Cidades, IPCs e os clubes de futebol
Matemática e economia andam na ordem do dia ultimamente.
A economia por motivos mais que sabidos, é claro, com esse crash na economia americana – que todos sabiam que iria acontecer, mas, assim mesmo, quase ninguém cuidou de antecipar e prevenir os efeitos piores – e seus reflexos por todo o planeta.
A matemática também está na boca do povo, porém por motivos mais prosaicos, menos sérios, digamos. Refiro-me às projeções sobre quem será o campeão brasileiro e quem cairá para a 2ª divisão.
Bush está preocupado com a crise econômica, se é que ele tem noção do que está ocorrendo, coisa da qual não tenho certeza.
Certeza que tenho, todavia, ao dizer que ele não está ligando a mínima para quem ganha e quem cai no Brasileiro.
Azar dele, claro. Cá entre nós, prefiro conviver com essas preocupações de tão alto nível esportivo do que com as dele com Wall Street, FED, Iraque, Afeganistão, Al Qaeda, etc.
Isto para não falar do Obama do bem e do velho McCain, namorador emérito nos velhos tempos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Deixando essa introdução movida a besteirol para trás, vou entrar numa discussão que, uma vez mais, dá o ar de sua falta de graça: a influência do poder econômico no futebol brasileiro.
(Na verdade não vou entrar na discussão agora, só fornecerei
algumas informações, deixando para discutir mais à frente.)
Não serei cretino ao ponto de dizer que ela não existe, pois existe, como em qualquer outra atividade.
Mas não é tão grande e, principalmente, não é tão determinante como dão a sugerir seus ferozes críticos.
Fosse assim e não haveria necessidade de campeonato de futebol, ou de atletismo, ou de qualquer outra coisa.
Bastaria medir o tamanho de cada economia e dar as medalhas de ouro proporcionais aos mais ricos em escala decrescente.
Para não ficar com blá blá blá sobre isso, vou fazer diferente.
Na tabela a seguir, estão listadas as cidades brasileiras de acordo com o seu IPC – Índice Potencial de Consumo.
Este índice, sobre o qual já postei neste Olhar Crônico Esportivo em 13 de julho de 2007 (para quem quiser reler ou ler pela primeira vez), é um bom indicador da, digamos, riqueza de cada cidade, riqueza que sempre será maior do que a apontada pelo índice, pois a real capacidade econômica de uma cidade agrega, também, as de suas vizinhas imediatas.
Cada uma das cidades virá acompanhada pelos times que suporta e em qual divisão.
Vejam que há situações muito interessantes.
Tem muita cidade rica que não tem clube em nenhuma das três divisões principais do nosso futebol.
Tem muito clube que vai bem, obrigado, e que não é de centro economicamente forte.
Tem muito clube de cidades das quais, sejamos francos, poucos ouviram falar, mas que estão desempenhando bons papéis no futebol de seus estados e do Brasil.
Como, por exemplo, o Holanda, de Rio Preto da Eva, cidade que tenho o prazer de conhecer, onde já almocei, onde já tomei muitos cafés e chupei muitos sorvetes.
Rio Preto da Eva fica a quase meio caminho entre Manaus e Itacoatiara, e é uma das poucas cidades à qual o manauara pode chegar por via rodoviária.
O que diferenciou o Holanda?
Gestão.
Ao fim e ao cabo, é a gestão, mais que o dinheiro, que faz a diferença.
Aproveitem a tabela.
Clubes da 3ª Divisão 2008 de municípios fora da lista dos 500 maiores IPC do Brasil:
(Por problemas de diagramação, a tabela principal virá depois dessa.)
Cidade | Estado | Clube |
Barras | PI | Barras FC |
Eng. Beltrão | PR | Esp. Rec. Engenheiro Beltrão |
Guará | DF | EC Dom Pedro II |
Horizonte | CE | Horizonte FC |
Linhares | ES | Linhares FC |
Lucas do Rio Verde | MT | Luverdense Esporte Clube |
Mucajaí | RR | Atlético Progresso Clube |
Picos | PI | Sociedade Esportiva de Picos |
Rio Brilhante | MS | Esporte Clube Águia Negra |
Rio Preto da Eva | AM | Holanda Esporte Clube |
Salgueiro | PE | Salgueiro Atlético Clube |
Santa Cruz | RN | Sport Club Santa Cruz |
Agora, a tabela listando as cidades brasileiras entre as 500 com maior IPC e seus clubes nas 3 divisões principais do nosso futebol.
Ranking | IPC | Cidade | Clubes Série A | Clubes Série B | Clubes Série C |
1ª | 8,95 | São Paulo | Palmeiras Santos * São Paulo Portuguesa
| Corinthians | |
2ª | 5,37 | Rio de Janeiro | Botafogo Flamengo Fluminense Vasco | | Madureira |
3ª | 1,91 | Belo Horizonte | Atlético Cruzeiro | | America |
4ª | 1,88 | Brasília | | Brasiliense Gama | Legião |
5ª | 1,85 | Salvador | Vitoria | Bahia | |
6ª | 1,61 | Curitiba | Atlético Coritiba | Paraná | J Malucelli |
7ª | 1,39 | Fortaleza | | Ceará Fortaleza | |
8ª | 1,32 | Porto Alegre | Grêmio Internacional | | |
9ª | 1,07 | Recife | Náutico Sport | | Santa Cruz |
10ª | 0,95 | Goiânia | Goiás | Vila Nova | At Goianiense |
11ª | 0,91 | Campinas | | Ponte Preta | Guarani |
13ª | 0,80 | Manaus | | | Fast |
14ª | 0,73 | Belém | | | Paysandu Remo |
17ª | 0,55 | Santo André | | Santo André | |
18ª | 0,53 | Maceió | | CRB | CSA |
21ª | 0,49 | São Luiz | | | S Correa |
23ª | 0,49 | Campo Grande | | | Operário |
24ª | 0,48 | Duque de Caxias Rio de Janeiro | | | D. Caxias |
26ª | 0,45 | Natal | | ABC America | |
28ª | 0,43 | Santos | Santos | | |
31ª | 0,41 | Florianópolis | Figueirense | Avaí | |
33ª | 0,39 | Juiz de Fora | | | Tupi |
34ª | 0,38 | Aracaju | | | Confiança Sergipe |
37ª | 0,36 | Cuiabá | | | Mixto |
41ª | 0,32 | Caxias do Sul | | Juventude | Caxias |
45ª | 0,28 | Jundiaí | | | Paulista |
48ª | 0,27 | Bauru | | | Noroeste |
56ª | 0,24 | Blumenau | | | Metropolitano |
62ª | 0,22 | Serra | | | Serra |
66ª | 0,21 | Pelotas | | | Brasil |
68ª | 0,20 | Anápolis | | | Anápolis |
74ª | 0,19 | Santa Maria | | | Internacional |
83ª | 0,17 | Campina Grande | | | Campinense Treze |
86ª | 0,17 | Macapá | | | Cristal |
88ª | 0,16 | Barueri | | Barueri | |
90ª | 0,16 | Rio Branco | | | Rio Branco |
91ª | 0,16 | São Caetano do Sul | | S Caetano | |
98ª | 0,15 | Marília | | Marília | |
110ª | 0,13 | Ipatinga | Ipatinga | | |
114ª | 0,13 | Macaé | | | Macaé |
119ª | 0,13 | Criciúma | | Criciúma | |
120ª | 0,12 | Vitória da Conquista | | | Vit Conquista |
122ª | 0,12 | Caruaru | | | Central |
126ª | 0,12 | Itajaí | | | Marcilio Dias |
131ª | 0,11 | Palmas | | | Palmas |
136ª | 0,11 | Itu | | | Ituano |
144ª | 0,10 | Petrolina | | | Petrolina |
146ª | 0,10 | Bragança Paulista | | Bragantino | |
147ª | 0,10 | Itabuna | | | Itabuna |
152ª | 0,10 | Mossoró | | | Potiguar |
171ª | 0,08 | Juazeiro do Norte | | | Icasa |
174ª | 0,08 | Marabá | | | Águia |
194ª | 0,07 | Guaratinguetá | | | Guaratinguetá |
203ª | 0,07 | Toledo | | | Toledo |
225ª | 0,06 | Arapiraca | | | ASA |
242ª | 0,06 | Alagoinhas | | | Alagoinhas |
259ª | 0,05 | Ituiutaba | | | Ituiutaba |
273ª | 0,05 | Itumbiara | | | Itumbiara |
290ª | 0,05 | Lins | | | Linense |
327ª | 0,04 | Saquarema | | | Boavista |
376ª | 0,04 | Mirassol | | | Mirassol |
472ª | 0,03 | Bacabal | | | Bacabal |
* Para efeitos mercadológicos, embora o Santos seja da cidade de Santos, tal como está nessa lista, ele também é considerado como sendo um clube da cidade de São Paulo.
Marcadores: Marketing e Dinheiro
3 Comments:
At 1:15 PM, Anônimo said…
Emerson, muito legal. Conheço todos esses clubes. Agora, não sei de sua disponibilidade de critérios, mas faltou colocar os clubes do Interior dos outros Estados( você só colocou os de São Paulo), e não só da capital.Ahhh!!! Como tem clubes de futebol no Brasil Heim!!!Faltou também a Portuguesa de Desportos, ou ela não é da Capital?
Saudações.
Sérgio Mineiro.
At 1:17 PM, Anônimo said…
Emerson, seria interessante se houvesse um levantamento do IPC por torcida de clubes de futebol. Imagina isso nas mãos do Depto de Marketing do clubes.
At 1:28 PM, Emerson said…
Putz!
Que falha vergonhosa!
Fiquei super-preocupado em não deixar fora nenhum clube da B ou da C, e fui deixar de fora logo um clube da Série A!
Tomara que o Flávio Gomes não leia esse post antes de corrigi-lo.
Obrigado, Sérgio e Tri, pelo alerta.
Sergio, meu critério foi colocar todos os clubes das Séries A, B e C. Por isso que muitos clubes ficaram fora.
Tri, esse levantamento IPC/torcida é feito de formas diferentes. Basicamente, você tem o grosso de uam torcida numa certa área geográfica. Verifica quanto de audiência real e potencial tem essa área, vê qual o IPC que corresponde a ela, e dá um valor a isso tudo.
Isso explica, por exemplo, parte do fato dos valores de patrocínio do SP serem comparáveis aos do CRF e SCCP.
Postar um comentário
<< Home