Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, agosto 10, 2006

Post-scriptum de uma derrota

Um jogo de futebol suscita as mais diversas opiniões e interpretações. Cada um vê um jogo, cada um imagina soluções distintas por motivos distintos para reverter uma derrota, ampliar uma vitória, lutar por um empate.

Nessa manhã de 5ª-feira, depois de ver vários lances pela televisão, e ter lido algumas opiniões, fica claro que o enorme buraco no meio-campo Tricolor deixado pela expulsão de Josué foi muito evidente. E muito comentado. Tal fato só aumenta meu espanto pela atitude de Muricy, que preferiu manter os três zagueiros em campo.

Nos últimos tempos, pelo menos no Brasil, a palavra da moda entre os treinadores é “equilíbrio”, todos buscam e querem um time equilibrado em suas linhas, em seu posicionamento no campo. Naturalmente, esse desejo tem sua razão de ser e é claro que um time bem distribuído pelo campo terá um melhor controle das ações, vale dizer, do jogo, com melhores condições de marcar e debelar os ataques adversários, assim como sairá melhor ele mesmo para o ataque. A força do atual time do São Paulo tem seu centro nevrálgico na dupla de volantes Josué e Mineiro, jogadores modernos, rápidos, extremamente eficientes tanto no desarme como na cobertura e, principalmente, ambos com excelente saída de jogo, passando com precisão. Os dois também, e mais o Mineiro, são ótimas opções de ataque, tanto passando como recebendo e chutando a gol. Em termos defensivos, Josué joga mais próximo da defesa, no que seria um “primeiro volante”. Com os dois em campo, o São Paulo exerce um controle eficiente do meio-campo, permitindo à defesa formada pelos três zagueiros jogar com mais segurança e desenvoltura.

Costuma-se dizer que um jogo se decide no meio-campo. Não deixa de ser uma verdade e ontem tivemos mais uma prova disso. Só continuo não entendendo porque Muricy não corrigiu o buraco do meio.

Opinião é opinião, cada um tem a sua.

Vendo e revendo os lances do jogo, fica mais claro para mim: o jogo foi definido na entrada sobre o Mineiro e muito do que veio depois foi conseqüência direta desse lance. O fato de estar no estádio e poder acompanhar o desempenho de Mineiro depois do lance, foi decisivo. A tevê segue a bola e o jogador só aparece quando tem sua posse ou está em sua disputa. A presença no estádio permitiu-me desviar o olhar da bola e acompanhar Mineiro, que demorou pelo menos quinze minutos para poder voltar a jogar, mas não normalmente, pois sentiu a entrada durante todo o jogo e entrou em tratamento logo após terminar o jogo.

Enfim, jogo atípico, derrota atípica.

O São Paulo tem mais 90 minutos. Basta virar.

.

Marcadores:

10 Comments:

  • At 1:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pois é, Emerson. A missão é difícil, porém não impossível. Só um campeão teria forças para arrancar uma vitória em pleno Beira-rio. Resta-nos torcer.

    Creio que o Richarlyson substituirá bem o josué, apesar de perdemos o entrosamento da dupla de volantes. Eu pararia por aí nas modificações. Não sei quem tirar para a entrada do Aloísio. RO e Leandro estão muito bem. Sacar o Zidanilo e recuar o leandro para o meio? Não creio.

    Luciano

     
  • At 1:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    O problema, além da expulsão do Josué e da entrada criminosa no Mineiro, foi o fato de o Danilo não ter jogado nada. Aí, com dois jogadores a menos e contra um time bom, ficou mais fácil para o Inter. Mão não acho impossível o São Paulo ganhar de 2X0 lá. Ainda dá. Um abração.

     
  • At 3:06 PM, Blogger Emerson said…

    Um time jogar mal várias vezes seguidas é comum. Até demais. Agora, um time jogar esplendidamente duas vezes seguidas é mais difícil. Lembro de um que era terrível, avassalador, e que ainda por cima tinha um rei em campo. Bom, o Rei circula por outros campos, ainda bem. :o)

    Cabe ao São Paulo jogar em Porto Alegre como jogou em Guadalajara. É possível? Sim, é possível.

    E se o Inter voltar a jogar tão bem, parabéns!

    Será o campeão com méritos.

     
  • At 4:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    Jogo tipico, vitoria tipica... O Inter é muito mais time que o SPFC, isto é fato. O SPF merece ser respeitado, pois é o maior do Brasil, com 3 Mundias... O que eu vou falar de um time como o SPFC? Nada, é o maior do Brasil e pronto. Agora, sou colorado, e o Inter foi muito superior, 2 x 1 foi goleada pro São Paulo. Voc6es só tem o Josué e o Mineiro? Poxa, colocar a culpa da derrota em uma expulsão e uma entrada? E outra, respeito demais o SPFC, mas o momento é do Inter, tem mais time, tem mais guerra, esta mobilizado para ganhar um titulo inedito (não sei, pro SPFC parece que se ganahr beleza, se perder também beleza). A América já é Vermelha, vermelho do Colorado. Ponto final para o SPFC neste ano.

     
  • At 4:51 PM, Blogger Emerson said…

    Ok, Colorado, respeito teu ponto de vista. Sem dúvida o Inter foi superior e venceu, mas, na minha visão, a queda do SP deveu-se ao que escrevi.

    Não precisa ficar no anonimato, pode assinar, mesmo sem ser cadastrado ao sistema blogger. E toda opinião é bem-vinda.

     
  • At 5:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi amigo ficou tao triste que nem postou hoje foi?

    Ontme voce estava muito chato, desculpe falar...

    Mas passa!faz parte.

    Feliz dia dos pais, ja que amanha e depois ano estarei na net.

     
  • At 12:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Amigo Emerson, desculpe discordar de vc...mas acho que tenhor que mesmo a contra gosto ficar com os comentários de Casagrande: O posicionamento da parte defensiva do SPFC após a expulsão do josué é que ficou sujeito ao toque de bola do Inter. O Fernandão deixou de jogar isolado na frente, e ao vir buscar a bola congestionou aquele setor com jogadores do Inter que detinham o poder da bola...e só não foi pior para o São Paulo, pela pouca inspiração do Inter, que dominava, rondava, masnão era incisivo.

     
  • At 1:39 PM, Blogger Emerson said…

    Grande Ailton, de volta aos blogs depois de longa ausência! Bem-vindo.

    Pois é, a defesa ficou exposta porque o meio-campo ficou aberto. Criou-se um buraco por onde Tinga e Fernandão deitaram e rolaram.

    Poderíamos ter ficado com dois zagueiros atrás e mais um volante no meio. Esse volante, ao dar o primeiro combate ou só ocupar o espaço, atua como um eficiente protetor da defesa, que fica menos exposta. E com o meio ocupado, algumas jogadas que foram feitas na base do toque de um para outro desde a defesa, teriam sido substituídas pelo chute direto da defesa para o ataque, geralmente sem perigo.

    Mas foi um grande jogo do Inter. Será que vão conseguir repetir?

    Tenho dúvidas.

    :o)

     
  • At 6:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    Meus amigos. Como colorado, lhes digo que o jogo nao foi nada atipico. O Inter é um grande time e bem mais consistente que o Sao Paulo (vide o Brasileiro do ano passado). Há muito tempo jogamos bem tanto em casa quanto fora. Sem contar que nosso retrospecto recente contra o Sao Paulo é excelente.

    Concordo que o jogo se definiu no meio de campo, onde temos o Tinga, que a meu ver é mais produtivo que o Mineiro (o tinga vale por dois!). Também ganhamos por que o Bolivar, zagueiraço, anulou o ótimo Ricardo Oliveira.

    Espero que mantenhamos o nível para o segundo jogo, pois dessa vez nao passa. Inter Campeão!!!

     
  • At 6:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    e o sao paulo jogou sozinho, nao?!
    esquece te q o adversario era muito bom!
    e entao arranja desculpas esfarrapas pra nao ter q admitir o obvio: o inter é tao bom quanto o são paulo. os paulitas tem imensa dificuldade em enxergar isso. mas espero q dessa vez sejam obrigados a reconhecer. bem vamos esperar até quarta e entao volto aqui pra ver o q tu tem a dizer.

     

Postar um comentário

<< Home