Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Barça e Madrid, as maiores torcidas da Europa

Top 20 da Europa

SPORT+MARKT divulgou sua última pesquisa sobre torcidas de clubes de futebol na Europa. Foram ouvidos 9.600 torcedores em 16 países do continente, com media de 600 entrevistados por país. Feitas as projeções em cima do número estimado de torcedores (não sobre o contingente populacional total), o FC Barcelona alcançou o maior número de torcedores, com 50,3 milhões de adeptos (em homenagem aos amigos portugueses), seguido pelo Real Madrid com 45,9 milhões. Em seguida, Manchester United com 32,8 milhões e Arsenal com 22,9 milhões de torcedores na 3ª e 4ª posições.

Os clubes da Espanha têm um total de 103,5 milhões de torcedores, enquanto os ingleses atingem um total de 99.2 milhões de torcedores em toda a Europa. Os ingleses têm uma base doméstica maior, mas são largamente suplantados pela maior disseminação dos espanhóis por todo o continente.

Hartmut Zastrow, Diretor Executivo da SPORT+MARKT fez alguns comentários sobre os resultados do trabalho:

“Juntamente com o Chelsea FC, o FC Barcelona é o maior vencedor entre os Top European Clubs. Apesar de ainda ter um grande potencial de crescimento, as últimas cinco temporadas com insucessos do Real Madrid fizeram-no perder nada menos que 11% de torcedores, transformando-o no maior derrotado nessa competição.”

“Enquanto isso, o Chelsea aumentou sua base de torcedores em 5 vezes, mostrando claramente como o mercado de futebol se movimenta com extrema rapidez. Um clube pode crescer muito num prazo muito curto.”

“A Europa ainda oferece grandes possibilidades de crescimento para seus clubes. Eles poderão aumentar suas receitas em quatro ou cinco vezes nos próximos 20 anos, particularmente explorando novas mídias, além do fato de não estarem mais restritos às televisões nacionais. Entretanto, nas grandes ligas, o dinheiro da TV chegou ao limite, e crescimento, agora, só mesmo com as novas mídias, atingindo novos target groups.”

“Este é um mercado em crescimento e há mais 225 milhões de pessoas que são torcedoras de futebol, bem ao lado dos clubes, sobre as quais parece mais promissor concentrar a atenção aqui mesmo do que nos mercados do leste asiático, onde clubes ingleses, italianos e espanhóis, bem como suas ligas, já têm boa presença.”

A lista completa dos Top 20 da Europa:

Barcelona CF
Real Madrid
Manchester United
Arsenal London
AC Milan
FC Bayern Munich
Chelsea FC
Liverpool FC
Juventus Turin
Zenit St. Petersburg
FC Spartak Moscow
Inter Milan
Olympique Lyonnais
Olympique Marseille
ZSKA Moscow
Wis_a Kraków
Ajax Amsterdam
Galatasaray Istanbul
AS Roma
Werder Bremen

.

Marcadores: , , ,

4 Comments:

  • At 4:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson,

    Pela pesquisa, a torcida do Barcelona é maior que a própria população espanhola. Eu não levo muito a sério esse tipo de pesquisa, que a meu ver iguala alguém que tem uma pequena simpatia por determinado clube, às vezes até momentânea, a um torcedor fanático que não perde um jogo do time. Outro dia vendo a ESPN me apace um cidadão de Piracicaba se dizendo torcedor doente do Manchester. Dá um tempo. Não acredito nesse tipo de paixão. Gostaria sim de ver uma pesquisa restrita aos verdadeiros torcedores, aqueles que de uma forma ou de outra sempre acompanham o time, conhecem sua história, seus ídolos etc.

    Abraços
    Paulo Machado

     
  • At 7:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Paulo,

    Concordo com a tua explanação.
    A pesquisa que expressa com maior fidelidade o contigente real de torcedores é esta:

    http://lancenet.com.br/clubes/FLAMENGO/noticias/08-02-26/244376.stm?pesquisa-aponta-flamengo-tem-a-maior-torcida-do-mundo

    Aproveite pois está fresquinha.

    Saudações Rubro Negras!!!

     
  • At 4:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Paulo,

    Note que a pesquisa foi feita na Europa e não somente na Espanha, por isso que chegou-se ao número de 50 milhões. Eu sou torcedor fanático do Arsenal, acompanho os jogos pela TV por assinatura e as notícias do time pelo site oficial. Com certeza tenho mais paixão pelo meu time de coração do que muito flamenguista do norte do país que não sabe nem o time titular do mengo.
    E pode ter certeza que torcedor do Barcelona da França compra muito mais produtos oficiais do time que torcedor do Corinthians no Nordeste. Isso sem levar em considerção que a França está bem mais perto de Barcelona do que o Ceará de São Paulo (Tem mais chances de francês assistir o Barcelona no estádio Camp Nou que cerenses assistirem o Corinthians no Pacaembu).

     
  • At 10:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Se for para não levar a sério este tipo de torcedor, mas apenas os fanáticos, a torcida o Flamengo e do Corinthians, por exemplo, também não chegarão ne perto seus 30 milhões de torcedores.
    A grande massa que não curte futebol, e essa é a maioria da população apesar da mídia fazer parecer o contrário, na hora das pesquisas responde igual um fanático comum. E essa maioria diz que é flamenguista, no Rio, ou corinthiano, em São Paulo, da mesma forma que a maioria da população diz que é Católico sem ir à missa ou que é evangélico, mas sem ir ao culto.
    Ou conta todo mundo e acredita-se na verdade do Barcelona ou pára tudo e vamos fazer a recontagem só de fanáticos.

     

Postar um comentário

<< Home