Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, outubro 08, 2008

Dinheirinho extra no Clube dos Treze...



... e no caixa dos clubes



Até esse ano, os pagamentos feitos pelo Clube dos 13 aos clubes, sofriam um desconto de 1,75% (a respeito, ver posts de 9, 17 e 19 de outubro de 2007) por conta da taxa de administração do Clube, e mais os 5% de lei para o INSS e mais 5% de Direito de Arena.


A partir de 2009 esse desconto de 1,75% deixa de existir, e o desconto sobre as cotas dos clubes será de 10% dos dois tributos, nada mais.


Ora, nesse caso, como poderá sobreviver a entidade?


Simples: com o dinheiro pago pela TV Globo e GLOBOSAT em troca da cessão às emissoras do direito de uso da e da marca Clube dos Treze.


Por esse direito, as duas empresas pagarão 10 milhões de reais por ano – 8 milhões da Rede Globo, sinal aberto e outros 2 milhões pela GLOBOSAT, sinal fechado – e com essa verba o Clube alcança sustentabilidade, não mais descontando uma taxa mensal dos associados e participantes da Série A.


Em 2008, o valor descontado ficou em 5,5 milhões de reais, quantia que, em 2009, com certeza ultrapassaria 8 milhões de reais.


Dessa forma, pode-se dizer que o acordo para a transmissão do Brasileiro 2009 tem, na prática, dez milhões de reais a mais do que o que foi anunciado, em termos práticos e líquidos.



No decorrer dos três próximos anos serão mais 30 milhões que irão para os cofres dos clubes, uma vez que a taxa de administração fica extinta.


Não é muito, quando pensamos que o total é dividido em três anos e pago em parcelas mensais, mas todo reforço de caixa é importante.


Considerando os clubes do Grupo I, que receberão algo como 34 milhões de reais em 2009, não precisar pagar essa taxa significará mais 600.000 reais em caixa, ou seja, 50.000 reais por mês, dinheiro suficiente para pagar o salário de um jogador médio e bom, ou de três, até quatro jovens valores.


Tudo ajuda.


Por outro lado, a crise iniciada em Wall Street aproxima-se e boa parte, a maioria dos clubes, já sacou muito sobre o futuro...


Comentarei a respeito no próximo post.



.

Marcadores: , ,

1 Comments:

  • At 11:02 AM, Anonymous Anônimo said…

    Olha Emerson é como vc falou, qualquer um pouco de verba que entre nos clubes brasileiros faz uma diferença grande, pricipalmente no meu Vascão

    Abraços BJ.

     

Postar um comentário

<< Home