Menos um pouco...
Que alguns torcedores tenham exagerado na dose eu não vejo problema, mas quando o próprio site oficial do clube também exagera, aí complica.
"...o camisa um tricolor agora foi o grande vencedor de uma enquete da Fifa, que perguntou qual é o melhor goleiro do mundo" - essa frase está no começo da matéria do site do São Paulo F.C. sobre a suposta indicação de Rogério Ceni como o melhor goleiro do mundo.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Não se tratou de uma enquete, em primeiro lugar.
Foi somente um artigo da seção "Have your say", comentando quais goleiros poderiam disputar o título de melhor goleiro do mundo e, no final, indagando se Rogério Ceni não mereceria estar entre os melhores, ou mesmo ser o melhor.
Eu mesmo fui lá e deixei meu comentário, assim como mais de quinhentos torcedores são-paulinos. Sim, para mim, por motivos vários e cobrar faltas e pênaltis não é um deles, Rogério Ceni é o melhor goleiro do mundo.
Até a sexta-feira, o artigo tinha cerca de 600 comentários, dos quais mais de quinhentos diziam ser RC não um dos melhores, mas o melhor do mundo. O mais importante nem foi essa avalanche de comentários, e sim o fato da matéria ter, na mesma data, mais de 60.000 visualizações.
Não se trata, portanto, de uma "pesquisa" consultando os internautas, coisa, aliás, à qual eu não dou valor. Basta vermos dois exemplos de distorções: em uma, Maradona ganhou longe de Pelé, graças à mobilização nacional em torno da "votação" realizada pelos argentinos. Ora, quem viu Pelé jogar e viu também Maradona, sabe que Sua Majestade está acima de qualquer comparação possível como jogador, mas numa pesquisa via internet, vota uma maioria esmagadora de jovens, em primeiro lugar, e interesses diversos podem levar a uma concentração de participação maior num país que
Essas matérias e "pesquisas" são divertidas, acho interessantes, inclusive, mas não têm valor.
Não acredito que Rogério seja indicado o melhor goleiro da temporada na eleição da France Football, mas a simples presença de seu nome entre os cinqüenta que disputam a Bola de Ouro já foi um grande prêmio.
No caso da eleição FIFA, essa sim, mais séria e conseqüente apesar de limitada geograficamente aos jogadores que atuam na Europa (apesar da indicação de Riquelme nesse ano, muito mais por acidente do que por metodologia), compete à organização abrir os olhos e criar mecanismos que permitam as indicações de jogadores que atuam fora da Europa, que não disputam a UEFA Champions League e não tem, portanto, alto grau de visibilidade. Isso é importante porque, apesar da crença preconceituosa e tola de que todos os bons jogadores estão na Europa, a verdade é que na América do Sul, principalmente, há sempre bons, excelentes jogadores, e não seria nenhum despropósito um ou mais aparecerem nessas listas.
Na visão FIFA e France Football, Rogério é um dos melhores goleiros do mundo.
Na minha visão, particular, ele é o melhor.
Não precisamos de exageros ou distorções para enfatizar esse ponto.
.
Marcadores: Jogadores, Personalidades, Rankings Jogadores, São Paulo