Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Cobranças prematuras


São Paulo, 30 de janeiro de 2008.

Há tão somente 23 dias os jogadores do São Paulo voltaram das férias. Desde então, e depois de treinarem por oito ou nove dias, já disputaram 4 partidas válidas pelo Campeonato Paulista.
A rigor, nenhuma foi fácil, enfrentando times altamente motivados e que já estão em fase de treinamento e apronto para esse campeonato há mais tempo.

A mesma coisa ocorre com Santos, Palmeiras e Corinthians, com diferença, apenas, de alguns dias a mais de preparo para essas equipes e com o mesmo número de jogos disputados.

Entretanto, apesar desse tempo inexistente para preparar um time, a imprensa, os torcedores e até mesmo alguns dirigentes já cobram melhor futebol do time do São Paulo e de seu treinador, cobranças que se repetem sobre os demais grandes times paulistas.

Para dizer o mínimo, ficarei com duas palavras: inacreditável e inaceitável.

Essas quatro equipes passaram por mudanças mais – Corinthians – ou menos radicais – Palmeiras, Santos e São Paulo.
Mesmo essas três, que mudaram menos que o bi-campeão brasileiro, também mudaram bastante, duas delas, inclusive, mudaram até o treinador.

A meu ver, e creio que na opinião da maioria das pessoas que trabalham a sério com o futebol, qualquer tipo de cobrança e boa parte das críticas, só passarão a ter alguma validade a partir de sessenta dias do início dos trabalhos.

Isso é o natural, é o correto.

Tem mais: as cobranças fortes de hoje podem impactar negativamente e criar uma situação de resposta sem a correspondente dose de preparação, gerando novos resultados tidos como negativos, que por sua vez somente aumentarão a carga de stress a que jogadores e comissões técnicas são submetidos tão precocemente.

Parte desse resultado será o aumento de lesões musculares.

Outra parte, paradoxalmente, uma maior demora para que o bom futebol apareça.

Onde está a inteligência e a visão abrangente do futebol?

Que torcedores, desinformados ou mal informados em sua absoluta maioria, para não dizer quase totalidade, façam cobranças, é compreensível, pode até ser admissível com grande dose de boa vontade. Mas que jornalistas e dirigentes, teoricamente melhor preparados e melhor informados sobre as coisas do mundo da bola também façam críticas e cobranças, isso, repito, é inaceitável.

Tal como foi a postura do vice-presidente de futebol do São Paulo, por exemplo.

Começa hoje para os quatro grandes mais uma rodada do Campeonato Paulista, a quinta já. Todos eles entrarão em campo bastante pressionados, bem além da pressão normal de todo time grande.

Antes do tempo, antes da hora, antes de atingirem um bom preparo físico, antes de alcançarem um mínimo de entrosamento.

Eis a provável razão para o mau humor do técnico Muricy Ramalho.

Eis a provável razão para o mau humor do técnico Emerson Leão.

Eis a provável razão para o mau humor do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Eis a provável razão para o mau humor do técnico Mano Menezes.

Esse último, porém, mais disfarçado que os demais.

.

Marcadores: , , , , ,

5 Comments:

  • At 12:53 PM, OpenID futebolnegocio said…

    Oi Emerson, tudo bem?
    Perfeita a abordagem.
    Mas acredito que o Muricy estaria menos mal humorado se mantivesse a bse do ano passado. Não entendo porque os novos reforços precisam ser titulares. O maior erro, na minha opinião, foi desmanchar a bem sucedida dupla Hernanes-Richarlyson.
    Eu escrevi sobre o novo patrocínio do Vasco lá no http://futebolnegocio.wordpress.com
    Se puder, dá uma olhada.
    Abs, Marcos

     
  • At 6:27 PM, Anonymous tina said…

    poxa, mas tá todo mundo indo embora...tbém tô de mau humor

     
  • At 6:54 PM, Blogger Emerson said…

    Marcos, acho que ele está optando por manter o Richarlyson na esquerda ois ele pode cumprir a função de terceiro zagueiro. Pelo jeito, Alex não aprovou ou não está bem tecnicamente. Com isso, ficam F Santos e Hernanes.

    O problema é engrenar esse time, vai demorar.

    Agora, sem o Souza, minha impressão é que ficará mais difícil e o mau humor do Muricy vai aumentar. Mantenha o bom humor, Tina, pelo menos você.

    :o)

     
  • At 10:02 AM, Anonymous David Jr said…

    Otimo Post, assim como todo o blog

    é um prazer acompanha-lo...

    Qto a dupla Rick e Hernanes ela foi desfeita por dois motivos, pq o Fabio Santos chegou (e o Muricy adora ele) e pq o Juninho machucou...

    Vamos dar tempo pro Muricy trabalhar... to mto animado, ainda mais com o Fred...

    Abços

     
  • At 11:35 AM, Anonymous Anônimo said…

    Quero te convidar par a um projeto que ainda está em fase de implantação, é o Botecofutebol.com.br, afinal, um bom Boteco é o melhor lugar pra discutir futebol...
    Um Blog onde as principais torcidas de futebol terão seu espaço para colocar seus textos, falar sério, tirar sarro nos adversários discutir a seleção, etc.
    E você poderá divulgar seu blog, e atrair mais visitantes. Aguardo até o dia 15/02 para fechar os editores, se interessar, responda esse e-mail, informando, Nome, E-mail do editor, Blog (se tiver) estado e time que torce...
    Vamos criar uma comunidade que será referência no futebol brasileiro...

     

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home