Campeões de audiência
A região metropolitana da Grande São Paulo abriga 12% da população do país - alguma coisa como 22 milhões de pessoas. Em termos de mercado, sem dúvida, é o parâmetro principal - mas nunca o único - para tomadas de decisões. Não é diferente com as empresas que patrocinam o futebol, que valem-se desses números quando decidem quem patrocinar e por quanto. As empresas que têm interesse, ou seja, mercado, em outros pontos do país, analisam outros números e dão-lhes pesos de acordo com sua proporção em relação ao mercado.
A tabela a seguir é o IVF – Índice de Visualização do Futebol – correspondente à Grande São Paulo em 2007. Paradoxalmente, o rebaixamento fez do Corinthians o “vencedor” nesse índice, posição conquistada graças às transmissões dos últimos 4 jogos da equipe, todos com bons índices de audiência, não só entre corintianos: assistiram, também, os “secadores” e os simplesmente curiosos. Mesmo assim, o time alvinegro ficou apenas um ponto à frente do São Paulo, ou cerca de 0,2% no cômputo geral, portanto, empate técnico entre os dois clubes.
Esses números explicam o porque do valor dos patrocínios dos dois times serem os maiores do Brasil, ao lado do Flamengo. Explica, também, os valores pagos a outros clubes, sempre dentro de uma lógica ditada pelo mercado.
É interessante destacar, também, que mesmo tendo maior número de partidas exibidas, as duas equipes têm maior audiência média que as demais com menor número de jogos. A presença do Grêmio com excelente índice de audiência, é devido aos embates contra São Paulo e Santos pela Libertadores, principalmente. Já o Cruzeiro foi beneficiado por jogos que ganharam muita importância na reta final, ao passo que o São Caetano foi finalista no Paulistão.
Audiência média por partida:
Corinthians 8,0
São Paulo 8,4
Santos 8,2
Palmeiras 5,4
Grêmio 12,3
São Caetano 8,0
Cruzeiro 4,6
Reparem no índice de audiência do Santos. É esse número que explica o valor do patrocínio santista ser maior que o do Palmeiras.
.
Marcadores: Marketing e Dinheiro, TV
7 Comments:
At 1:57 AM, Anônimo said…
Oi Emerson
Sou Gremista e achei seu blog.Achei bem interessante.Sucesso.Parabéns pela versatilidade.
At 10:58 AM, Tatiana said…
Caro Emerson,
Números a parte, eu agradeço à Band por transmitir o paulistão ao pessoal que faz parte do "resto do Brasil", afinal de contas,aguenta um campeonato paranaense pela globo local é dose pra mamute.
E de mais a mais, pré-temporada do Matsubara X Adap,eu ainda prefiro a suburbana oficial aqui de ctba que passa domingo de manhã pelo canal do governador e olha,ali capitão não usas braçadeira e sim, foice pra bota medo no juizão, hehehe.
At 2:35 PM, Manuel said…
Hola buenas tardes. Hace nada me he iniciado en este nuevo mundo de los blogs. Soy periodista deportivo desde hace varios pero nunca me había parado a pensar en este genial método de comunicación. Para mi un blog es un modo de expresar lo que piensas de un determinado tema, y es por eso por lo que me he decidido a hacerlo, por expresar mi opinión. Por eso me comunico contigo para intercambiar enlaces y intercambiarnos comentarios.
Un Saludo
http://elfutbolesmilocura.blogspot.com
At 3:19 PM, Anônimo said…
Caro Emerson,
Parabéns pelo Blog. Já o freqüento há muito tempo, mas é a primeira vez que deixo um comentário.
Particularmente, acho sua abordagem pelos números muito mais esclarecedora que a mera análise partida a partida.
Você acredita que haja viabilidade dos clubes brasileiros de grande torcida (Flamengo, Corinthians e São Paulo) negociarem sozinhos suas cotas de TV, sem passar pelo clube dos treze?
At 3:27 PM, Emerson said…
Luciano, eu acredito que sim, há viabilidade teórica. Todavia, não conhecemos os meandros das negociações e, até hoje, a Globo tem sido hegemônica nas transmissões. Isso por competência dela, é claro.
Acredito que a partir do momento em que tivermos disputa real dos direitos de TV, a tendência será esses três clubes negociarem isoladamente.
Por outro lado - e não é ficar em cima do muro -, pode continuar uma negociação em bloco.
Na Espanha, o Sevilla começou e o Madrid e o Barça embarcaram na canoa das negociações isoladas.
Já na Inglaterra e na Italia o acordo é coletivo.
Na Inglaterra divide-se o bolo por vinte.
Na Italia, como aqui, as maiores torcidas/audiências, são premiadas, mas o pau tá comendo e poderá haver mudanças no modelo.
Por enquanto é isso, as coisas estão assim. Uma coisa é certa, porém: 20089 será um ano de virada, nem que seja "só" pelo valor do contrato.
At 3:31 PM, Emerson said…
Tati, esse é o lado bom e cruel da informação disponível em larga escala. Nesse caso, você está sendo tratada como consumidora de futebol, com direito a escolher o que bem entender. Azar do Matsubara.
:o)
Elisa, já tentei conhecer a TV Grêmio e não descobri informações confiáveis a respeito.
Ando querendo falar das tvs do Flamengo e do Corinthians, mas seria bom conhecer a experiência gremista.
Aproveito para pedir alguma referência de site com informações.
:o)
At 11:18 PM, Anônimo said…
Têm que ser destacado um fato,a desconfiança se instalou pelos lados do Morumbi com a chegada do técnico Muricy Ramalho. Na temporada de 2005 o SPFC foi absoluto na audiência.
Postar um comentário
<< Home