Gol de marketing!
Extraído do Blog do Juca:
“Acabo de falar com Luís Paulo Rosemberg, vice-presidente de marketing do Corinthians.
...
"Pode anunciar que eu duvido muito de que o Ronaldo Fenômeno não vá assinar com a gente nas próximas horas. Faltam só alguns detalhes..."
"Você enlouqueceu de vez?", pergunto.
"Ele quer a Copa do Mundo de 2010. Se quisesse só dinheiro iria para o Manchester City ou para o mundo árabe, onde as ofertas são estratosféricas. Se quisesse só gozar a vida, ficaria no Flamengo, com as maravilhas do Rio. Mas está disposto a abrir mão de grana e de mostrar que quer voltar para valer. E conosco, pode escrever. Sim, aqui tem um bando de loucos, mas, repito, pode escrever".
"E como pagar?", repergunto.
"Vou dar participação nos calções, hipótese só plausível com ele, nas mangas, em eventuais amistosos e, convenha, com o anúncio da vinda dele fica mais fácil conseguir patrocinadores para tudo isso. E se ele voltar a jogar 30% do que já jogou, será de novo o melhor do país na posição."”
O portal Globo.com disse que a contratação já está anunciada no site oficial do clube e que a loja com os produtos oficiais no Parque São Jorge já está vendendo a camisa “Ronaldo” a um bando de torcedores enlouquecidos.
O site está fora do ar, e a primeira explicação para isso é excesso de acessos, naturalmente.
Como e quanto pagar são informações ainda não divulgadas, mas, com certeza, a Nike não deverá estar fora dessa decisão, embora Fabiano Farah, empresário do jogador, tenha dito que nada há com a fornecedora de material esportivo nesse negócio, exceto a satisfação de ver dois de seus patrocinados juntos. Ainda recentemente, no Bem, Amigos, Ronaldo disse que houve conversas para que ele se recuperasse em São Paulo, no REFFIS, mas isso não foi possível porque ele é patrocinado pela Nike, concorrente da patrocinadora do São Paulo, ou seja, uma clara indicação de sua importância para Ronaldo.
Esta contratação é mais um passo no sentido do que este Olhar Crônico Esportivo vem afirmando desde o primeiro semestre: Nike e Corinthians vão se acertar.
A opinião deste blog está expressa no título deste post: um gol de marketing.
Tal como fez o São Paulo ao trazer Adriano, que impulsionou ações de marketing, vendeu grande quantidade de camisas, aumentou a exposição e visibilidade do clube, tudo isto no extra-campo. Em campo, Adriano correspondeu, embora o time não tenha passado pelo Fluminense nas quartas-de-final da Libertadores.
Ronaldo é um gol maior, mais valioso e mais bonito do que foi o Imperador, e como adiantou Rosemberg em conversa com Juca, vai gerar fortes movimentações de marketing, principalmente num primeiro momento, com reflexos positivos sobre as contas do clube.
Entretanto, Ronaldo é, ainda, uma aposta e apostas com valores tão altos têm cobranças tão grandes quanto. Aos resultados positivos extra-campo precisa haver uma correspondência com os resultados dentro de campo.
Sem futebol não há marketing que resista.
Por tudo que Ronaldo representa, este Olhar Crônico Esportivo espera que ele retorne bem, em grande forma e faça sucesso.
Porque ele e o futebol merecem.
Flamengo x Nike
Com esse acordo Ronaldo/Corinthians, se a posição da Nike fica definida como patrocinadora e fornecedora de material esportivo para o clube, cujo contrato encerra em 30 de junho de 2009, no Flamengo teremos, agora com certeza, a saída da Nike.
Ronaldo é sonho antigo, desejo anunciado por diretores rubro-negros, fez sua recuperação pós-operação na Gávea, é torcedor do Flamengo e sua ida para outro clube é um golpe muito forte na torcida e na direção. Mesmo que a Nike não tenha participado, como disse o empresário do jogador, e da qual este blog duvida, o torcedor fará inevitável associação entre os fatos.
No mesmo Bem, Amigos já citado, Ronaldo disse, também, que se voltasse para o Brasil o Flamengo era o “pole position” para sua contratação. O namoro foi intenso, não só da direção com ele, como principalmente da torcida, inclusive com a criação do “Fica Ronaldo”, com direito a camisas e bandeiras. A reação dos organizadores foi imediata: programaram para amanhã, na sede do clube, a queima das camisas com a imagem de Ronaldo.
Agora, se nada de extraordinário acontecer, em 1º de julho de 2009 a Olympikus deverá assumir a posição de patrocinadora e fornecedora de materiais para o Flamengo.
Reflexos em São Paulo
A presença de Ronaldo no Corinthians gera um poderoso fato novo no futebol do estado. A conseqüência imediata será sentida no Campeonato Paulista. Tudo, naturalmente, e é bom repetir sempre, dependerá do comportamento e do desempenho de Ronaldo em campo. Sendo minimamente positivo, a presença de público será muito estimulada e não só nos jogos do Corinthians.
O São Paulo conquistou seu almejado Tri-Campeonato e o presidente pretende manter o máximo de jogadores do atual elenco. O primeiro reforço já anunciado, Wagner Diniz, é muito promissor em termos de empatia e atração de torcedores. Caso o clube traga o meia tão sonhado – no momento, Dario Conca – a disputa com o Corinthians será extremamente acirrada também fora do campo.
Ao contrário do que ocorreu nesse ano de 2008, salvo novidades não conhecidas, o Palmeiras de Luxemburgo e associação com a Traffic será a perna mais fraca do Trio de Ferro.
Uma coisa é certa: a pressão sobre os dois clubes já aumentou a partir de hoje.
Ronaldo antecipou 2009 no futebol paulista.
Post Scriptum
Por telefone, no Arena Sportv, Rosemberg diz que a demanda por Ronaldo partiu da Comissão Técnica e não do Marketing.
O papel do marketing foi viabilizar recursos ou acordos que possibilitaram fechar com o Ronaldo.
Disse, também, ou melhor, repetiu, que Ronaldo abriu mão de outras propostas, mais interessantes financeiramente, para jogar no Brasil e voltar à seleção.
.
Marcadores: Corinthians, Flamengo, Marketing e Dinheiro, Palmeiras, São Paulo
13 Comments:
At 3:25 PM, Anônimo said…
Ouvi por ai que tambem a Fly Emirates entraria nessa, 2,5 milhoes pra ter Ronaldo como garoto-propaganda.
Se isso for concretizado, sera uma acerto ainda maior do campeão da série B.
Futebolisticamente falando é aquilo que falei no JA, depende da forma física dele. Mas de tabela ele pode ter ajudado muito mais, se o Corinthians souber usar a grana extra.
Abraços, hermano Emerson!
At 3:43 PM, Emerson said…
Interessante, hermano Jacaré.
Contudo, pensando logicamente, considerando mercados, etc, não apostaria nessa hipótese.
Mas...
At 4:23 PM, Anônimo said…
achei muito legal essa contratação.
foi o que disse em outro espaço de discussão do qual participamos, Emerson: a contratação do Ronaldo pelo Corinthians já obriga São Paulo e Palmeiras a se mexerem no que diz respeito à montagem do elenco.
torço pelo Ronaldo. Tomara que dê certo e faça muitos gols.
At 10:48 PM, Anônimo said…
Para o Flamengo sem duvida é melhor sem o Ronaldo, afinal de contas o "oba-oba" iria imperar com maior gravidade, com certeza. Digo isso como Rubro-Negro consciente. Emerson a possivel vinda do Parreira como tecnico e num devaneio meu... o Leonardo como Vice de futebol ou coordenador tecnico somado a uma possivel saida do Kleber Leite e esse não ganhando as eleiçoes do clube ano que vem seria um grande passo no clube da Gavea não achas. Seria muito bom mas conhecendo o Flamengo essa rasteira do Ronaldo vai custar caro pro clube, sinto que podem vir loucuras da parte da dupla MB & KL. Espero que não.
Abraços.
At 11:00 PM, Luis Henrique said…
Ronaldo vai ser uma especie de "Beckham" brasileiro. Vai vender camisas e atrair torcedores aos estadios, mas acho que dificilmente vai render dentro do campo de futebol de acordo com a grandeza do seu nome.
At 11:16 PM, Emerson said…
Falar o que agora?
Se a gente pegar uma "calculadora científica", Aruil, a tendência nua e crua é achar que o Flamengo ficará melhor sem ele.
Mas...
Não há esporte mais sujeito ao "mas" do que o futebol.
A grande incógnita é o ser humano e sua infinita complexidade (cruzes... infinita complexidade... bom, fica assim mesmo): Ronaldo terá vontade, mesmo, para enfrentar um retorno em alto nível?
E todos os sacrifícios que isso exigirá?
Saberemos logo.
Vários times do Paulista têm defesas fortes e bem treinadas, com marcação dura, sem deixar espaços. Se fizer um bom Paulista, o Flamengo terá perdido um grandioso reforço. Mas, se não fizer, aí então teu comentário estará plenamente correto.
Quanto a Leonardo: se ele topasse voltar para o Brasil, seria, sem dúvida, o diferencial em termos de dirigente esportivo.
Quanto ao Parreira tenho dúvidas. O problema é que a oferta de treinadores, hoje, está limitada. Para dirigir o Flamengo, e a gente tem que ter consciência que mudanças radicais de direção e filosofia não acontecerão de uma hora para outra, é preciso ter um treinador com personalidade forte, que se imponha e seja, de fato, respeitado.
Até tem um cara com essas características no mercado, alíás, acho que só tem ele.
E é meu xará...
Mais não digo.
:o)
Em tempo: eu não gosto dele, mas respeito muito como treinador.
At 11:19 PM, Emerson said…
Luis Henrique, usando a "calculadora científica" que citei no outro comentário, eu penso a mesma coisa.
Mas...
É a tal história: duvidar do Ronaldo é arriscado.
Rafinha, o Ronaldo é o meu ídolo dos tempos recentes do futebol, ao lado do Rogério Ceni e do Marcos.
Gosto muito dele e torço por ele. Mas vai ser difícil.
Entretanto, de qualqeur forma, já despejou uma baita pressão sobre Palmeiras e São Paulo.
E se voltar a jogar em bom nível...
Sai da frente.
At 12:12 AM, Anônimo said…
A repercussão de uma contratação desse nível é impressionante. Estive em Montevideo em julho deste ano e uma das TVs a cabo anunciava a Copa Sulamericana. Era um 'teaser', com a indicação de alguns times e os respectivos craques. Lembro-me que destacavam o Boca de Riquelme e o São Paulo de Adriano. Mas o que mais me marcou é que àquela época o Imperador já havia sido dispensado...
At 8:43 AM, Anônimo said…
Emerson não nego o fato do Ronaldo ser uma otima contratação para qualquer clube mas fico pensando no treino do Flamengo com ele, ja e uma bagunça ia ficar pior, se no Mengo ja falta foco imagina com o "oba-oba" em cima do Ronaldo. Agora li no globoesporte que em resposta ao caso Ronaldo a dupla dinâmica da gavea vai tentar o Adriano. Minha nossa nem treinador, nem patrocinio certo o clube tem para 2009 e eles ja estão querendo fazer a das deles. Ano que vem promete ser bem longo, infelizmnete.
Abraços
At 8:47 AM, Anônimo said…
esqueci de perguntar o tecnico que você diz é o Leão?
Sem chance na gavea persona non grata e provavelmente ele tambem não aceitaria treinar o Mengo e reciproco o sentimento ne.
Mas realmente seria um nome ideal pra a republica do "oba-oba".
Quando você pretende postar sobre o embrolio PET/FLA?
Abraço
At 12:30 PM, Emerson said…
Hehehehe...
É o Leão, sim, Aruil.
Dentro do que eu acredito ser necessário ao Flamengo, ele é o cara.
Bem sei dos problemas passados, mas... e daí?
Sinceramente, acho que seria o melhor para 2009.
Quanto ao caso PET/Fla, como disse a nota da empresa, as negociações estão em andamento.
O atual patrocínio expira em 31 de janeiro, portanto há mais 50 dias pela frente, sem os descontos.
At 9:58 AM, Anônimo said…
Bom Dia Emerson, qto tempo né ?!?!...
.
Golaço do Corinthians essa contratação do Ronaldo... parabéns à toda diretoria...
.
Bola fora, bola murcha pro clube do oba-oba... sem palavras para explicar...
.
Nobre Emerson, vim aqui, humildemente, pedindo licença, no seu belo blog, para fazer uma pergunta pra vc... como um cara que gosta e entende tudo de marketing esportivo e o que envolnve toda a administração de um clube de futebol, o que vc acha do José Carlos Brunoro como "manager" do futebol do Vasco ??? ele foi sondado pelo Dinamite sobre a possibilidade e viu com bons olhos...
.
Parabéns pelo Tri e Hexa do seu São Paulo...
.
Um abraço...
At 12:50 PM, Emerson said…
Pois é, como era esperado e natural, a contratação de Ronaldo correu mundo e gerou montes de matérias.
Um fato extremamente positivo para o Corinthians, que está negociando novo patrocinador de camisa.
Essa cobertura vai continuar.
Danilo, bem-vindo.
Estou escrevendo sobre a "Agenda Positiva Dinamite/Zé Henrique".
:o)
Postar um comentário
<< Home