Piados, 450 milhões e chutes científicos
A passarinhada fez o alvoroço de sempre na alvorada de hoje.
Alvoroço feliz, comemorando o dia que prometia sol desde cedo, mas com muitas nuvens, deixando o dia agradável, além da beleza das paisagens depois da chuva.
Curiosamente, um dos passarinhos piava 450...
Número estranho, pensei com meus botões, mas só até dar-me conta que era um número muito plausível para o novo contrato oferecido pela Globo para pagar as transmissões do Campeonato Brasileiro de 2009. Esse é o mesmo número que conhecida jornalista divulgou essa semana e é o mesmo número que o geralmente bem informado Ricardo Perrone (Painel – FSP) comentou nessa Sexta Santa.
Gosto de ouvir passarinhos (mas só em liberdade), mas também gosto de ouvir passarões, que, se não têm o canto suave e agradável dos passarinhos, têm, em contrapartida, o pio grave de quem voa mais alto e enxerga mais coisas. Conversei – é, às vezes consigo conversar com passarões... :o) – com dois deles, um por sinal num interurbano que o que teve de caro teve de interessante. Ambos nada disseram, mas emitiram pios muito parecidos a 450...
Assim sendo, façamos de conta que 450 será, ou serão, já que, mais que um número, trata-se da quantidade de milhões de reais para os clubes e é de bom alvitre combinar o número da gramática com o número dos milhões. Portanto, façamos de conta que serão 450 milhões e façamos as contas em cima deles (relaxem, essa frase foi licença poética de baixo nível, e as contas serão feitas por esse escriba mesmo).
Trocando em miúdos
Agora, trocando os cantos e piados avícolas por números mais concretos, o que eles significam para o dia-a-dia dos clubes?
Vamos, então, à equação I + M = CC ou Imaginação + Matemática = “Chute Científico”.
Esse “chute científico” será a realidade ou algo muito próximo dela. Se não houver nenhuma mudança na atual distribuição de forças dentro do Clube dos 13, esse valor será entregue aos clubes nos mesmos moldes e na mesma proporção desse ano. Ou seja, apenas para que tenhamos uma idéia da ordem de grandeza do que representará esse valor, se for ele mesmo, usei o orçamento de 2007 do Clube dos 13, que foi revisado para 2008 (ainda não recebi os novos números, mas não houve mudanças significativas no tocante aos times de maiores torcidas, exceto o Corinthians, que receberá 50% da cota dos demais clubes do Grupo I), como base.
Haverá diferenças, é claro, mas a ordem de grandeza será essa mesma.
Os “Chutes Científicos” desse Olhar Crônico Esportivo para 2009, são:
Grupo I
Corinthians*, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Vasco da Gama
Cada um recebe 31,5 milhões de reais por ano
*Considerando-o de volta à Série A
Grupo II
Santos
Recebe 27 milhões de reais por ano
Grupo III
Grêmio, Internacional, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro
Cada um recebe 22,5 milhões de reais por ano
Grupo IV
Atlético Paranaense, Goiás*, Sport,
Cada um recebe 16,7 milhões de reais por ano
*Considerando-o de volta à Série A
Não-Associados ao C 13
Esses clubes têm negociação à parte e contrato assinado em paralelo com o Clube dos Treze e com a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão
Paraná*, Figueirense, Juventude*
Cada um recebe 7 milhões
*Considerando-o de volta à Série A
Náutico e ... ... ...
Cada um recebe 5 milhões
Associados ao C 13 fora da Série A
O clube associado que cai da Série A, recebe 50% do valor de seu grupo no primeiro ano, 30% no segundo ano, 25% no terceiro e, daí em diante, 20%.
Bahia
Recebe 20% sobre o Grupo III – 4,5 milhões
Portuguesa, Vitória, Coritiba
Cada um recebe 25% sobre o Grupo IV – 4,2 milhões
Guarani
Cada um recebe 20% sobre o Grupo IV – 3,3 milhões
Viagens e Estadia
Essa é outra informação nova, por sinal desconhecida pela maioria dos torcedores: o Clube dos Treze banca as despesas de viagem e estadia dos vinte clubes que disputam a Série A, tanto associados como não-associados.
Em 2009, o valor estimado para esse benefício devera ser 18 milhões de reais.
Premiação de final de ano
No final dessa temporada, o Clube dos Treze distribuirá 11 milhões de reais em prêmios ao campeão e aos melhores do campeonato.
Dentro desses valores, as equipes do Grupo I, por exemplo, receberão R$ 2.625.000,00 mensais brutos.
Sobre cada pagamento feito pelo Clube dos 13 há três descontos:
- 5% para o INSS
- 5% para direito de arena
- 1,75% de taxa de administração para o C13
Portanto, os valores líquidos mensais dos 4 grupos principais são:
Grupo I - 2,316 milhões
Grupo II - 1,986 milhão
Grupo III - 1,655 milhão
Grupo IV - 1,228 milhão
Isso, lembrando novamente, é apenas e tão somente uma projeção feita em cima do orçamento do Clube dos 13 para 2007.
Para
É plausível imaginar que o orçamento de 2009 será, basicamente, similar ao de 2007 e 2008, mas poderá haver alguma mudança, ou mais de uma. De qualquer maneira, a ordem de grandeza dos números para os clubes não será muito diferente dessa que vocês acabaram de ver.
Se for mantida a estabilidade econômica, sem nenhum trauma interno ou externo, os cinco clubes do Grupo I receberão, brutos, mais de 1 milhão de euros por mês apenas pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
Como esse Olhar Crônico Esportivo vem dizendo, 2009 tem tudo para ser o ano da virada para os clubes brasileiros. Ou, começo da virada, pois certas coisas parecem, e serão por algum tempo, inamovíveis. Ou, imexíveis.
Marcadores: Clube dos Treze, TV
8 Comments:
At 6:54 PM, ROD said…
Caramba, Emerson...Estou pasmo com estes números. Apesar de achar que a televisão pagava pouco aqui no Brasil pelos Direitos de transmição das partidas, também não acreditava que haveria um aumento tão substancial.
Crédito para você, que não é de hoje que vem anunciando que os novos tempos serão de novidades auspiciosas e transformadoras para os clubes do nosso futebol, no que tange ao aumento de todas as receitas -patrocínios, fornecedor de uniformes, Cotas de TV, etc...
E sobre a história Flamengo-Nike-Adidas? Sabe algo? Não teve nenhum passarinho pra te contar alguma coisa?
At 7:28 PM, Emerson said…
Pô, Rod, meus passarinhos são bairristas...
:o(
hahahahahahahaa...
Sorry, não resisti.
Não, por enquanto só mesmo a nota do Ancelmo. Mas esse valor é absolutamente normal a partir de agora, depois do novo acordo Reebok / São Paulo.
Digo isso, creio que você já leu, mas vale repetir, pelo fato do patrocínio de material esportivo girar na faixa de 5 a 7 milhões para os grandes times. O contrato do Fla com a Nike é um exemplo, assim como o dela com o Corinthians.
A partir da sinalização dada pela Reebok ficou claro que outras empresas teriam, ou terão, que mudar seu patamar, até porque Flamengo e Corinthians não irão se contentar com menos.
A Nike conseguiu se queimar, aparentemente, com as diretorias dos dois clubes, mas, assim mesmo não duvido que ela própria renove.
Isso é parte do movimento que eu acredito vá levar um bom reforço aos cofres dos clubes, e que você citou em seu comentário. O próximo passo, e estou curiosíssimo, é o valor dos patrocínios de camisa. Creio que o primeiro a renovar será o São Paulo, pois em dezembro termina o triênio contratado com a LG. Por ser o primeiro, tendo já a renovação Reebok, acredito que veremos a nova sinalização de mercado.
At 9:09 PM, Anônimo said…
Por que o Santos não está no grupo 1. O Vasco por exemplo, que está no grupo 1, passa menos que o Santos tanto na tv aberta como na tv fechada. Quais são os critérios utilizados para essa divisão?
At 11:27 PM, DERLY. said…
o meu medo grande emerson é tanta
grana nas mãos do kleber e márcio
braga SOCORRO SALVE O MENGÃO.
At 11:49 PM, Emerson said…
Vinicius, não tenho uma informação confiável e completa sobre esse critério, por isso, passo.
Mas o Santos tem uma excelente audiência, proporcionalmente bem maior que sua torcida.
Ronaldo, creio que você está sendo muito rigoroso com o Márcio Braga e o Kleber Leite.
Podem até não estar fazendo uma grande administração, fantástica, mas parece-me que estão com os dois pés no chão, e tocando a vida e o dia-a-dia do clube com bastante moderação.
At 6:47 PM, Anônimo said…
Emerson, o que representa o valor sobre os 5% de direito de arena? Tem algo a ver com o estádio que vai ser disputada a partida?
At 9:41 PM, Chico da Kombi said…
Em 2002/2004, o Santos de Diego e Robinho queria ficar no grupo de Corinthians, Flamengo, etc e brigou muito por isso. O Clube dos 13 não cedeu totalmente e criou um grupo intermediário para o Santos.
O Santos tem menos torcida do que Internacional, Grêmio, Cruzeiro...
e recebe uma cota maior.
At 9:51 PM, Emerson said…
José Cácio, o Direito de Arena é pago aos atletas que participam do espetáculo comprado por uma emissora de televisão, rádio ou outra mídia (na verdade, não estou certo sobre outras mídias, mas, pela lógica...).
Inicialmente, a lei dizia que esse direito seria de 20%, o que inviabilizaria a vida dos clubes. Caiu para 5%, mas, confesso, vou até pesquisar a respeito na próxima semana para atualizar meus dados.
Esse percentual de 5% é pago ao sindicato dos atletas profissionais do estado do clube participante, que por sua vez repassa o valor de direito para cada jogador.
O pagamento pelo estádio é feito somente sobre a renda de cada partida e nada tem a ver com Clube dos Treze ou a televisão.
Chico, o Santos tem mais audiência que os outros clubes. Na verdade, ele tem tido mais audiência, de forma consistente nos últimos anos - efeito Robinho e Diego - que todos os outros clubes, exceção feita a Flamengo, Corinthians e São Paulo.
Essa foi a briga do Marcelo Teixeira com o Clube dos Treze. Brigou e levou.
Postar um comentário
<< Home