Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

segunda-feira, novembro 12, 2007

Menos um pouco...


Que alguns torcedores tenham exagerado na dose eu não vejo problema, mas quando o próprio site oficial do clube também exagera, aí complica.

"...o camisa um tricolor agora foi o grande vencedor de uma enquete da Fifa, que perguntou qual é o melhor goleiro do mundo" - essa frase está no começo da matéria do site do São Paulo F.C. sobre a suposta indicação de Rogério Ceni como o melhor goleiro do mundo.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Não se tratou de uma enquete, em primeiro lugar.
Foi somente um artigo da seção "Have your say", comentando quais goleiros poderiam disputar o título de melhor goleiro do mundo e, no final, indagando se Rogério Ceni não mereceria estar entre os melhores, ou mesmo ser o melhor.

Eu mesmo fui lá e deixei meu comentário, assim como mais de quinhentos torcedores são-paulinos. Sim, para mim, por motivos vários e cobrar faltas e pênaltis não é um deles, Rogério Ceni é o melhor goleiro do mundo.


Até a sexta-feira, o artigo tinha cerca de 600 comentários, dos quais mais de quinhentos diziam ser RC não um dos melhores, mas o melhor do mundo. O mais importante nem foi essa avalanche de comentários, e sim o fato da matéria ter, na mesma data, mais de 60.000 visualizações.

Não se trata, portanto, de uma "pesquisa" consultando os internautas, coisa, aliás, à qual eu não dou valor. Basta vermos dois exemplos de distorções: em uma, Maradona ganhou longe de Pelé, graças à mobilização nacional em torno da "votação" realizada pelos argentinos. Ora, quem viu Pelé jogar e viu também Maradona, sabe que Sua Majestade está acima de qualquer comparação possível como jogador, mas numa pesquisa via internet, vota uma maioria esmagadora de jovens, em primeiro lugar, e interesses diversos podem levar a uma concentração de participação maior num país que em outros. Mais recentemente, Zico foi apontado como o maior jogador brasileiro na Italia, vencendo, simplesmente, Kaká e Falcão, o Rei de Roma. Claro, a torcida do Flamengo mobilizou-se e votou, do Brasil, numa enquete italiana. Mas a atuação de Zico na Itália, jogando pela Udinese, foi pouca coisa mais que discreta, longe da importância de Falcão e de Kaká, bem longe. Venceu, aqui também, a paixão exacerbada da torcida.

Essas matérias e "pesquisas" são divertidas, acho interessantes, inclusive, mas não têm valor.

Não acredito que Rogério seja indicado o melhor goleiro da temporada na eleição da France Football, mas a simples presença de seu nome entre os cinqüenta que disputam a Bola de Ouro já foi um grande prêmio.

No caso da eleição FIFA, essa sim, mais séria e conseqüente apesar de limitada geograficamente aos jogadores que atuam na Europa (apesar da indicação de Riquelme nesse ano, muito mais por acidente do que por metodologia), compete à organização abrir os olhos e criar mecanismos que permitam as indicações de jogadores que atuam fora da Europa, que não disputam a UEFA Champions League e não tem, portanto, alto grau de visibilidade. Isso é importante porque, apesar da crença preconceituosa e tola de que todos os bons jogadores estão na Europa, a verdade é que na América do Sul, principalmente, há sempre bons, excelentes jogadores, e não seria nenhum despropósito um ou mais aparecerem nessas listas.

Na visão FIFA e France Football, Rogério é um dos melhores goleiros do mundo.

Na minha visão, particular, ele é o melhor.

Não precisamos de exageros ou distorções para enfatizar esse ponto.


.

Marcadores: , , ,

9 Comments:

  • At 10:18 AM, Anonymous Anônimo said…

    Pois para mim ele é o melhor do mundo também porque cobra faltas e pênaltis, vale o conjunto.

    Osmar

     
  • At 3:02 AM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson,

    Menos, menos...
    No outro blog, concordo plenamente com você em quase tudo.
    Agora, neste, jamais poderia dizer amém a algum são-paulino, embora respeite a todos.
    O "seu" Rogério Ceni (que eu me lembre) nunca foi para a nossa Seleção.
    Já o meu - do Timão alvinegro - o Felipe, já, já estará lá. E, quem sabe, em lugar de cobrar pênaltis ou faltas, ele possa marcar alguns gols de cabeça. Com a criatividade brasileira e com a raça corintiana, tudo é possível.
    Mas como tenho de reconhecer a superioridade adversária, parabéns pelas vitórias.
    Mas, cuidado, o Flamengo (que detesto!) está na marcação de vocês.
    Abraços,

    Lilly

     
  • At 2:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala sério ne.Debaixo dos paus temos muitos goleiros melhores que ele no Brasil mesmo.

    Cavalieri, Felipe, por exemplo..

    O Ceni passa por uma boa fase por estar experiente, mas na idade do Cavalieri e do Felipe ,ele nao pegava nem a metade que esses dois estao agarrando..

    Paixao clubistica tem limite.

     
  • At 4:40 PM, Blogger Emerson said…

    Uma coisa é certa: ninguém fica indiferente ao Rogério.

    :o)

     
  • At 5:43 AM, Anonymous Anônimo said…

    Curioso. Qndo o Tricolor fala bem de seus profissionais logo é condenado... Qndo os "times da massa" tem sua história inflada pela TV por interesses do ibope, não se vê exageros nem condenações... E olha que o Tricolor é Penta. Imagina se os clubes da massa estivessem com o título agora... Santa incoerência.

     
  • At 4:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    Voce que gosta dos bastidores do Futebol!


    Seguindo a linha de marketing do ex presidente Fernando Carvalho.
    INTER UM SUCESSO DE BILHETERIA
    13/11/2007



    CINEMA LOTADO

    O filme obteve a maior bilheteria do fim-de-semana de toda a rede do Espaço Unibanco, com cinemas em SP, RJ, MG, CE, PR e SC. O filme colorado levou mais espectadores ao cinema do que o mais recente lançamento de Tom Cruise, Leões e Cordeiros, e Tropa de Elite. Os 2.080 espectadores da sala 1, a única em Porto Alegre a exibir o filme em programação integral, superaram, de longe, a média por sala do campeão de bilheteria nacional deste fim-de-semana, Antes só do que mal casado, lançamento com Ben Stiller, que teve média de 1.122 espectadores por sala.

    A recepção ao filme foi tão calorosa que os exibidores foram obrigados a criar sessões extras durante o fim-de-semana, já que as programadas se esgotaram rapidamente. E a euforia não dá sinais de arrefecer - também as sessões desta segunda-feira, um dia normalmente calmo nos cinemas, estavam lotadas. Alguns torcedores já viram o filme mais de uma vez, em seu terceiro dia em cartaz.

    \"O filme é maravilhoso. É a história do Internacional, de um grande feito dos gaúchos consagrada no cinema. Com a conquista do Mundial, levamos o nome do Rio Grande do Sul aos quatro cantos do Planeta\", comemora o vice-presidente de marketing Jorge Avancini. \"A história do filme é contada por quem construiu ela, todos os colorados, os protagonistas, o time e a torcida. Gigante é um show de emoção\", afirma o presidente Vitorio Piffero.

    \"Vamos pedir para a secretária de cultura do Estado, Mônica Leal, para indicar o \'Gigante\' como representante oficial do Rio Grande do Sul a ser o candidato brasileiro ao Oscar 2009 (na categoria Documentário)\", concluiu Avancini. Com o sucesso no mercado gaúcho, os produtores já negociam um lançamento mais amplo no mercado nacional, em maior número de salas do que o originalmente previsto. A estréia nacional deve ficar para a primeira quinzena de dezembro.

    A febre parece se estender para o DVD também. Apesar de só ter lançamento previsto para o dia 20 de novembro, centenas de unidades já foram comercializadas em regime de pré-venda por várias cadeias de varejo.

     
  • At 11:42 PM, Anonymous Anônimo said…

    Rogerio Ceni nunca podería ser melhor goleiro do mundo quando existe actualmente Buffon,Cech e Casillas.
    E eu discordo de que jogadores de outros continentes devam ser nomeados,devem ser nomeados os melhores e é óbvio que nissoo tem-se em conta o grau de dificuldade de cada campeonato e ainda jogam os melhores e daí que o normal seja que a maioria seja de 3 campeonatos...
    De resto so devem ser nomeados de outros campeonatos quando nesses campeonatos alguem tenha um destaque enorme nesse ano por algum motivo,como aconteceu neste ano com Riquelme no Boca que leou o time nas costas...
    Nomear por nomear acontece depois o que se passou na lista da FF vêm-se nomeados jogadores do irao,japoneses e mais nao sei o que so para agradar a gregos e troianos...
    Devem ser nomeados os melhores do mundo e se os melhores jogam maioritariamente na Europa que sejam eles os nomeados,o premio nao pode ser por caridade ou para agradar todos os continents...se assim fosse aí teríamos tambem os africanos e asiatios a exigirem que se nomeassem jogadores dos seus campeonatos.
    Acho Rogerio Ceni o melhor goleiro a actuar no Brasil,mas na verdade nao podemos falar nele pa melhor do mundo quando ele nunca foi titular da seleçao do seu país.
    E bater faltas nao é requesito de goleiro,analisamos o goleiro que defende melhor e nao o que bate melhor faltas.
    Em relaçao a Maradona a diferença é que a Fifa afirmou que o voto popular sería o sistema e depois alterou so porque venceu o cara que eles nao queriam por ser polemico.
    Se fosse por idade ou torcida como falam aí Pele nem tería ficado em 2º uma vez que os mais jovens nao o viram jogar...
    Muita gente acha Maradona melhor,essa votaçao foi apenas um sinal disso,cá na Europa muitos acham Maradona o melhor.eu acho e ja expliquei porque.
    ass ricardo

     
  • At 12:05 PM, Blogger Emerson said…

    Hummmmmmmmmm...

    A "eleição" do Maradona foi uma, digamos, brincadeira da internet. Até sites e programas de televisão sobre culinária estimulavam suas leitoras e telespectadoras a clicarem e "votarem" Maradona. Só brincadeira, nada mais.

    Concordo que a maioria dos bons jogadores estão atuando na Europa.
    A maioria, não a totalidade. Logo...

    O fato de Rogério Ceni não atuar na seleção do Brasil é irrelevante, ou melhor, é totalmente relevante, sim, de sua qualidade.
    Quanto ao fato em si, azar da seleção brasileira.

    Futebol nunca será uma ciência exata, felizmente. O que permite que muitos considerem Maradona melhor que Pelé, coisa sabidamente impossível e fora da realidade.

    :o)

     
  • At 12:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson,voce ve o que pensa muita gente que vive na Europa e verá que muits acham o Maradona o melhor de todos os tempos...
    Na argentina entao nem se discute.
    Aqui em Espanha tal como na Italia muits acham Maradona o melhor,ele fazia coisas com a bola que pele nao conseguia fazer,pele é o maior artilheiro da historia,mas melhor jogador mais habilidade mais espectacular esse foi Maradona...
    Dizer que isso sabiamente nao é possível e é fora da realidade é olhar so para o proprio umbigo...
    Essa votaçao que voce fala nao foi brincadeira.
    A Fifa anunciou que esse sería o sistema para atribuir o trofeu...
    Depois de saber o resultado alterou porque nao queriam que Maradona vencesse por sua atitude crítica em relaçao á fifa e por nao o considerarem um bom exemplo para os jovens...
    Essa ideia de que o Pele é unanimamente considerado o melhot é tao ridicula como a dos argentinos acharem que o Maradona é unanimamente considerado o melhor...
    Achar que 1 ou outro sao unanimes no resto do mundo isso sim é fugir á realidade...
    Tem até quem ache melhor o puskas ou o di stefano e na holanda muitos acham cruyff e nao so...
    .
    .
    E para mim para ser melhor goleiro do mundo tem que se ter valor para ser titular da seleçao do seu país.
    E acho que nao da para comparar o buffon ,casillas ,van der saar ou cech com o rogerio ceni.sao níveis distintos.
    Ceni é todavá sem duvida um grande goleiro.o melhor de longe da liga brasileira.
    ass ricardo

     

Postar um comentário

<< Home