Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

segunda-feira, março 17, 2008

Produto valorizado


Terminou há poucos minutos a reunião na sede do Clube dos 13 em São Paulo, em que a diretoria da entidade abriu os envelopes com propostas para a compra dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de 2009 a 2011.

Os valores propostos pela Rede Globo de Televisão, Globosat e ESPN Brasil não foram,ainda, revelados. Haverá nova reunião no próximo dia 27, e até lá os contratos serão discutidos, ajustados, cláusulas serão negociadas – quem sabe até o direito de preferência para o vencedor (mas essa, eu creio, permanecerá).

Sabe-se, porém, que os valores apresentados foram considerados bons, talvez até muito bons, mas isso o tamanho dos sorrisos dos integrantes do Clube dos 13 não permitiu saber.

O produto Campeonato Brasileiro foi valorizado nas três áreas: sinal aberto, sinal fechado e PPV.

Alguns comentários

Esse Olhar Crônico Esportivo não fica surpreso com essa informação.

O aumento nos valores do sinal fechado e do PPV é uma decorrência até natural do grande crescimento que vem ocorrendo na base de assinantes de televisão. E o grande motivador da assinatura é, sem dúvida, o futebol. Uma parcela razoável dos novos assinantes já compram os pacotes de PPV no ato da inscrição.

Quanto à valorização do sinal aberto, mesmo tendo o direito de preferência assegurado (ou seja, o direito de ficar com o produto igualando a melhor proposta), prevaleceu o estrito senso profissional da Rede Globo. Quem não trabalha no mercado publicitário desconhece o que seja isso, mas essa empresa é padrão em todos os sentidos.

Nada mais natural, portanto, que apresentasse uma proposta atraente, dentro das condições permitidas pelo mercado publicitário brasileiro.

Dia 27 teremos novidades, já com os números para 2009 e as projeções para 2010 e 2011. Aguardemos.

Mas muitos presidentes de clubes já dormirão melhor a partir dessa noite.

.

Marcadores: ,