Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sábado, novembro 15, 2008

Sofrimento II – Mais por vir

(Com post scriptum em 16/11)


$ofrimento II - Mais por vir



Carlos Alberto, jogador do
Botafogo, entrou na justiça com um pedido de desligamento do clube por falta de pagamento dos salários, atrasados há 3 meses, e também por falta do recolhimento do FGTS durante todo o tempo em que esteve vinculado ao clube – cerca de seis meses.

Como era temido, o Botafogo não conseguiu recursos para pagar seus compromissos correntes. Assim como outros clubes, ele estava recorrendo a empréstimos bancários dando como garantia as cotas de TV de 2009, devidamente avalizadas pela Globo, GLOBOSAT e Clube dos 13.

A esse respeito, este Olhar Crônico Esportivo alertou no post “$ofrimento”, em
10 de outubro:

“Segunda-feira (6 de outubro), o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, prometeu pagar os salários atrasados (dois meses) dentro de 15 a 20 dias. Para isso, segundo as matérias jornalísticas, ele conta com um cenário mais calmo e definido na economia. Não entendi, pois, nesse período é exatamente isso que não teremos.”

E foi o que tivemos: um período confuso, complicado, sofrido e, pior ainda, um período que está longe de terminar.

Nos dias que se seguiram outras notícias deram conta de fatos diversos, todos eles com maior ou menor relação. No
Corinthians, por exemplo, descobriu-se que empresários estão recebendo maiores comissões que o normal nas negociações de jogadores. O presidente Andrés Sanches veio a público e não só confirmou, como explicou, curto e grosso, como costuma fazer:

“Se não faço isso, ele vende atleta de outro time.”

Essa resposta foi dada ao repórter da Folha de S.Paulo que questionou uma comissão maior para o empresário que negociou Zelão. O clube não podia correr o risco de ficar sem a venda do atleta, portanto, o presidente não hesitou e concordou em pagar uma comissão maior. A oposição chiou – é bom que o faça, é o papel da oposição – e muitos torcedores reclamaram, mas essa foi apenas mais uma dose de um remédio amargo, sem o qual o organismo ficaria pior.

Os salários no
Flamengo estavam atrasados e ainda estão, mas uma parte já foi paga. Também o Botafogo conseguiu pagar parte dos salários devidos. Este Olhar Crônico Esportivo não conseguiu a confirmação, mas aparentemente a Globo e GLOBOSAT entraram no circuito e adiantaram mais cotas de TV de 2009, que os clubes tentavam antecipar via empréstimos bancários, mas sem conseguir, devido ao virtual fechamento das carteiras de crédito dos bancos.

Informes vindos do
Parque Antártica dão conta de seguidos empréstimos feitos ao clube por conselheiros e diretores, para que os salários sejam mantidos em dia. Mesmo assim esse objetivo não foi alcançado e há, pelo que se sabe, atrasos nos pagamentos dos direitos de imagem, pelo menos.

Depois da brilhante partida contra o Vasco, já tem torcedor do
Atlético Mineiro sonhando com a transferência de Renan Oliveira para a Europa por alguma coisa como 15 milhões de euros, hoje quase 45 milhões de reais, o bastante para acertar a vida imediata do Galo.

Sonho de uma noite de primavera, tão somente. A situação na Europa está ruim e piorando, o que é assunto para o próximo post.



Pos scriptum - 16/11

Como disse acima, não tinha conseguido até a noite de sexta-feira a confirmação da ação da Globo, Globosat e Clube dos Treze para ajudar os clubes.
Mas o que este blogueiro não conseguiu, a Folha de S.Paulo conseguiu, conforme pode-se ler na coluna Painel, hoje:


"Água mole... A força-tarefa montada pelo Clube dos 13 e pela Globo para levantar dinheiro em bancos para os times mais endividados já rendeu ao menos um fruto. E o beneficiado foi um membro da oposição da entidade: o Botafogo, que pagou um mês de salários atrasados."


.

Marcadores: , , , , , , ,

1 Comments:

  • At 7:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pelo que sei o Flamengo já pagou o salário de SETEMBRO e o de OUTUBRO vence dia 25 de NOVEMBRO. Portanto o Flamnego, em termos de SALÁRIO, está em dia.

     

Postar um comentário

<< Home