Ainda a Timemania...
O CAP cresce na Timemania
Recentemente, em 10 de junho, dentro do post “Rolando além da bola no Brasil”, escrevi sobre a inteligente ação de marketing e promoção do Clube Atlético Paranaense envolvendo a Timemania. A ação, basicamente, consta da instalação de dois quiosques de apostas, um em cada entrada da Arena, montados em parceria com uma grande lotérica curitibana. Nesses quiosques, em dias de jogos, o torcedor compra ou faz apostas na Timemania. Naturalmente, os volantes já vêm marcados com o CAP como o ‘time do coração’, ou o torcedor marca ele próprio se faz um jogo próprio. Além do estímulo em apoiar o clube na loteria, o torcedor/apostador escreve seu nome e outros dados no verso do volante da aposta e deposita-o em urnas colocadas no local (mantendo em seu poder o comprovante da aposta, claro, que é o instrumento válido para receber uma premiação). Na segunda-feira, um torcedor/apostador é sorteado e ganha um kit com camisa e outros produtos licenciados.
Naquela altura, o CAP tinha sido o 22º colocado no 14º concurso da Timemania. Já no 15º concurso, certamente por influência dessa promoção (ao menos em parte), o clube pulou para a 20ª posição. No geral acumulado ainda mantinha a 18ª colocação, que já estivera ameaçada pelo baixo desempenho nos concursos recentes.
Agora, nessa semana, terminado o 18º concurso da Timemania, o CAP deu um pulo espetacular e está na 14ª posição entre os mais indicados como Time do Coração. No acumulado geral continua como 18º colocado, mas já com mais folga sobre os perseguidores mais próximos e com a perspectiva, se esse índice for mantido, de pular na classificação acumulada. Nesse ano de 2008 esse índice não terá valor prático, mas já a partir de 1º de janeiro e até o final do ano, o índice valerá para a distribuição dos recursos arrecadados em 2010. Ou seja, quanto maior for a participação do clube no ‘Time do Coração’, maior será sua fatia na distribuição da receita.
Estimulado pelo sucesso da promoção, o clube abriu um quiosque permanente na área externa da Arena, no “Espaço Sócio Furacao”.
Time do Coração: você sabe o que significa?
O Clube Atlético Paranaense, de novo ele, fez uma enquete muito interessante em site oficial, para aferir o grau de conhecimento de seu torcedor sobre a importância da Timemania para o clube.
Por incrível que pareça, 48% dos torcedores do CAP que responderam à enquete disseram NÃO saber que o clube deveria ficar entre os 20 primeiros colocados no Time do Coração. Somente 43% responderam SIM, demonstrando conhecer a importância dessa colocação.
Ora, Curitiba é uma das capitais com melhores índices sociais do Brasil, o que, inevitavelmente, já qualifica um pouco mais seus torcedores de futebol. Essa qualificação é ainda maior entre os usuários de internet, naturalmente. Pois, mesmo assim, metade dos torcedores, a grosso modo, desconhecem a importância de marcar o seu clube como o ‘Time do Coração’. Pode-se, a partir desses dados, inferir que a situação em outras capitais é bem pior.
Essa enquete foi extremamente útil para mostrar o quanto a Timemania é desconhecida do torcedor e o muito que há para ela evoluir. Curiosamente, visitei alguns sites oficiais e não encontrei, pelo menos em destaque, nenhuma outra iniciativa nos moldes dessa adotada pelo Paranaense, exceto entre os clubes da Paraíba. Sintomaticamente, o Treze é o 19ºBotafogo de Campina Grande é o 27º. Embora com torcida bem menor, ele está à frente do Náutico (28º), Paysandu (29º), Figueirense (34º) e Juventude (36º), por exemplo. E o Treze deixou para trás o Coritiba (20º) e o Santa Cruz (21º), por exemplo. Essas colocações são frutos de campanha dos clubes que se valem dos programas esportivos e de promoções nos estádios para alavancar as apostas na Timemania. Caso o Treze consiga manter essa honrosa posição durante 2009, terá uma arrecadação digna de respeito em 2010. Não conheço os números de sua dívida (deve ter) com a Receita, mas uma colocação como essa vai contribuir para um rápido acerto de contas. colocado no geral acumulado, e o
Enquanto isso, os grandes clubes do futebol brasileiro permanecem impávidos, uns mais, outros nem tanto. Entre eles o São Paulo, que era o terceiro colocado em número e valor de apostas e caiu para a quarta colocação, ultrapassado pelo Palmeiras, agora com uma diferença já confortável de meio ponto percentual.
Colocação acumulada até o 18º concurso
Colocação | Time | UF | Nº de Apostas | Percentual |
1º | FLAMENGO | RJ | 2.625.865 | 8,6% |
2º | CORINTHIANS | SP | 2.072.594 | 6,8% |
3º | PALMEIRAS | SP | 1.605.594 | 5,3% |
4º | SÃO PAULO | SP | 1.472.753 | 4,8% |
5º | SANTOS | SP | 1.270.374 | 4,2% |
6º | GRÊMIO | RS | 1.193.154 | 3,9% |
7º | INTERNACIONAL | RS | 1.046.108 | 3,4% |
8º | VASCO DA GAMA | RJ | 1.035.848 | 3,4% |
9º | CRUZEIRO | MG | 888.573 | 2,9% |
10º | BOTAFOGO | RJ | 862.703 | 2,8% |
11º | FLUMINENSE | RJ | 795.684 | 2,6% |
12º | ATLÉTICO | MG | 723.734 | 2,4% |
13º | BAHIA | BA | 648.629 | 2,1% |
14º | VITÓRIA | BA | 414.427 | 1,4% |
15º | GOIAS | GO | 387.442 | 1,3% |
16º | SPORT | PE | 384.503 | 1,3% |
17º | FORTALEZA | CE | 379.381 | 1,2% |
18º | ATLÉTICO | PR | 322.695 | 1,1% |
19º | TREZE | PB | 310.517 | 1,0% |
20º | CORITIBA | PR | 310.359 | 1,0% |
21º | SANTA CRUZ | PE | 308.356 | 1,0% |
22º | CEARA | CE | 292.097 | 1,0% |
23º | PONTE PRETA | SP | 274.004 | 0,9% |
24º | LONDRINA | PR | 268.523 | 0,9% |
25º | REMO | PA | 264.946 | 0,9% |
26º | ABC | RN | 261.725 | 0,9% |
27º | BOTAFOGO | PB | 261.115 | 0,9% |
28º | NAUTICO | PE | 256.902 | 0,8% |
29º | PAYSANDU | PA | 256.681 | 0,8% |
30º | RIVER | PI | 245.219 | 0,8% |
31º | AVAI | SC | 239.807 | 0,8% |
32º | PORT DESPORT | SP | 237.900 | 0,8% |
33º | IPATINGA | MG | 237.572 | 0,8% |
34º | FIGUEIRENSE | SC | 235.911 | 0,8% |
35º | JOINVILLE | SC | 232.593 | 0,8% |
36º | JUVENTUDE | RS | 230.434 | 0,8% |
37º | GUARANI | SP | 223.001 | 0,7% |
38º | MOTO CLUBE | MA | 221.695 | 0,7% |
39º | GAMA | DF | 221.074 | 0,7% |
40º | JI-PARANA | RO | 219.026 | 0,7% |
41º | SÃO CAETANO | SP | 218.966 | 0,7% |
42º | MARILIA | SP | 214.801 | 0,7% |
43º | MIXTO | MT | 212.580 | 0,7% |
44º | BRASILIENSE | DF | 208.369 | 0,7% |
45º | BANGU | RJ | 207.614 | 0,7% |
46º | YPIRANGA | AP | 201.302 | 0,7% |
47º | PARANA | PR | 201.044 | 0,7% |
48º | ITUANO | SP | 200.013 | 0,7% |
49º | PALMAS | TO | 196.604 | 0,6% |
50º | VILA NOVA | GO | 196.405 | 0,6% |
51º | JUVENTUS | SP | 195.072 | 0,6% |
52º | ATLETICO | GO | 186.292 | 0,6% |
53º | CRICIUMA | SC | 185.677 | 0,6% |
54º | AMERICA | MG | 182.354 | 0,6% |
55º | INTER LIMEIRA | SP | 181.917 | 0,6% |
56º | AMERICA | RJ | 180.438 | 0,6% |
57º | SERGIPE | SE | 179.728 | 0,6% |
58º | SAMP CORREA | MA | 178.802 | 0,6% |
59º | CRB | AL | 177.702 | 0,6% |
60º | OLARIA | RJ | 177.243 | 0,6% |
61º | CSA | AL | 172.793 | 0,6% |
62º | SANTO ANDRE | SP | 172.148 | 0,6% |
63º | BRAGANTINO | SP | 169.374 | 0,6% |
64º | S RAIMUNDO | AM | 164.109 | 0,5% |
65º | OPERARIO | MS | 162.860 | 0,5% |
66º | BARUERI | SP | 159.485 | 0,5% |
67º | NACIONAL | AM | 159.210 | 0,5% |
68º | UBERLANDIA | MG | 159.073 | 0,5% |
69º | AMERICA | RN | 154.639 | 0,5% |
70º | TUNA LUSO | PA | 152.649 | 0,5% |
71º | XV PIRACICABA | SP | 143.114 | 0,5% |
72º | RIO BRANCO | ES | 133.687 | 0,4% |
73º | RORAIMA | RR | 130.782 | 0,4% |
74º | AMERICANO | RJ | 129.796 | 0,4% |
75º | PAULISTA | SP | 128.716 | 0,4% |
76º | DESPORTIVA | ES | 128.132 | 0,4% |
77º | UNIAO S JOAO | SP | 123.159 | 0,4% |
78º | RIO BRANCO | AC | 119.000 | 0,4% |
79º | VILA NOVA | MG | 114.847 | 0,4% |
80º | U BARBARENSE | SP | 109.832 | 0,4% |
Marcadores: TimeMania
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home