Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sábado, novembro 15, 2008

Botafogo sob nova direção – em breve




Acabei de assistir à entrevista feita pelo site GloboEsporte com o
Mauricio Assumpção, próximo presidente do Botafogo. Uma entrevista muito boa, em termos de conteúdo, e um programa muito bom, tecnicamente falando. Praticamente sem cenário, apenas o Mauricio e três entrevistadores, um deles o setorista do clube e outro o editor-chefe do site, o Gustavo Poli. Todo mundo educado, ninguém falando por cima do outro, e muito menos por cima do entrevistado. Como é bom simplesmente ouvir uma pessoa de cada vez!

Alguns comentários sobre a entrevista em si.

Não conheço o Mauricio, o pouco que sei é que é cirurgião-dentista e professor universitário. Isso já diz bastante, pois um professor universitário numa disciplina como a dele precisa ser profissional de respeito, com boa formação científica, ter uma mente organizada e expressar-se claramente. São boas características para um presidente de clube, desde que bem assessorado em áreas como finanças, controladoria e marketing, além, evidentemente, do futebol.

Outros pontos importantes: o Mauricio é novo, tanto na idade como no meio futebolístico. É cara nova, não é mais do mesmo de sempre, coisa tão comum na maioria absoluta de nossos clubes. Para mim, mais um ponto a favor. Não que isso seja por si uma qualidade, mas nada como mudar um pouco o cenário.

Ele tocou em alguns pontos realmente críticos e deu a eles a importância devida, na minha opinião.

Divisões de base: “se o Botafogo não montar uma boa base nos próximos anos, seu futuro estará ameaçado.” Colocação perfeita, visão correta do futuro. Mesmo clubes bem estruturados e com a vida financeira em ordem não podem prescindir de suas divisões de base. Juvenal Juvêncio, por exemplo, diz claramente que já a partir de 2010 quer o São Paulo formado em sua maior parte por jogadores saídos da base. Mauricio se preocupa, também, em blindar a receita para manter a base e, tão importante quanto, blindar os atletas nela em formação. Essa será, para ele, a tarefa mais importante de sua gestão e a de maior impacto para o futuro. O modelo como funcionará essa área ainda não está claro, ele e sua equipe trabalham nisso, podendo ter o Botafogo como único responsável, ou criando um fundo, o que talvez acelere e dê algum ganho mais rápido.

Realidade: o próximo presidente do clube não tem ilusões e sabe que precisará adequar-se à realidade. Apesar das dificuldades, ele acredita na montagem de uma boa equipe, e para isso aponta um fato que considero importante: “O Brasil tem muito jogador para ser descoberto” – uma grande verdade e nosso maior diferencial em relação ao resto do mundo. Esse é um assunto que, sozinho, renderia dias de discussão, mas gostei de ouvir essa opinião na boca do Maurício. O clube, inclusive seus companheiros de chapa que vão cuidar do futebol, já conversa com alguns jogadores visando sua manutenção no elenco, e também com o treinador Ney Franco. Embora delicado, um ponto é pacífico: a necessidade de reduzir a folha de pagamentos, principal despesa do orçamento de 2009. Isso significa a saída de vários atletas do atual elenco, como ele reconheceu. O clube vai se esforçar para manter alguns titulares, formando o embrião de um novo time.

Dinheiro: está curto e será um problema em 2009, pois o clube já antecipou praticamente todas as receitas do próximo ano, tal como este Olhar Crônico Esportivo vem dizendo a seus leitores – e isso, como também já foi dito aqui, não é exclusividade do Botafogo. Isso leva ao próximo ponto...

Marketing: entre os planos para 2009 está o fortalecimento da campanha “Botafogo no coração”, incrementar em todo o Brasil a captação de sócios-torcedores (pelo que pude deduzir, o clube criará mecanismos para que torcedores distantes do Rio de Janeiro também colaborem, sem ser por meio de doações) e promover vendas de ingressos, cadeiras e camarotes no Engenhão, ate reproduzindo, em parte, o que foi feito na volta à 1ª divisão, em 2004.

Engenhão:
o Mauricio sabe que o custo do estádio é alto, mesmo sem jogo algum. Ele entende que em 2010, com o Maracanã em obras, os clássicos terão que ser disputados no Engenhão, ou seja, e isso é dedução do blogueiro, se a polícia considera que há problemas de segurança, ela que dê um jeito de contornar os problemas e garanta a segurança dos torcedores em qualquer jogo, tal como já deveria ter feito para esse último confronto contra o Flamengo. Com mais jogos, o clube terá melhores receitas no estádio, como as indiretas, relacionadas com o movimento de pessoas consumindo produtos e, sobretudo, aumento nos valores de publicidade em função da maior exposição e visualização.

Dividas e Timemania: o Botafogo, como todos os demais clubes, está preocupado com os parcos resultados da Timemania até agora. O novo presidente, porém, sabe que qualquer ação nessa área só terá força se empreendida de forma coletiva. Para isso ele destacou o papel do Clube dos 13, onde os clubes estão discutindo o assunto e está se chegando a um consenso sobre a necessidade mudar a loteria e ampliar o prazo para que os clubes paguem suas dívidas.


Esses foram os principais pontos abordados.
Dos assuntos importantes na visão deste Olhar Crônico Esportivo, faltou perguntar sobre sua visão a respeito do Clube dos 13 e a posição do Botafogo em relação ao atual G4, ora em fase de crescimento para G5, onde ele participa ao lado do Corinthians, Flamengo, São Paulo e em breve o Atlético Paranaense, em oposição à atual gestão e estrutura do Clube dos 13.


Para quem quiser assistir na íntegra, clique aqui.


.

Marcadores:

7 Comments:

  • At 11:26 AM, Blogger Saulo said…

    Eu só espero que o próximo presidente do Botafogo faça um belo trabalho no clube. O Botafogo precisa de pessoas que querem o bem para o clube. De pessoas que sejam competentes. Vamos ver o que vai acontecer. Tomara que dê tudo certo.

     
  • At 11:55 AM, Blogger Jogo Aberto said…

    o botafogo tem q ser levado mais a serio.

     
  • At 5:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson, o Muricy vai ficar no São Paulo ano que vem?
    E essa história que o Internaiconal faria um proposta milionária como fez no meio do ano, para ele comandar o colorado no centenário sabe algo?
    espero que nosso treinador fique por anos e anos..E o Ricardo Teixeira que deixe o Dunga quieto lá na seleção hehe

    Alisson tricolor

     
  • At 7:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    Planejamento em clube de futebol, principalmente no BRASIL, depende muito da CAMPANHA do time nos campeonatos. Uma má campanha põe uma bela gestão em situação bem difícil.

     
  • At 1:05 PM, Blogger Chico da Kombi said…

    |
    Gostei da administração Bebeto de Freitas, e minha nota pra ele é 8.
    Ele vacilou, apenas, quando praticamente extinguiu as divisões de base do clube.
    Ele pegou o Botafogo desacreditado, na segunda divisão, e o transformou em um clube respeitado.

    Gostei da entrevista do Maurício Assumpção, mas a última pergunta foi inoportuna e lamentável.

    Boa sorte ao novo presidente do meu querido Botafogo.

    FORÇA EM 2009, FOGÃO!

     
  • At 2:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson,
    primeiramente gostaria de registrar aqui a minha admiraçãopor voce ... eu pilho, pilho, pilho e voce nunca cai na minha ... hehehehe ...
    -
    -
    Com relação ao novo futuro presidente do Botafogo penso que a sua gestão vai depender muito ainda do peso interno-politico que o Bebeto de Freitas pode influenciar positivamente na sua administração ...
    -
    -
    Como flamenguista torço contra
    Como torcedor de futebol acho que num geral o Bebeto foi 10 ... o Botafogo é o clube mais dificil de ser administrado aqui no Rio ... é muito mais complicado que o Vasco do Eurico ...


    Xaruto

     
  • At 12:00 PM, Blogger Emerson said…

    Chico Kombeiro (ehehhe), não achei relevante a tal da última pergunta para este blog.
    Mas lá, naquele contexto, achei que ela teve seu lugar. Por sinal, gostei da resposta do Assumpção, e até acho que ele gostou da pergunta.


    Alisson, dirigentes do Inter disseram mais de uma vez que não há projeto ligado a Muricy para 2009.
    Muricy tem contrato com o SP válido até o final desse próximo ano e, não duvido,é bem capaz do Juvenal prorrogar seu contrato no início da próxima temporada.
    Creio que Muricy só deixa o SP, nesse momento, para dirigir a Seleção, coisa que espero que não aconteça.

     

Postar um comentário

<< Home