Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

segunda-feira, novembro 26, 2007

Tragédia há muito anunciada...


Apenas mais uma, entre as muitas tragédias anunciadas de que os brasileiros têm sido vítimas. Como o acidente com o Airbus da TAM, em Congonhas, ainda tão recente.

Dessa vez foi no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, onde parte da arquibancada simplesmente ruiu, provocando a morte de nove felizes torcedores do Bahia e ferimentos em dezenas de outros.

O leitor desse Um Olhar Crônico Esportivo deve recordar do post de começo de novembro, “Estádios brasileiros para 2014”, a respeito da vistoria feita por uma comissão do SINAENCO. Vou reproduzir um trecho do post:

"...muitos desses estádios estão em elevado estágio de deterioração, como a Fonte Nova, em Salvador, estádio onde o Bahia manda seus jogos e que recebe públicos altíssimos, frequentemente superiores a 50.000 pessoas. Arquibancadas em ruínas, entre outros problemas levantados pelo SINAENCO, inclusive com ameaças à segurança de torcedores e até mesmo de jogadores. Embora já descartado para a Copa, pois o governo da Bahia acena com a construção de uma nova arena, esse estádio é um verdadeiro atentado à segurança das dezenas de milhares de torcedores que o freqüentam, semanalmente, e que deixam centenas de milhares de reais nas bilheterias a cada partida."

Agora, como de hábito e bom tom, todas as “otoridades” estão se solidarizando com as famílias das vítimas. Nada mais hipócrita, nada mais cretino.

E uma procuradora do MP baiano há dois anos vem pedindo a interdição do estádio e a justiça, sistematicamente, vem negando. Ao mesmo tempo, os responsáveis pela Fonte Nova nada fizeram nesse período em prol da segurança.

Isso não foi um acidente, não mesmo.

Caberia um processo por homicídio culposo (sendo bonzinho) para cada um dos responsáveis. Essas mortes precisam ser penalizadas.

Beira-Rio

Todos sabemos que o Beira-Rio não é a Fonte Nova, muito pelo contrário, mas com a tragédia no estádio baiano e toda repercussão que isso já está trazendo ao levantamento do SINAENCO e a realização nessa semana do ENACON, vai ficar mais estranha ainda a negativa da direção do Internacional para a realização da vistoria em seu estádio.


.

Marcadores: ,