Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sábado, junho 21, 2008

Briga por camisas

É chato dizer isso, porém, uma vez mais, o Flamengo consegue meter os pés pelas mãos em questão de patrocínios. Há poucos meses houve o problema na renovação com a Petrobrás, que redundou em prejuízo para o clube (em momento algum o clube e o patrocinador mostraram, cabalmente, que nenhum mês, além de dezembro, ficou sem patrocínio).

Agora é o patrocínio da Nike, história velha, que vinha se arrastando há mais de ano. Em mais de uma oportunidade esse Olhar Crônico Esportivo disse o óbvio: a Nike não aceitaria passivamente nenhum rompimento de contrato e iria para a justiça brigar pelo cumprimento integral do contrato em vigor. Dito e feito, feito como dito. Pressionado pela necessidade de dinheiro a curto prazo – tal como o Corinthians – e tendo ‘perdido’ as verbas gordas das fases finais da Libertadores, o Flamengo fez o que ameaçava fazer: rompeu unilateralmente com a Nike e assinou novo contrato com a Olympikus. Segundo a Folha de S.Paulo, a empresa já adiantou parte do valor do contrato para o clube – mais um imbróglio à vista.

Não satisfeito com o rompimento, por si só bastante clamoroso, chamou ainda mais a atenção do mercado e dos torcedores ao entrar em campo algumas vezes com três pontos de interrogação no lugar da marca do patrocinador e fornecedor de material esportivo. Ora, a isso a gente chamava de cutucar onça com vara curta. Como a onça é bicho bravo, principalmente quando provocado, sabíamos todos que onça só se provocava com vara muito longa, e que bom mesmo era não provocar o bicho.

Cutucada, a onça foi à luta e contratou o escritório Demarest & Almeida para sua defesa que, basicamente, prega a necessidade do clube honrar o contrato assinado até 30 de junho de 2009. A justiça concedeu liminar ao patrocinador e estipulou multa diária de 1% do valor do mesmo em caso de não cumprimento, ou seja, R$ 70.000,00 diários, já que o contrato tem valor anual de 7 milhões de reais.

O argumento da Nike foi simples: alega ter cumprido o contrato e ser surpreendida com o rompimento unilateral. De seu lado, o clube da Gávea diz o oposto, que a patrocinadora não cumpriu o contrato. Por mais que dirigentes e torcedores acreditem em suas alegações, é sempre difícil provar questões desse tipo num tribunal. Por causa disso, esse Olhar Crônico Esportivo disse que o melhor para o Flamengo era negociar com a própria Nike até o final do contrato, evitando ao máximo qualquer coisa ligada à justiça e advogados.

O patrocínio Olympikus é bom, não resta a menor dúvida, e segue o patamar aberto pela Reebok em 2007 ao antecipar e renovar seu contrato com o São Paulo na base de 15 milhões por ano. O valor de 21 milhões é um sinalizador forte para o Corinthians, também às turras com a Nike, e para o próprio São Paulo – não duvido nada que o clube pressione a Reebok já no final desse ano, principalmente no caso do clube conquistar o título brasileiro, mantendo sua exposição de marca em patamares mais altos e, com isso, justificando a necessidade e justiça de um reajuste.

O Palmeiras abriu concorrência para 2009, já que o contrato com a Adidas termina no final desse ano. Eu acredito que o novo contrato não chegará aos doze milhões por ano, sendo mais provável que fique ao redor dos dez milhões – o dobro do valor atual, praticamente.

A grande incógnita, sem dúvida, passa a ser o que fará o Corinthians. Andrés Sanches já andou falando em rescindir o contrato com a Nike e a situação, no início do ano, chegou a parecer insustentável. De repente, cessaram as declarações negativas, substituídas pelo silêncio, e em evento de marketing esportivo do Instituto Cruyff, o gerente de marketing corintiano, Caio Campos, falou da Nike em tom bastante amistoso, sinalizando que as relações estavam normais ou caminhando para isso. Entretanto, recentemente Andrés Sanches voltou a tocar no assunto e disse estar aguardando o desfecho da contenda Flamengo x Nike para decidir o que fazer.

De acordo com declarações de Braga e Sanches, os dois clubes vêm atuando em comum e trocando consultas em vários assuntos, inclusive nesse de patrocínio. Caso o Corinthians opte por romper, tal como fez o CRF, a Nike ficará numa posição incômoda num mercado grande e importante como o brasileiro, o que poderia ser muito interessante para outros clubes, mas principalmente para o São Paulo. Ao mesmo tempo, o rompimento com o Flamengo, se concretizado, deixará o time do Parque São Jorge com a faca e o queijo na mão para confrontar a Nike e, praticamente, conseguir um novo e excelente acordo.

Essa é aquela clássica situação em que dois brigam e o terceiro, que ficou só olhando, ganha a briga.

Mas, como ficaria a união operacional entre os dois clubes nesse caso?

Uma coisa parece certa: nesse momento, tem muita gente torcendo pelo Flamengo e não é no campo, é nos tribunais. Dirigentes corintianos e tricolores na linha de frente, na fila do gargarejo, puxando aplausos e claque.

Momentos interessantes à vista, aguardem.


.

Marcadores: , , , ,

8 Comments:

  • At 11:35 AM, Anonymous Anônimo said…

    E algum clube do Rio, provavelmente o Vasco, poderá se beneficiar muito desta lide também. Afinal, para ter presença no segundo mercado do país, que é o Rio de Janeiro, e para ter um contra-peso ao Flamengo-Olympikus, não adiantaria à Nike tentar fornecer material ao SPFC ou aumentar seu valor ao Corinthians. Precisaria, sim, ter um parceiro no Rio para rivalizar com a Vulcabras. Se o Flamengo se sair vencedor, provavelmente SPFC conseguirá um aumento junto à Reebok, o Corinthians obterá uma equiparação aos valores do SPFC e algum carioca, muito provavelmente o Vasco, pelo tamanho da torcida, será sondado pela Nike.

     
  • At 12:17 PM, Blogger Emerson said…

    É verdade, Victor, isso que você colocou é muito provável.

    Não só para atingir o mercado carioca, mas também ter presença nacional.

    O Vasco da Gama, porém, ainda apresenta alguns problemas para algumas grandes empresas. Ou melhor, não o Clube de Regatas Vasco da Gama, mas a sua atual direção.

    Nesse momento, apesar dos tamanhos das torcidas, o Fluminense parece ser mais atraente que o Vasco.

     
  • At 12:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu como rubro-negro irei no proximo jogo com um espadrapo tapando a logo da nike, e motivarei outros torcedores a fazer o mesmo. (jogar um manto sagrado fora, nunca) A imagem dela ficará muito bonita.

    Quero ver se a Nike irá gostar de continuar com essa briga e daqui a pouco a torcida do Flamengo começar a boicotá-la. Eu pessoalmente nunca mais comprarei um calçado, camisa, ou qualquer item da Nike.

    Não se esqueça que em inúmeros momentos a Nike derrespeitou o Flamengo, como: passar um ano atrasando a entrega de materiais, lançar camisas alusivas a título em sua loja na véspera da decisão deste, lançar novos uniformes sem aprovação do conselho deliberativo (ferindo normas contratuais), etc. Eles claramente derrespeitaram o Flamengo.

    Observação: não sou diregente do Flamengo, apenas um torcedor apaixonado pelo mais querido do Brasil. Se ela quiser patrocinar o bacalhau, boa sorte para ele

     
  • At 7:20 PM, Blogger ROD said…

    E aí, Brow! Tudo bem? Uma hora dessas deves estar no Morumbi assistindo SPFC x Sport....

    Bem...é óbvio que a Nike não iria deixar barato. Era mais do que previsível que a multinacional iria ingressar com uma ação judicial visando manter o vínculo com o Flamengo até 2009, quando terminaria o contrato. E assim o fez, através de liminar concedida pela Justiça de São Paulo obrigando o clube a exibir a logomarca da empresa em seu uniforme. Vale ressaltar, que é uma decisão de caráter liminar, ficando pendente a questão, de uma decisão de mérito definitiva.

    Emerson, a Nike se mostrar surpreendida com o rompimento unilateral do contrato é de um ridículo atroz. Uma vez que o acordo entre o clube e a empresa era justamente o de "fornecimento de uniformes", a Nike descumpriu o objeto principal do contrato, ora bolas! Isso sem falar na falta de abastecimento de camisas oficiais nas lojas de material esportivo, até mesmo na Fla-Boutique. No ano passado, na reta final do brasileirão, quando a torcida estava em lua-de-mel com o time com a arrancada da zona do rebaixamento à libertadores, não se encontravam camisas oficiais à venda. Um absurdo! Ali naquele momento, haveria um boom de vendas. A procura foi imensa. Com o resultado financeiro das vendas de camisas do SPFC em razão da presença do Adriano, você pode auferir o tamanho do prejuízo que a Nike causou ao CRF no ano passado.

    Se o descuprimento do contrato é fato assim tão difícil de se provar em Juízo, veremos nas cenas dos próximos capítulos.

    O que mais me intriga no caso em tela, é se procedem as informações de que houve adiantamento da empresa ao clube das cotas de patrocínio referentes a 2009, como divulgou o site FlamengoRJ em fevereiro do presente ano, senão vejamos:

    http://www.flamengorj.com.br/noticia.asp?codNoticia=7956

    Supondo que o Flamengo saia vitorioso na batalha jurídica pelo rompimento do contrato com a Nike, como ficam esses valores referentes a 2009 que teriam sido adiantados? Será que o clube teria de devolver, uma vez que o contrato fora rompido ainda em 2008? Confusão à vista, meu caro...

    E aí, Emerson? O OCE não terá um post sobre a novíssima pesquisa de torcidas do Instituto Datafolha sobre a preferência clubística das crianças brasileiras? Como você mesmo já afirmou, é uma parcela da torcida com altíssimo potencial de consumo, não é mesmo? Afinal, o "Papai, eu quero...Papai, compra..." tem um poder de persuasão pra lá de poderoso, ne não?
    hehehe

    Um abraço,
    Rod.

     
  • At 12:27 AM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson, há duas coisas que me intrigam:

    1) Pesquisando no site do tribunal de Justiça de São paulo, eu não achei o processo a qual se refere a essa liminar, bem como se o Flamengo foi devidamente intimado da mesma;

    2)Tanto a Nike quanto o Flamengo já afirmaram que no contrato há uma cláusula arbitral, o que impede a atuação da Justiça sobre questões referentes ao contrato, conforme disposto no Código de Processo Civil, ou seja, o caso deveria se desenrolar por meio da arbitragem,e salvo engano, o foro escolhido foi na França.

    Saudações Rubronegras

     
  • At 3:44 AM, Anonymous Anônimo said…

    Muito bom o post! Confusoes a vista!
    Mas acredito, confusao e reviravolta somente no mercado.
    Porem o caso se apresenta mais simples do que o apresentado no post: 2 partes, obrigacoes contratuais estipuladas. Uma parte nao deixa de cumprir sua obrigacao (usar o uniforme e acessorios e expor a marca). A outra parte descumpre sua obrigacao FORNECER. Ponto final.
    E nessa area do Direito facilmente se prova inadimplemento contratual. Liminares virao, nao podemos ser inocentes em esperar passividade. Mas somente ate a sentenca, onde acaba a guerra das liminares. (Senti uma ponta de inveja em varios pontos do texto do post. rsrs)

     
  • At 3:48 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ah! E parabéns aos dirigentes flamenguistas. Ainda que ineficientes em quase tudo, acertaram enfim.
    Ao contrárioo do que o Emerson disse, acertaram as mãos dessa vez ao esperar uma brecha para o rompimento de forma legal.
    *Tbm senti uma invejinha ao querer colocar como falha do time do Fla esse gol de placa!

     
  • At 5:07 PM, Blogger Brasileirão said…

    Oi Emerson, amigo torcedor
    Venha blog livre de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil para todos os milhares dos nossos usuarios fanaticos ver!
    Brasileirão.com
    está lançando o Vc Repórter, com ele Você pode publicar notícias, fotos, videos ou audios relacionadas a sua time ou torcida para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas.
    Você é convidado a criar e publicar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver.
    Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.
    Você tambem pode criar a pagina do seu time or torcida local.
    Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

    Bem-vindo!

     

Postar um comentário

<< Home