Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, novembro 07, 2007

Estádios para 2014... E o Beira-Rio?


Essa é uma situação que merece a tag “boladas & caneladas”.

Principalmente, por ser incompreensível.

Movido pela curiosidade de algumas pessoas (como a Gigi) sobre o motivo do Beira-Rio não constar da relação dos estádios visitados pelo SINAENCO, conversei com o pessoal da assessoria de imprensa do Sindicato. Quando toquei nesse assunto e pedi uma explicação, manifestaram-se, ainda, espantados: a direção do Internacional simplesmente não permitiu o acesso da equipe de fiscalização do Sindicato ao estádio Beira-Rio. Segundo os assessores, não houve nem mesmo a possibilidade de negociar ou conversar com outras pessoas. O acesso foi negado e ponto.

A cobertura inicial do Sindicato previa a fiscalização de trinta estádios em dezessete unidades da federação. Com a recusa do Internacional, ficaram vinte e nove estádios, que são os que constam na lista e da ampla cobertura fotográfica disponível no site do SINAENCO:

http://www.copa2014.org.br/estadios.asp

Naturalmente, foi perguntado à assessoria de imprensa o porque da recusa, mas, de acordo com os jornalistas, a direção do Internacional não informou o porque da recusa da vistoria.

Uma pena tal atitude, ainda mais tendo partido da direção do Internacional, que é, sem dúvida, uma das melhores e mais modernas do Brasil.

Além da tag “boladas & caneladas”, vai também uma outra: “BR e futebol tupiniquim”...



Post scriptum

Depois da primeira e esclarecedora conversa, o próprio jornalista que acompanhou a comitiva do Sindicato procurou o Um Olhar Crônico Esportivo e complementou as informações.

O pedido para a visita foi feito por escrito com mais de vinte dias de antecedência, e complementado por conversas telefônicas, envio de faxes e e-mails, sem retorno por parte da direção colorada, exceto a sugestão para que o pessoal fizesse a “visita guiada” pelo estádio, aberta a qualquer turista ou torcedor. Obviamente, não era esse o caso.

A primeira cidade visitada foi justamente Porto Alegre. Feita a visita ao Olímpico, que não teve nenhum problema, o pessoal quis fazer uma última tentativa e foram todos para o Beira-Rio, lá chegando por volta de 12:00 horas. Aguardaram um contato entre a portaria e a diretoria, novos contatos internos foram feitos e a resposta foi a mesma: poderiam fazer a “visita guiada”. Além disso, era dia de jogo e a inspeção atrapalharia os trabalhos.

Detalhe: o jogo seria às 21:45 horas.

Diante disso, rumou todo mundo para o Salgado Filho.

Terminadas as viagens para os dezessete estados, e já com o relatório em fase de finalização, novo contato com a direção colorada foi realizado, com o pessoal do Sindicato disposto a voltar a Porto Alegre com a finalidade única de vistoriar o Beira-Rio. Apesar da boa-vontade e insistência, o resultado foi o mesmo: sem permissão.

8º ENAENCO – COPA 2014 - O Brasil Antes e Depois

Todo esse trabalho do SINAENCO será apresentado e discutido nesse Encontro, e o Um Olhar Crônico Esportivo estará presente.

Afinal, não é nada, não é nada, já será o começo da Copa 2014 fora das salas da CBF e dos palácios governamentais.

E vamos acompanhar.

Há muito o que pensar e discutir, a começar, por exemplo, da necessidade (não é obrigatória) de cobertura dos estádios, importante na Europa mais pela neve que pela chuva. Da mesma forma, não há necessidade de aquecimento em vestiários e bancos de reserva, mesmo considerando que alguns jogos em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo são realizados com temperaturas não muito civilizadas no inverno. Mas plenamente suportáveis.

Importante, por exemplo, é discutir a visão medieval e belicosa com que os estádios foram construídos e divididos. Se não fosse tão caro, alguns fossos seriam enchidos com água e povoados com piranhas (peixes, vamos deixar bem claro), além das lanças em divisórias de setores e outras barbaridades.

Os membros da Comissão ficaram impressionados com o estado dos banheiros em praticamente todos os estádios. Em petição de miséria, para começo de conversa, e sem higiene e conforto.

Assunto não vai faltar, como garantiram os assessores de imprensa do SINAENCO.


.

Marcadores: , ,

3 Comments:

  • At 10:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Emerson.
    Vim agradecer seu empenho em relação ao que teria acontecido com o Internacional.
    Não consegui ainda entender esta atitude.
    Espero que a diretoria do clube explique o motivo de tal atitude.
    Qualquer novidade, te aviso.
    Abraço

     
  • At 2:30 AM, Anonymous Anônimo said…

    Não sei do porque de toda essa repreensão por parte da diretoria do Internacional com os funcionários da SINAENCO.

    Por que eles estão tão apreensivo em mostrar o estádio?
    Medo de mostrar o quê? Já não falaram que os estádios do Mineirão e da Fonte Nova estão em situações piores?

    Enfim, de qualquer forma estou com um péssimo pressentimento com relação a essa Copa 14.
    Pressentimentos esses que, não só eu, como boa parte da população brasileira sente. Como, por exemplo superfaturamento nas obras, desvio de verbas públicas, não acabamento das obras no prazo previsto, e a principal... O PREÇO DOS INGRESSOS!

    Tá certo, a Copa é somente em 2014, mas, além dos anos passarem rápido, muito anda se especulando com relação a isso. Dizem que os preços dos ingressos será MUITO ALTO!

    Não sei em qual blog que eu lí, se foi no seu Emerson, ou se foi na do seu colega Carmona, mas eu havia lido que na Copa da Alemanha, os ingressos mais BARATOS custavam em torno de R$1.000!
    estão loucos?!?!

    Aliás, eu não posso falar nada, porque acredito que, independente de quanto esteja os ingressos eu estarei lá. Não somente nos jogos do Brasil, como pretendo ver também jogos da Inglaterra, de Portugal e Itália. Isso dependendo dos jogos que ocorrerão no Morumbi!

     
  • At 2:35 AM, Anonymous Anônimo said…

    Um comentário rápido..
    Vi no seu perfil a sua preferência por filmes..

    Não querendo fugir do assunto, mas deixarei aqui um link para a minha lista.
    Ela não está numerada de acordo com minhas preferências, eu somente coloquei os filmes que eu mais gosto, sem ordens.

    http://melhoresfilmes.com.br/usuarios/Tavinho

    Boa noite.

     

Postar um comentário

<< Home