Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Torcidas - Pesquisa Datafolha Janeiro 2008

Para não perdermos tempo, vou transcrever os resultados da pesquisa e oportunamente espero comentá-la.
Preferi começar pela Metodologia, pois as pesquisas são sempre muito questionadas, e nada melhor para questionar com base ou simplesmente aceitar, do que saber como, onde e quando a pesquisa foi realizada.


Metodologia

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem com abordagem em pontos de fluxo populacional com cotas sexo e idade e sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população com 16 anos ou mais do país é tomado como universo da pesquisa e dividido em quatro sub-universos que representam as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

Em cada sub-universo os municípios são agrupados e sorteados de acordo com seu porte.

Desta forma a pesquisa fornece resultado para o Brasil, regiões e natureza dos municípios que podem ser generalizados dentro de certos limites estatísticos.

Nesse levantamento realizado entre os dias 26 e 29 de novembro de 2007, foram realizadas 11741 entrevistas em 390 municípios nas seguintes unidades da Federação : São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Tocantins, Pará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia.

A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.


Essa pesquisa é uma realização da Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha.


Opinião Pública - Time de Preferência



Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 26 e 29 de novembro mostra estabilidade quanto às torcidas dos clubes de futebol brasileiros. Flamengo, time de preferência de 17%, e Corinthians, o preferido de 12%, seguem sendo os times com mais simpatizantes entre os brasileiros com idade a partir dos 16 anos. A pesquisa foi realizada dias antes do fim do campeonato brasileiro deste ano, em que o Corinthians foi rebaixado para a série B, e o São Paulo, time preferido de 8% dos brasileiros, conquistou o título pela quinta vez.

Flamengo e Corinthians seguem no topo de ranking de torcidas

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 26 e 29 de novembro mostra estabilidade quanto às torcidas dos clubes de futebol brasileiros. Flamengo, time de preferência de 17%, e Corinthians, o preferido de 12%, seguem sendo os times com mais simpatizantes entre os brasileiros com idade a partir dos 16 anos. A pesquisa foi realizada dias antes do fim do campeonato brasileiro deste ano, em que o Corinthians foi rebaixado para a série B, e o São Paulo, time preferido de 8% dos brasileiros, conquistou o título pela quinta vez.

Em relação à pesquisa anterior sobre o tema, realizada em agosto, os percentuais obtidos por esses três times permaneceram idênticos.

O percentual dos que torcem para o Palmeiras sofreu uma variação negativa, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, tendo passado de 8% para 6%, taxa que é hoje a mesma da que se refere aos torcedores do Vasco (eram 5% no levantamento anterior).

Citam o Grêmio como time de preferência 4%; Cruzeiro e Internacional (RS) atingem 3% das menções, cada. Santos, Atlético (MG) e Botafogo (RJ) são citados por 2%, cada, e Fluminense, Sport, Bahia e Vitória ficam com 1% das preferências, cada.

Foram ouvidos 11786 brasileiros em 390 municípios do país, a partir dos 16 anos de idade, e a margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Corinthians continua sendo o time com maior torcida em São Paulo, tanto no Estado como um todo quanto na capital.

Comparando-se os dados da pesquisa atual com os de levantamento realizado em março, observa-se que entre os moradores do Estado de São Paulo o percentual dos que declaram o Corinthians como time de preferência oscilou dois pontos para baixo, de 31% para 29%, enquanto a taxa dos que torcem para o São Paulo oscilou dois pontos para cima (de 19% para 21%). Assim, o tricolor paulista obtém a maior taxa desde 2000. Palmeiras e Santos também oscilaram positivamente: o time alviverde variou de 12% para 13% e a equipe do litoral passou de 6% para 7% das preferências.

Entre os que moram na capital paulista, a oscilação no percentual de torcedores do Corinthians, nesse caso em relação a levantamento realizado em agosto, foi de um ponto para baixo (de 31% para 30%), e a taxa dos que declaram torcer para o São Paulo se manteve idêntica à registrada anteriormente (21%). Oscilaram um ponto para baixo Palmeiras (de 14% para 13%) e Santos (de 6% para 5%).

No Estado do Rio de Janeiro, o Flamengo é o primeiro colocado com quase três vezes o percentual obtido pelo segundo colocado. São 46% que declaram torcer para o rubro-negro, ante 16% que torcem para o Vasco. Botafogo e Fluminense atingem 9%, cada. Na capital os resultados são parecidos: Flamengo é o time preferido de 43%, afirmam torcer para o Vasco 18%, citam o Fluminense como time do coração 11% e declaram torcer para o Botafogo 9%.

Em Minas Gerais, o Cruzeiro é o primeiro colocado no Estado, mas empata com o Atlético na capital. Quando se leva em consideração o total de entrevistados em Minas, a equipe celeste atinge 29% das preferências, nove pontos a mais do que o percentual obtido por seu maior rival, que fica com 18%. Entre os que moram em Belo Horizonte, porém, a diferença fica dentro da margem de erro da pesquisa para a cidade, que é de cinco pontos, para mais ou para menos: Cruzeiro tem 38% e o Atlético fica com 34%.

Algo parecido acontece entre os gaúchos. No Estado do Rio Grande do Sul o Grêmio é líder isolado, com 48%; o Internacional conta com 36% das preferências. Em Porto Alegre, o tricolor gaúcho atinge 48%, apenas cinco pontos percentuais a mais do que o rival colorado, que obtém 43%, e ocorre um empate, em razão da margem de erro, de exatamente cinco pontos, para mais ou para menos.

Nos demais Estados que permitem uma análise dos resultados em separado (Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Ceará) os times locais enfrentam forte concorrência de forasteiros, principalmente do Flamengo. Com exceção de Pernambuco, os locais assumem a liderança apenas quando se leva em consideração os entrevistados que moram nas capitais.

No Paraná, times paulistas se destacam: entre os que moram no Estado, 15% declaram torcer para o Corinthians e 10% para o Palmeiras. O Atlético fica com 7%, percentual idêntico ao obtido pelo São Paulo, o Coritiba com 6%, mesmo percentual registrado pelo Flamengo e pelo Santos e o Paraná conta com 3% das preferências, a exemplo do que ocorre com o Grêmio. Já entre os que moram em Curitiba, Atlético atinge 22%, Coritiba fica com 17% e Paraná com 10%. Corinthians e Palmeiras atingem, na capital, percentuais que representam um terço do que conquistam no Estado como um todo: 5% no caso do time alvinegro e 3% no que se refere à equipe alviverde, que tem percentual idêntico ao obtido por Flamengo e Grêmio. O São Paulo obtém 4% na capital paranaense.

Entre os moradores de Santa Catarina, Flamengo (16%) e Grêmio (13%) dividem a liderança. Corinthians e o Internacional de Porto Alegre atingem 8%, cada. Avaí e Figueirense atingem 2%, cada, e Criciúma é citado por 1%. Em Florianópolis, Figueirense vai a 16%, Flamengo obtém 12% e Avaí fica com 8%, mesmo percentual obtido pelo tricolor gaúcho. O Criciúma é citado, mas não chega a atingir 1% na capital catarinense.

O Bahia é o líder isolado entre os moradores de Salvador, com 40% das preferências, 18 pontos à frente do Vitória, que atinge 22%. No Estado como um todo, porém, o Bahia fica com 16%, disputando a preferência com o Flamengo, que chega a 21%. O Vitória é o time declarado de 8% dos baianos, que também torcem para, entre outros times, o Corinthians (7%), o Vasco (6%), o São Paulo e o Palmeiras (5%, cada).

Entre os moradores do Ceará, o Flamengo atinge 17% das menções. Fortaleza e Ceará atingem 8%, cada, percentual idêntico ao dos que citam o Corinthians como time do coração e próximo ao dos que citam São Paulo e a seleção brasileira (7%). Na capital cearense, os locais Fortaleza (18%) e Ceará (14%) disputam a preferência com o rubro-negro carioca (13%).

Já o Sport lidera entre os moradores de Pernambuco, com 21%, e no Recife, com 34% das preferências. No Estado como um todo, vêm a seguir, entre outros, Corinthians (8%), Santa Cruz, Flamengo (7%, cada), São Paulo, Palmeiras (5%, cada) e Náutico (4%). Na capital pernambucana Santa Cruz atinge 15% e Náutico fica com 11%, enquanto Palmeiras obtém 3% e Flamengo, Corinthians e São Paulo ficam com 2%, cada.

No Distrito Federal, o Flamengo atinge 31% das preferências, percentual que é menor apenas do que o que obtém em seu próprio Estado. O Gama atinge apenas 1%, atrás de, entre outros, Vasco (11%), São Paulo (7%), Corinthians (6%) e Palmeiras (5%).


Marcadores: , ,

31 Comments:

  • At 8:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    E a história que diz que no Estado de Minas o Flamengo tem mais torcida que o Galo, é mentira?!

     
  • At 9:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson,os times do estado do Rio e Sao Paulo, tem mais torcida pelo número populacional dos seus estados ser maior que o dos outros, e porque tem forte relaçao com o Nordeste, acolhem nordestinos, estados abertos sem muito de tradicionalismo, como é o RS por exemplo, que jamais tera torcedores de outros estados, por ser um estado tipicamente de culturas proprias enrraizado.So se pode comparar torcidas de estado com estado.Fora nao tem como.È so questao de geografia, ou densidade demografica.Nada mais.E no Rs é 50% pra cada lado.Sempre foi ,nao tem como ser diferente nesse bipolarismo.Se nao é ir contra a historia de lutas e isso notadamente nao queremos.

    MURILO TOLEDO

     
  • At 9:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    O Murilo tem razão.No RS é empate técnico.E fim de conversa.Ou se ama ou se odeia,ou se é farrapo ou maragatoOu se é esquerda na politica ou direita.Entao é meio a meio historicamente hehe..

    Gabriel

     
  • At 10:41 PM, Anonymous Anônimo said…

    OS COLORADOS QUEREM DICISÃO IGUALITÁRIA NO RS, SÓ QUEM NJÃO MORA AQUI QUE NÃO VÊ QUE ATUALMENTE A TORCIDA GREMISTA É NOTADAMENTE MAIOR! SOU CARIOCA MORADOR NO RS HÁ 5 ANOS!!! E ACIMA DE TUDO, FLAMENGUISTA, A MAIOR DO BRASIL!!!

     
  • At 12:24 AM, Anonymous Anônimo said…

    Internacional tem mais torcida que o Gremio , porque tem muita torcida no mato grosso do sul e mato grosso do sul ,reduto colorado, gauchos que foram para la.Mais colorados.

    Ribeirinho Lopes

     
  • At 8:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    achei curioso o baixo numero de torcedores do cruzeiro e atletico-MG em minas, times tradicionais do Brasil.
    No RS todo mundo ja nasce sabendo q só tem 2 times, Internacional e Gremio

     
  • At 11:27 AM, Anonymous Anônimo said…

    Aqui em minas o cacarenjantes galáticos insistem em dizer que a torcida do Atlético é maior, doce ilusão, contra números não há argumentos. Pobres torcedores, se orgulham e gritar que são os maiores qdo não passam de expectadores entusiasmados.

     
  • At 12:01 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala Emerson.

    Cara, pelo que eu pude perceber, Botafogo e Fluminense, apesar de em números gerais possuírem uma menor quantidade de torcedores, têm uma penetração nacional maior que Internacional, Cruzeiro e Santos, por exemplo. Explica-se: tomando-se por base a população dos referidos estados, bem como o percentual que tais clubes apresentam em seus estados, o que se vê é que para atingirem o patamar que possuem, Botafogo e Fluminense teriam que angariar muitos torcedores nas outras regiões do país, o que de fato acontece, principalmente no Nordeste e no DF. Neste sentido,o Cruzeiro, apesar de possuir mais torcida em números absolutos do que o Botafogo, teria uma penetração nacional menor, tendo em vista que a população mineira é maior que a do Estado do RJ. Viajei muito, ou tal associação é digna de ser feita?

    Abraços!

     
  • At 3:52 PM, Blogger Unknown said…

    o problema do bahia é que o estado é muito grande e a penetração do campeonato baiano demorou muito pra acontecer, quando conseguiu a innfluência do campeonato carioca já era muito grande, principalmente do flamengo, pra completar nos tempos atuais da internet que aproximou tudo o bahia não vem vivendo um bom momento, mas na região metropolitana continuamos na frente disparado.

     
  • At 3:55 PM, Blogger Unknown said…

    o problema do bahia é que o estado é muito grande e a penetração do campeonato baiano demorou muito pra acontecer, quando conseguiu a innfluência do campeonato carioca já era muito grande, principalmente do flamengo, pra completar nos tempos atuais da internet que aproximou tudo o bahia não vem vivendo um bom momento, mas na região metropolitana continuamos na frente disparado.

     
  • At 3:56 PM, Blogger Unknown said…

    o problema do bahia é que o estado é muito grande e a penetração do campeonato baiano demorou muito pra acontecer, quando conseguiu a innfluência do campeonato carioca já era muito grande, principalmente do flamengo, pra completar nos tempos atuais da internet que aproximou tudo o bahia não vem vivendo um bom momento, mas na região metropolitana continuamos na frente disparado.

     
  • At 10:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    Onde são feitas essas pesquisas ? Em shoppings ? Na saída do Cinemark ? Eu já morei na Restinga (bairro popular de Porto alegre) e lá a torcida gremista chega a ser patética, se tiver 1 pra cada 10 colorados (sem exageiro nenhum, quem já morou lá sabe do que eu estou falando) é muito, os clubes populares (Inter, atlético, corinthians, flamengo....) sempre saem defasados nessas pesquisas

     
  • At 10:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    E se mesmo nessas pesquisas meio duvidosas (repito, ñ pela credibilidade, e sim pelo método utilizado para coletar as informações) o Internacional tem mais torcida que o gremio na região metropolitana, imagine em uma pesquisa com toda a população, inclusive a de origem mais popular

     
  • At 5:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    Maior ídolo da história das tricobixa, sendo esculaxado pela torcida, COM CAMISA DO SÃO PAULO (meu deus), depois mãozinha na cintura, requebrando, HAHAHAHAHA.......

    http://www.youtube.com/watch?v=fUCYK81jW0I&eurl=http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&templ

     
  • At 3:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    Essa historia do corinthians ter mais torcida que os times da capital é pura balela,em maringa e londrina tudo bem mas no resto do estado nao,pesquisa plantada!!!

     
  • At 5:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    essa pesquisa e´uma farça ,o vasco tem muito mais torcida q sao paulo e palmeiras juntos ,e´so ver jogos do vasco em estados como amazonas ,alagoas ,brasilia ,ceara,bahia,santa catarina ,e se fomos contar por milhoes o brasil vai ser um paiz populoso igual a china ,35 do falamengo,25 corintinas,20 sao paulo,20 palmeiras,25 do vasco,15 do botafogo,15 do fluminense ,15 santos,15 atletico mineiro,15 do cruzeiro,10 do inter,10 gremio,5 atletico paraneense,3 do coritiba ,15 sport,5 vitoria ,5 bahia e etc ...fora a galera q nao gosta de futbol pois acho q tem gente q nao gosta .por isso e´tudo caô

     
  • At 10:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    dfff

     
  • At 10:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    TORCIDA DO INTER É BEM MAIOR QUE A DO GREMIO SÓ QUEM É MUITO CEGO NÃO VE ISSO

     
  • At 7:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    CHORA IMPRENSA PAULISTA!

     
  • At 9:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    a torcida dos times de são paulo são grandes, face ao quantitativo de habitantes do estado.
    a nível brasil, o fla, vasco têem muito mais o penetração e torcida.
    é só ver as pesquisas por região.
    são paulo, palmeiras timão, só ganham em são paulo, bem cono cruzeiro e galo.
    é isso, só não v~e quem não quer

     
  • At 2:41 AM, Anonymous Anônimo said…

    Porra, todo mundo sabe que a torcida do inter é a mais fiél do RS, alem de ser a maior. em Mato grosso e Mato grosso do Sul s[o da inter, no lesta do parana tbm, santa catarina porra, só podem estar cegos. Tem que ver onde é feita estas pesquisas... locais, o que adianta vir questionar em porto alegre, em bairros gremistas ? e isso vale pra colorados tbmmm

     
  • At 12:09 AM, Anonymous Anônimo said…

    Em Alagoas é impressionante a superioridade dos times paulistas e cariocas,o Flamengo lidera seguido por Corinthians e S.paulo...isto no interior do estado,já na capital o CSA é o maior de Todos com 34% e o CRB tem apenas 17%..Flamengo,Corinthians,Gremio e S.Paulo t~em grande número de adptos...no geral,dos alagoanos o CSA É O MAIS QUERIDO !

     
  • At 1:35 PM, Blogger Saka said…

    A média de comparecimento em campo da torcida do Galo em relaçâo à do cruzeiro é monstruosa, e os cruzeirenses admitem isso. Como pode a torcida deles serem maior?
    Pesquisinha fajuta. Em cada 10 clássicos, a torcida do Galo é maior em pelo menos 07.

     
  • At 2:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Tamanho da Torcida do Coritiba
    O Coritiba possui a 13ª maior torcida do Brasil, segundo pesquisa do IBOPE em 2008 encomendada pela GLOBOSAT com 1,65%.(2.040.000 coxas)

    Inventário da Torcida Coxa:
    O Coritiba possui 38% da torcida da cidade de Curitiba (Instituto Bonilha,2004) equivale a 680 mil coxas;
    O Coritiba possui 34% da torcida da região metropolitana de Curitiba (Instituto Bonilha,2004) equivale 1 milhão de coxas (incluso capital);
    O Coritiba possui 26% da torcida no Estado do Paraná (Instituto Bonilha,2004);
    O Coritiba possui 20% da torcida no Estado do Paraná (Instituto Bonilha,2008) equivale 1.820.000 coxas;
    O Coritiba possui 8% da torcida na Região Sul (Placar,2001) equivale 1.880.000 coxas;
    O Coritiba possui 1% da torcida no Estado de Santa Catarina (Placar,2001) equivale 60.000 coxas;
    O Coritiba possui 0,1% da torcida no Estado de São Paulo (Datafolha,2008) equivale 40.000 coxas;
    O Coritiba possui 0,1% da torcida na Região Sudeste (Datafolha,2008) equivale 80.000 coxas;
    O Coritiba possui 0,1% da torcida na Região Nordeste (Datafolha) equivale 50.000 coxas e 2% no Estado de Alagoas (Placar 2001);
    O Coritiba possui 0,1% da torcida nas Regiões Norte e Centro-Oeste (Datafolha) equivale a 30.000 coxas.
    Em algumas cidades:
    O Coritiba possui 19% em Bocaiúva do Sul e Campo Magro (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 18% em Colombo e Pinhais (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 17% em Contenda e Itaperuçu (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 16% em Campo Largo (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 14% em São Jose dos Pinhais e Mandirituba (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 13% em Morretes e Lapa (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 12% em Londrina (divulgado Jornal Folha de Londrina)
    O Coritiba possui 10% em Matinhos e Pontal do Paraná (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 7% em Guaratuba (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 6% em S. J. do Triunfo (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 5% em Paranaguá, Palmeira e São Mateus do Sul (Paraná Pesquisas, 2005 e 2008)
    O Coritiba possui 2% em Ponta Grossa, Castro, Tomazina, Prudentópolis, Irati e Rebouças (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 1% em Maringá, Ivaiporá, Ibaiti, Jaguariaíva, Telêmaco Borba, Pitanga, Pato Branco e Dois Vizinhos, (Paraná Pesquisas, 2008)
    O Coritiba possui 0,5% em Foz do Iguaçu, Cascavel e Apucarana (Paraná Pesquisas, 2005 e 2008)
    O Coritiba possui 0,2% em Campinas (Instituto Datacorp)

     
  • At 1:14 AM, Blogger Unknown said…

    Estatísticas comprovam que no RS é equilibrado, não é muita diferença como a torcida do Grêmio gosta de declarar.

     
  • At 11:20 PM, Blogger Unknown said…

    A metodologia pelo que eu li só faz o recorte de sexo e idade. E classe social ?

    Até mesmo etnia deveria entrar, principalmente no RS.

    Por isso sempre a vantagem do Gr~emio em relação ao Colorado.O grosso dos entrevistados são da clase média e média alta e brancos.

     
  • At 10:58 AM, Anonymous Anônimo said…

    E aqui na Paraíba hein,que a torcida do Campinense atinge 36% da populaçao,maior que palmeiras,flamengo,sao paulo e outros lixos e o trezinho coitadinho,tem só 10% hahahaha
    torcida do Campinense é 6% da população Brasileira
    SEM MAIS

     
  • At 11:08 AM, Anonymous Anônimo said…

    E a torcida do Duque de Caxias hein?aparece em algum lugar?não né?
    mas olha só,aqui em Duque de Caxias/RJ,a torcida do Duque é aproximadamente 10% ou seja,200.000
    Caxienses,além de lá no Rio de Janeiro ser a 6° maior torcida,atrás dos 4 grandes e do Corinthians,com 2%,ou seja,30.000 Caxienses,fora outra cidades do Rio de Janeiro que a torcida está em aproximadamente 5%,ou seja 50.000 Caxienses.Ainda tem a Região Serrana que conta com 7% de Caxienses,ou seja,12.000 Caxienses e ainda tem a região dos lagos que a torcida do Duque é a 4° maior,na frente de Fluminense,Corinthians e outros lixos,com 11%,ou seja,25.000
    caxienses.E pelo Brasil 0,09% de Caxienses,ou seja,18.000 fanáticos pelo Duque.No total,somos 425.000 Caxienses pelo Brasil!E não citaram a torcida do Duque de Caxias nenhuma vez....

     
  • At 11:46 AM, Anonymous Anônimo said…

    Continuação abaixo:
    Torcida do Duque de Caxias pelo Brasil:
    Rio de Jaeniro(Capital)-100.000 Caxienses
    Rio de Janeiro(Duque de Caxias)-355.000 Caxienses
    Rio de Jameiro(Região Serrana)-90.000 Caxienses
    Rio de Janeiro(Região dos Lagos)-70.000 Caxienses
    Rio de Janeiro(Baixada Fluminense)-
    150.000 Caxienses
    Rio de Janeiro(outras Cidades)-95.000 Caxienses
    Rio de Janeiro(São Gonçalo/Niterói)-110.000 Caxienses

    Espírito Santo-40.000 Caxienses
    Minas Gerais-10.000 Caxienses
    São Paulo-7.00 Caxienses
    Paraná-6.000 Caxienses
    Santa Catarina-6.500 Caxienses
    Rio Grande so Sul-2.700 Caxienses
    Goiás-3.500 Caxienses
    Mato-Grosso-5.000 Caxienses
    Mato-Grosso do sul-8.000 Caxienses
    Brasília-1.500 Caxienses
    Pará-500 Caxienses
    Acre-300 Caxienses
    Amazonas-800 Caxienses
    Amapá-460 Caxienses
    Tocantins-1.200 Caxienses
    Roraima-700 Caxienses
    Rondonia-1.500 Caxienses
    Maranhão-200 Caxienses
    Rio Grande do Norte-120 Caxienses
    Paraíba-150 Caxienses
    Pernanbuco-90 Caxienses
    Sergipe-400 Caxienses
    Bahia-950 Caxienses
    Alagoas-200 Caxienses
    Ceará-550 Caxienses
    Piauí-700 Caxienses

    Se voce não concorda,entra no site do Futebol do interior/RJ.com!

    somos varios Caxienses espalhados por esse Brasil

    DA-LHE DUQUE DE CAXIAS,AVANTE!!!

    !

     
  • At 12:14 AM, Blogger Unknown said…

    Que orgulho do meu estado (Pernambuco), que dá um banho até na torcida do flamengo, maior torcida do Nordeste. Apenas aqui os times locais mandam, principalmente o meu Sport que tem 21% no Estado e 34% na capital. Pernambuco, imortal! Imortal! Pelo Sport tudo!

     
  • At 9:07 AM, Anonymous Anônimo said…

    O Cara que falou da torcida do Duque de Caxias tá certo,já tá cheio de caxienses espalhados pelo Brasil,e olha que o clube tem só 6 anos!E já deveria ter sido citado porque no Espírito Santo e no Sul de Minas a torcida do Duque de Caxias está desordenadamente se multiplicando,fora a cidade de Duque de Caxias,que tem quase 1 milhao de Caxienses e ainda tem as outras regiões do Rio como a Região Serrana e a Região dos Lagos que a torcida do Duque tá crescendo pra caramba e ainda tem a capital do Rio,que é a cidade mais populosa do Estado e consequentemente tem muitos torcedores do Duque de Caxias!!Essas informações estão equivocadas!!a torcida do Duque é maior do que muita torcida de time pequeno por aí!!E nem foi citada...
    Refaça isso :D

     

Postar um comentário

<< Home