Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, julho 02, 2008

Ainda a Timemania...

O CAP cresce na Timemania

Recentemente, em 10 de junho, dentro do post “Rolando além da bola no Brasil”, escrevi sobre a inteligente ação de marketing e promoção do Clube Atlético Paranaense envolvendo a Timemania. A ação, basicamente, consta da instalação de dois quiosques de apostas, um em cada entrada da Arena, montados em parceria com uma grande lotérica curitibana. Nesses quiosques, em dias de jogos, o torcedor compra ou faz apostas na Timemania. Naturalmente, os volantes já vêm marcados com o CAP como o ‘time do coração’, ou o torcedor marca ele próprio se faz um jogo próprio. Além do estímulo em apoiar o clube na loteria, o torcedor/apostador escreve seu nome e outros dados no verso do volante da aposta e deposita-o em urnas colocadas no local (mantendo em seu poder o comprovante da aposta, claro, que é o instrumento válido para receber uma premiação). Na segunda-feira, um torcedor/apostador é sorteado e ganha um kit com camisa e outros produtos licenciados.

Naquela altura, o CAP tinha sido o 22º colocado no 14º concurso da Timemania. Já no 15º concurso, certamente por influência dessa promoção (ao menos em parte), o clube pulou para a 20ª posição. No geral acumulado ainda mantinha a 18ª colocação, que já estivera ameaçada pelo baixo desempenho nos concursos recentes.

Agora, nessa semana, terminado o 18º concurso da Timemania, o CAP deu um pulo espetacular e está na 14ª posição entre os mais indicados como Time do Coração. No acumulado geral continua como 18º colocado, mas já com mais folga sobre os perseguidores mais próximos e com a perspectiva, se esse índice for mantido, de pular na classificação acumulada. Nesse ano de 2008 esse índice não terá valor prático, mas já a partir de 1º de janeiro e até o final do ano, o índice valerá para a distribuição dos recursos arrecadados em 2010. Ou seja, quanto maior for a participação do clube no ‘Time do Coração’, maior será sua fatia na distribuição da receita.

Estimulado pelo sucesso da promoção, o clube abriu um quiosque permanente na área externa da Arena, no “Espaço Sócio Furacao”.

Time do Coração: você sabe o que significa?

O Clube Atlético Paranaense, de novo ele, fez uma enquete muito interessante em site oficial, para aferir o grau de conhecimento de seu torcedor sobre a importância da Timemania para o clube.

Por incrível que pareça, 48% dos torcedores do CAP que responderam à enquete disseram NÃO saber que o clube deveria ficar entre os 20 primeiros colocados no Time do Coração. Somente 43% responderam SIM, demonstrando conhecer a importância dessa colocação.

Ora, Curitiba é uma das capitais com melhores índices sociais do Brasil, o que, inevitavelmente, já qualifica um pouco mais seus torcedores de futebol. Essa qualificação é ainda maior entre os usuários de internet, naturalmente. Pois, mesmo assim, metade dos torcedores, a grosso modo, desconhecem a importância de marcar o seu clube como o ‘Time do Coração’. Pode-se, a partir desses dados, inferir que a situação em outras capitais é bem pior.

Essa enquete foi extremamente útil para mostrar o quanto a Timemania é desconhecida do torcedor e o muito que há para ela evoluir. Curiosamente, visitei alguns sites oficiais e não encontrei, pelo menos em destaque, nenhuma outra iniciativa nos moldes dessa adotada pelo Paranaense, exceto entre os clubes da Paraíba. Sintomaticamente, o Treze é o 19ºBotafogo de Campina Grande é o 27º. Embora com torcida bem menor, ele está à frente do Náutico (28º), Paysandu (29º), Figueirense (34º) e Juventude (36º), por exemplo. E o Treze deixou para trás o Coritiba (20º) e o Santa Cruz (21º), por exemplo. Essas colocações são frutos de campanha dos clubes que se valem dos programas esportivos e de promoções nos estádios para alavancar as apostas na Timemania. Caso o Treze consiga manter essa honrosa posição durante 2009, terá uma arrecadação digna de respeito em 2010. Não conheço os números de sua dívida (deve ter) com a Receita, mas uma colocação como essa vai contribuir para um rápido acerto de contas. colocado no geral acumulado, e o

Enquanto isso, os grandes clubes do futebol brasileiro permanecem impávidos, uns mais, outros nem tanto. Entre eles o São Paulo, que era o terceiro colocado em número e valor de apostas e caiu para a quarta colocação, ultrapassado pelo Palmeiras, agora com uma diferença já confortável de meio ponto percentual.

Colocação acumulada até o 18º concurso

Colocação

Time

UF

Nº de Apostas

Percentual

FLAMENGO

RJ

2.625.865

8,6%

CORINTHIANS

SP

2.072.594

6,8%

PALMEIRAS

SP

1.605.594

5,3%

SÃO PAULO

SP

1.472.753

4,8%

SANTOS

SP

1.270.374

4,2%

GRÊMIO

RS

1.193.154

3,9%

INTERNACIONAL

RS

1.046.108

3,4%

VASCO DA GAMA

RJ

1.035.848

3,4%

CRUZEIRO

MG

888.573

2,9%

10º

BOTAFOGO

RJ

862.703

2,8%

11º

FLUMINENSE

RJ

795.684

2,6%

12º

ATLÉTICO

MG

723.734

2,4%

13º

BAHIA

BA

648.629

2,1%

14º

VITÓRIA

BA

414.427

1,4%

15º

GOIAS

GO

387.442

1,3%

16º

SPORT

PE

384.503

1,3%

17º

FORTALEZA

CE

379.381

1,2%

18º

ATLÉTICO

PR

322.695

1,1%

19º

TREZE

PB

310.517

1,0%

20º

CORITIBA

PR

310.359

1,0%

21º

SANTA CRUZ

PE

308.356

1,0%

22º

CEARA

CE

292.097

1,0%

23º

PONTE PRETA

SP

274.004

0,9%

24º

LONDRINA

PR

268.523

0,9%

25º

REMO

PA

264.946

0,9%

26º

ABC

RN

261.725

0,9%

27º

BOTAFOGO

PB

261.115

0,9%

28º

NAUTICO

PE

256.902

0,8%

29º

PAYSANDU

PA

256.681

0,8%

30º

RIVER

PI

245.219

0,8%

31º

AVAI

SC

239.807

0,8%

32º

PORT DESPORT

SP

237.900

0,8%

33º

IPATINGA

MG

237.572

0,8%

34º

FIGUEIRENSE

SC

235.911

0,8%

35º

JOINVILLE

SC

232.593

0,8%

36º

JUVENTUDE

RS

230.434

0,8%

37º

GUARANI

SP

223.001

0,7%

38º

MOTO CLUBE

MA

221.695

0,7%

39º

GAMA

DF

221.074

0,7%

40º

JI-PARANA

RO

219.026

0,7%

41º

SÃO CAETANO

SP

218.966

0,7%

42º

MARILIA

SP

214.801

0,7%

43º

MIXTO

MT

212.580

0,7%

44º

BRASILIENSE

DF

208.369

0,7%

45º

BANGU

RJ

207.614

0,7%

46º

YPIRANGA

AP

201.302

0,7%

47º

PARANA

PR

201.044

0,7%

48º

ITUANO

SP

200.013

0,7%

49º

PALMAS

TO

196.604

0,6%

50º

VILA NOVA

GO

196.405

0,6%

51º

JUVENTUS

SP

195.072

0,6%

52º

ATLETICO

GO

186.292

0,6%

53º

CRICIUMA

SC

185.677

0,6%

54º

AMERICA

MG

182.354

0,6%

55º

INTER LIMEIRA

SP

181.917

0,6%

56º

AMERICA

RJ

180.438

0,6%

57º

SERGIPE

SE

179.728

0,6%

58º

SAMP CORREA

MA

178.802

0,6%

59º

CRB

AL

177.702

0,6%

60º

OLARIA

RJ

177.243

0,6%

61º

CSA

AL

172.793

0,6%

62º

SANTO ANDRE

SP

172.148

0,6%

63º

BRAGANTINO

SP

169.374

0,6%

64º

S RAIMUNDO

AM

164.109

0,5%

65º

OPERARIO

MS

162.860

0,5%

66º

BARUERI

SP

159.485

0,5%

67º

NACIONAL

AM

159.210

0,5%

68º

UBERLANDIA

MG

159.073

0,5%

69º

AMERICA

RN

154.639

0,5%

70º

TUNA LUSO

PA

152.649

0,5%

71º

XV PIRACICABA

SP

143.114

0,5%

72º

RIO BRANCO

ES

133.687

0,4%

73º

RORAIMA

RR

130.782

0,4%

74º

AMERICANO

RJ

129.796

0,4%

75º

PAULISTA

SP

128.716

0,4%

76º

DESPORTIVA

ES

128.132

0,4%

77º

UNIAO S JOAO

SP

123.159

0,4%

78º

RIO BRANCO

AC

119.000

0,4%

79º

VILA NOVA

MG

114.847

0,4%

80º

U BARBARENSE

SP

109.832

0,4%

.

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home