mudança no São Paulo. Muricy, todavia, optou por voltar com o mesmo time e, sem corrigir efetivamente o buraco no meio, partiu para o ataque. Aos dez e aos dezessete ou dezoito minutos, dois gols do Inter, gols que, normalmente, o São Paulo não tomaria. Mas tomou, pois a defesa ficou desguarnecida.

Por isso quis escrever isso com a minha cabeça, sem informações da mídia: com dez jogadores, não se justifica manter um terceiro zagueiro. A defesa, ao invés de segura, fica mais exposta, pois não há um combate eficaz pela bola no meio-campo. Creio que no intervalo, Muricy deveria ter trocado um zagueiro por um volante, recompondo o meio e aumentando a proteção à defesa pela simples presença de um jogador na região do buraco. Não sei se isso foi tão perceptível pela tevê, mas no campo era muito clara essa falha na disposição do São Paulo.

Foi por ali que Tinga reinou, ajudado por Fernandão. Os dois municiaram Rafael Sobis, o nome do jogo com dois gols. E um terceiro perdido.

Perdido por dois, perdido por dez, Muricy foi para o ataque e trocou um zagueiro, o jovem Edcarlos, por Aloísio. Edcarlos tinha acabado de fazer o gol do São Paulo, em bela cabeçada. Aloísio entrou muito tarde. Antes disso, Danilo foi substituído, sob vaias, por Lenílson. Em todo o jogo, não houve uma única falta na entrada da área do Internacional para a batida de Rogério. Perto do final, Leandro, outro que sofreu uma pancada forte de zagueiro do Inter e sentiu, foi substituído por Richarlyson.

Abel tirou um volante e colocou um terceiro zagueiro, ficando com o time todo atrás, saindo em contra-ataques. Correu o risco de sofrer um empate, pois o nome do jogo, fora Sobis, acabou sendo o goleiro Clemer. E não soube aproveitar a vantagem de um jogador durante quase todo o primeiro tempo. Mesmo assim, um dos contra-ataques quase resulta em mais um gol de Rafael Sobis.

Enfim, um jogo anormal. Ou atípico, fica a gosto do leitor. Não gosto de criticar técnico, pois entendo menos de futebol que eles, mas hoje tanto Abel como Muricy erraram. Um deixou de garantir o título. O outro, permitiu ao adversário uma vitória fora dos planos.

Pela frente, mais 90 minutos de futebol em Porto Alegre. Tudo pode acontecer, claro, mas eu ainda acredito numa boa vitória.

O gol de Edcarlos nos dá essa esperança.

.

Marcadores:

<

quarta-feira, agosto 09, 2006

Tá na hora!!!


.
"...mas assim que saímos do túnel do vestiário, e entramos em campo, parecia que foi a vez que mais vi o estádio lotado, aquele monte de sinalizadores vermelhos acesos, me fez lembrar quando eu ainda era pequeno e via os jogos com o Maracanã lotado.
Naquele momento tudo em você aumenta, a confiança, o estado físico, psicológico, a garra.......após estarmos perdendo para o Santos e a torcida nos incentivando, aplaudindo, sabia que com qualquer resultado durante o jogo, os 75.000 São Paulinos estariam nos apoiando.
Assim como é mais fácil para nós jogarmos com a torcida ao nosso favor, é bem mais difícil para a equipe adversária jogar com uma torcida dessas contra.
Logo no começo, já entramos com gás total, a conversa e o incentivo que o prof. Muricy nos deu antes da partida foi importantíssima.
Ele nos falou que: "É impossível uma euipe como a nossa perder 3 vezes para um mesmo time".
Após o Fabão cometer o pênalti, que até agora não sei se foi realmente mas tudo bem.......na hora pensei que sendo pênalti ou não, era injusto, estávamos jogando muito bem, dominando completamente o jogo........de repente a torcida inteira gritava p....q....o....p.....é o melhor goleiro do Brasil, dando muita confiança ao Rogério que já é extramente calmo.
Quando ele defendeu aquela bola, ali eu tive a certeza que aquela noite era nossa, e acho que a equipe do Chivas também sentiu isso.
Foram 90 minutos perfeitos, com o nosso time muito bem entrosado, confiante, humilde, sabíamos da nossa responsabilidade e o que deveríamos fazer.
Os gols foram uma consequência natural de como estávamos jogando, claro que o primeiro gol do Leandro deu um alívio.
Um outro momento que considero o mais emocionante do jogo, foi quando a torcida começou a gritar Ooolé, Oooolé, ali começamos a tocar mais a bola, atendendo ao pedido da torcida, ali estava bem claro que mesmo as vezes não olhando para a torcida pois estamos concentrados no que está acontecendo no jogo, o tempo todo estamos ouvindo tudo o que ela está falando.
Quando o juiz apitou, estávamos em mais uma final do campeonato mais importante da América e talvez do Mundo.
Sei que o Japão está perto, bem perto, se jogarmos como estamos jogando é impossível perdermos, estamos muito bem entrosados, o clima na Concentração e de família, de confiança..."

.
Extraído do site do Edcarlos, 21 anos de idade, zagueiro do São Paulo, titular em Yokohama, na disputa do Mundial, titular nos últimos jogos da Copa Libertadores 2006, assim como em 2005.

Confesso que essa leitura me deixou no clima do jogo.
Eu ainda não estava, agora estou.
No clima.

"Vamos São Paulo, Vamos São Paulo,
Vamos ser Campeão!"


.

Marcadores:

<

Hoje, Mineiro x Tinga


O Abel é um treinador inteligente. Gosta de ver seus times no ataque e jogando bonito. Às vezes o Internacional joga assim, poucas vezes. Geralmente é um time pegador e precavido, que gosta de tomar conta do meio-campo e mandar bolas para Fernandão distribuir, de cabeça, para a esquerda ou direita.

Para a esquerda ou direita...

Se Abel for muito corajoso, e meio louco, quem sabe, pode armar o Internacional hoje com dois zagueiros e três atacantes e tentar surpreender o São Paulo, como fez o Chivas no jogo do Morumbi.

Como? Com Renteria entrando no time, pela esquerda, ficando Rafael Sobis na direita e Fernandão no meio. Essa postura anula a sobra da zaga do São Paulo e cria riscos para Rogério Ceni. Segura um pouco mais Souza e Junior, mas enfraquece o meio-campo e deixa vulnerável sua defesa, para pegar atacantes como Ricardo Oliveira e Leandro, e mais Danilo.

Tudo indica, portanto, que com ou sem um monte de treinos secretos, Abel vai mesmo entrar com três zagueiros e dois atacantes. Um jogo espelhado. O jogador mais perigoso do Internacional, na minha opinião, é justamente Tinga, que já fez a diferença muitas vezes no Internacional. O volante moderno, forte atrás, veloz e hábil e inteligente no ataque. Um grande perigo e, apesar de Fernandão e Sobis, o melhor jogador do Internacional.

A contrapartida de Tinga no São Paulo é Mineiro. Mais discreto, até no corpo e nos cabelos, Mineiro é um marcador implacável, fino ladrão de bolas e que muitas vezes é um atacante de respeito, com gols importantes.

Mineiro e Tinga, hoje, reproduzem a nosso modo e jeito Pirlo, Vieira e outros grandes “volantes” da Copa 2006.

.

Marcadores:

<

Barcelona 2 X 0 Real Madrid


Nada começou ainda.

Nenhum jogo, nem mesmo a temporada.

Mas o Barça já sai na frente, aparentemente.

(No mundo do futebol, a ressalva “aparentemente” é fundamental, pois nesse mundo tudo pode acontecer. E muitas vezes acontece.)

1x0 – Contratou muito melhor que o Real. O time que já era bom, ficou melhor, em teoria, principalmente com a chegada de Thuram para dar à defesa uma consistência que nunca teve. Se Thuram e Puyol casarem bem, o Barça ficará extremamente forte na defesa. Tanto quanto o é no ataque.

2x0 – Em que pesem alguns problemas internos na área administrativa do Barcelona, o Real está muito, muito pior. Calderón continua sub judice, pois sua eleição é contestada na justiça. E, muito pior, seu executivo de futebol, Mijatovic, foi desautorizado em alto e bom som pelo presidente que o nomeou.

Esse jogo tem cara daqueles que são difíceis de serem virados.

A ver.

.

Marcadores:

<

terça-feira, agosto 08, 2006

Um dia histórico

Há 50 anos, Pelé pisava na Vila.
Começava nova era no futebol

O maior jogador de todos os tempos fala da data inesquecível em que chegou ao Santos

DIA HISTÓRICO

Castilho de Andrade

Há exatos 50 anos, um garoto de 15 pisava pela primeira vez na Vila Belmiro e então teria início uma nova era no futebol mundial. No dia 8 de agosto de 1956, Pelé começava a sua carreira no Santos Futebol Clube para anos depois se tornar o Rei do Futebol e o Atleta do Século 20. Em depoimento ao Estado, na sexta-feira, por telefone, de Nova York, Edson Arantes do Nascimento, hoje, com 65 anos, lembrou, emocionado, de sua história.

'Tudo começou um dia antes lá em Bauru. Eu me lembro como se fosse hoje. Eu estava atrás da porta ouvindo a conversa entre meu pai, Dondinho, o Waldemar de Brito (ex-jogador e treinador do Bauru Atlético Clube, o Baquinho), o presidente do Santos Athiê Jorge Cury, e minha mãe, Celeste. O Waldemar e meu pai queriam me levar para Santos. Minha mãe não queria. Dizia que eu tinha que estudar senão ia acabar como meu pai, um ex-jogador. Eu estava dividido. Queria ir para Santos mas também queria ficar em Bauru. Estava apaixonado pela primeira vez. Tinha uma namorada japonesa chamada Neuzinha e não queria deixá-la. No final meu pai e Waldemar de Brito ganharam e minha mãe, mesmo aborrecida, acabou me deixando ir. Aí surgiu outro problema. Minha mãe lembrou que eu não tinha calças compridas para viajar. Só usava calça curta, um bermudão, e meia três quartos. Minha mãe arrumou uma costureira que fez um terno com calças compridas de um dia para o outro. No dia seguinte pegamos um trem para São Paulo. Eu, o Waldemar e meu pai. E de São Paulo fomos de ônibus para Santos.

'Em Santos, o ônibus nos deixou na Praia do Gonzaga. Eu vi o mar na minha frente e fiquei louco. Nunca tinha visto o mar.
Entrei na água de sapato e tudo para comprovar se a água era mesmo salgada. Era.

'Um dia depois eu estava no no meio dos cobras. O Waldemar chegou então para o Lula, técnico do Santos, para me colocar no treino com o time principal. O Lula me olhou e disse: ´Não dá. Ele é muito franzino´. O Waldemar ficou lá insistindo e no fim o Lula topou. De repente eu estava ao lado do Zito, Manga, Formiga, Vasconcelos, Urubatão, o Feijó, um lateral-esquerdo excelente que tinha no Santos, todas aquelas feras. Peguei umas três bolas. Em uma delas dei um drible seco no Formiga, que era da seleção. E isso impressionou o Lula. Estava me sentindo bem no meio deles.
Eram pessoas muito boas e o clima entre os jogadores era de muita amizade. Eu sabia que eles eram bons mas não os conhecia direito. Em Bauru, a gente ouvia mais as emissoras de rádio do Rio. Conhecia jogadores do Corinthians e do São Paulo mas não tinha muita informação sobre os do Santos.

'Eu era novo, magrinho, e os mais velhos me tratavam bem.
Como não tinha dinheiro, não gostava de jogar buraco nem sinuca, eu ficava lá falando com um ou com outro. O Tite, que tocava em bares, começou a me ensinar violão. Quando eles estavam jogando baralho eu prestava alguns favores em troca de algumas moedas. Era o meu primeiro cachê. Ia comprar café, cigarros, buscar uma revista na esquina. E a coisa foi indo. Dormia no beliche lá mesmo na Vila. Já na primeira semana, o Vasconcelos chegou para mim e disse: ´Você tem futuro, garoto. É só se dedicar´.

'Isso me traz as melhores recordações da minha vida. Mais do que quando cheguei à seleção brasileira. Depois de uns dois meses de Vila Belmiro eu já estava aclimatado em Santos.
Mas se tem alguém que eu lembro com carinho e foi responsável pela minha permanência lá foi o Sabuzinho, que cuidava dos jogadores mais novos. O Sabu era o roupeiro e o Sabuzinho, o irmão dele, cuidava dos jogadores e cozinhava para a gente.
Aconteceu que o Santos me escalou para a final do campeonato infanto-juvenil contra o Jabaquara. O Santos queria muito esse título. Eu perdi um pênalti.
O Fininho, que depois foi preparador de goleiros no Santos, conseguiu pegá-lo e o Jabaquara foi o campeão. Eu fiquei com muita vergonha, muita vergonha. Não sabia onde enfiava a cara. À noite, resolvi que ia voltar para Bauru e desistir do futebol. Estava convencido de que era o melhor. Mas o Sabuzinho me segurou lá. Disse que eu só sairia da concentração com autorização assinada da diretoria porque era menor de idade. No dia seguinte todo mundo me incentivou a ficar.
Se eu tivesse saído da concentração naquela noite acho que seria o fim. Além do que, na época, isso seria considerado uma indisciplina grave que prejudicaria muito a minha carreira e era possível que o Santos nem me aceitasse de volta. Em minhas orações também vou lembrar do Sabu e do Sabuzinho.

'Desde então só tenho que agradecer a Deus por tudo que o futebol me deu. Às vezes, quando estou em Santos com minha mãe Celeste, com seus 81 anos, pergunto para ela: 'Então, mãe, você ainda acha que eu fiz besteira em largar os estudos em Bauru para jogar futebol?´' ?


Marcadores:

<

domingo, agosto 06, 2006

Barcelona, São Paulo e o resto...


Calma, gente, não é o que vocês estão pensando.

Esse título provocativo é apenas para chamar a atenção para a coluna do Tostão, publicada na Folha de S.Paulo de hoje. Vale a pena a leitura.

Tostão

Antes que seja tarde

À exceção de Barcelona e São Paulo, o futebol tem caído tanto na mesmice que a Fifa poderia fazer mudanças

A S PESSOAS de todo o mundo, de todas as idades, homens e mulheres, apaixonados iniciantes pelo futebol e que querem entender, e não apenas torcer, devem ficar confusos com tantas terminologias, às vezes incorretas, utilizadas por parte da imprensa. Clarice Lispector disse: "Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento". É verdade em muitas situações.
Mas, quando compreendemos as regras e os detalhes técnicos e táticos, o futebol fica mais gostoso de se ver, além de ser mais fácil analisá-lo. Não se pode também dissociar o conteúdo da forma.
Entre dezenas de exemplos, lembro das palavras ala e lateral. O ala só existe no esquema com três zagueiros. Júnior e Souza não são laterais que apóiam, são alas. Ocupam a mesma posição e têm a mesma função dos meias pelos lados, no esquema com duas linhas de quatro jogadores. O São Paulo é um time bastante ofensivo por trocar um defensor -ficam só três atrás- por um meia ou atacante e, principalmente, pela marcação mais na frente.
São Paulo e Barcelona, que jogam diferente de todas as seleções que vimos na Copa, têm estilos parecidos: marcam por pressão, chegam com vários jogadores ao ataque e deixam na defesa um jogador na cobertura para conter o contra-ataque. No Barcelona, fica um volante mais recuado para sobrar um zagueiro. No São Paulo, é um terceiro zagueiro. Faz pouca diferença. Os dois ataques são parecidos. Durante a maior parte do jogo, o São Paulo tem três na frente (Leandro e Danilo pelos lados e Ricardo Oliveira pelo centro). No Barcelona, são Ronaldinho e Giuly e mais o centroavante Eto'o. Nas duas equipes, os atacantes pelos lados não têm posição fixa. Por ter um zagueiro a menos, o Barcelona possui um meia (Deco) que se aproxima dos três da frente.
No São Paulo, são os dois volantes, Josué e Mineiro, que avançam e se tornam meias. Os dois correm tanto durante o jogo que o time parece jogar com 12 ou 13. O Barcelona é bicampeão da Espanha e campeão da Europa. Ganha e dá espetáculo. O São Paulo, que geralmente vence e agrada, é campeão do mundo, da Libertadores e finalista neste ano. Vai enfrentar o excelente Internacional, que tem características parecidas e que pode repetir o sucesso do São Paulo nos próximos anos.
Mesmo com tanto sucesso, Barcelona e São Paulo não agradam à maioria dos treinadores. Eles preferem o estilo que vimos na Copa, automatizado, frio, contido e estático, com a grande preocupação de recuar, colocar oito jogadores atrás da linha da bola, para depois atacar. Quando tomam a bola, estão longe do outro gol. Como todos fazem a mesma coisa, um time espera o outro, e pouco acontece. É o retorno do futebol feio, chato e ineficiente de outras épocas, quando a vitória valia dois pontos. França e Itália fizeram a final do Mundial porque todos jogaram do mesmo jeito.
A maioria dos técnicos alega que esse é o futebol atual e que não dá mais para dar espetáculo. Confundem marcação forte e bons resultados com futebol feio e defensivo. Jogar bonito não é fazer firula. É atuar com eficiência e com talento. Para isso, é preciso ter um bom conjunto. Quando jogava, com ou sem atitude, nunca brilhei em um time desorganizado.
O Brasil precisa de um técnico inovador, e não apenas de um técnico vibrante. Já que a maioria dos treinadores não quer sair da mesmice, a Fifa poderia tomar uma providência, mudar alguma regra -não sei qual-, antes que acabem com o que resta de encanto no futebol."


.

Marcadores: