Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Amontoados de jogadores...




... ou mais do mesmo de sempre.


O grande Marcos, que voltou ao time do Palmeiras ontem, em decisão equivocada de Vanderlei Luxemburgo, na minha opinião, disse no final do jogo:

“O Palmeiras ainda é um amontoado de jogadores que o Vanderlei ainda vai ter que transformar em um time.”

Não só o Palmeiras, Marcos, como outros times também, como o Santos, o Corinthians e o próprio São Paulo. Muitos jogadores já estão com bom preparo físico nesse momento, ainda não o ideal, mas próximo. É natural, pois é mais rápido o retorno à boa forma física que à boa forma técnica. Essa, ainda está longe para a maioria dos atletas. Outra coisa distante, perdida no horizonte, é a boa formação coletiva, é o time. Tarefa mais difícil e muito mais demorada, mesmo para elencos que já se conhecem.

Falando dos times paulistas, cujo desempenho tenho acompanhado mais de perto, todos os quatro grandes voltaram com muitas modificações. Isso já foi escrito aqui nesse blog, há poucos dias. Hoje, no 30º dia depois de voltar das férias, os jogadores do São Paulo disputam sua sétima partida oficial. O Santos joga a sua sétima hoje, o que já fizeram ontem Palmeiras e Corinthians. Na Europa, os grandes clubes nesse momento já teriam disputado dois, talvez três jogos amistosos, e agora encarariam mais alguns, talvez três, talvez até quatro, para só então entrarem em campo para disputar os torneios oficiais. Nos amistosos, mesmo que torneios, não há pressão, os jogos são menos disputados, os organismos são menos exigidos, o entrosamento e a forma técnica vêm num processo natural, obtido mais facilmente dada a ausência de cobranças de torcedores e imprensa.

E por aí vamos.

A imprensa passa batida por isso, talvez porque seja uma abordagem monótona, sem emoção, logo, sem apelo de leitura. Bem sei que é chato abrir esse site e dar de cara com mais um texto nessa linha, mas, fazer o que?

É isso que eu acredito, não posso escrever diferente, criticar jogadores e treinadores só por criticar.


.

Marcadores: , , , , ,

4 Comments:

  • At 2:01 PM, Blogger Pablo G. said…

    Que opinion teneis en Brasil de Wanderlei Luxemburgo?

    Saludos

     
  • At 8:17 AM, Blogger Emerson said…

    Pablo, Luxemburgo já teve mais prestígio do que tem hoje.
    Depois de seu retorno de Madrid, fez um bom trabalho no Santos, porém sem conquistar um título nacional ou internacional.

    Atualmente, muitas pesssoas duvidam de sua motivação para continuar a trabalhar como treinador. Eu mesmo tenho dúvidas a respeito, creio que sua maior vontade seja, hoje, partir para a área de gerenciamento do futebol como um todo.

    Um dos motivos para ele estar em baixa, sem dúvida, é a impossibilidade de trabalhar com grandes jogadores. Ao contrário de outros técnicos, Luxemburgo não é conhecido por fazer bons trabalhos com jogadores jovens, exclusivamente. Quando tem um bom elenco montado, ele é capaz de descobrir jogadores com qualidades que ninguém via, mas sem ter um bom grupo de jogadores ele parece ficar perdido.

    Talvez eu esteja errado, assim como outras pessoas, mas o Luxemburgo de hoje passa essa impressão.

     
  • At 10:36 AM, Blogger Pablo G. said…

    Gracias por tu opinión. Te sigo leyendo.

    pd. Yo no tengo trabajos de agricultura ;-)

     
  • At 11:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson.
    .
    Gosto demais da sua polidez.
    Você é muito educado.
    Ah! se sou eu?
    .
    Qaualquer dias desses eu vou te mandar um email.
    Abraços amigão.
    Odair Porcolno

     

Postar um comentário

<< Home