Copa Santander Libertadores
Agora é oficial.
Ontem, em Assunção, na sede da CONMEBOL – Confederação Sul Americana de Futebol –, com toda a pompa e circunstância merecida, foi assinado o convênio que une o grupo financeiro espanhol Santander à Confederação e à Copa Libertadores de América, que a partir da edição de 2008 e até 2012, passará a chamar-se
COPA SANTANDER LIBERTADORES
Esse contrato representa uma mudança importante e confirma a importância cada vez maior da Copa no cenário do futebol mundial.
Para o Santander, ela será o principal canal de comunicação com o público latino-americano, como está colocado no post “Uma nova Libertadores de América”, de 11 de setembro:
“A partir de
O valor do patrocínio é de 7 milhões de euros por ano, equivalente a 10 milhões de dólares, ou pouco mais de 18 milhões de reais.
Além desse patrocínio, Um Olhar Crônico Esportivo já adianta que a CONMEBOL terá outros dois: VISA e MOVISTAR. A primeira todo mundo conhece, já a segunda é o braço para telefonia móvel da Telefónica, com operações na maioria dos países latino-americanos.
Fechando o grosso das receitas da Copa Santander Libertadores, a Confederação terá os contratos com as emissoras de televisão. Isso significa uma competição a cada ano mais atraente para os clubes, reforçando a disputa pelas vagas brasileiras, que serão cinco em 2008 – uma pela Copa do Brasil e quatro pelo Campeonato Brasileiro. A sexta vaga de 2006 e 2007 foi fruto da conquista dos títulos de 2005 e 2006 por São Paulo e Internacional. Como ficaram automaticamente classificados para a edição seguinte, o Brasil “ganhou” uma sexta vaga, cujo indicado teve que disputar a pré-classificação.
A Copa Santander Libertadores será disputada por 38 times de onze diferentes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, desde os pré-classificatórios em fevereiro até a final, em julho (provavelmente).
No post já citado “Uma Nova Libertadores de América”, especulei a respeito de sua ampliação com a participação dos times da Major League Soccer – MLS, que reúne treze equipes americanas e uma canadense. O que se pode chamar de teste para essa chegada, está em curso no momento: a participação do DC United, o time da capital federal, Washington, na Copa Nissan Sudamericana. Desnecessário dizer que torço pelo United desde criancinha. Pena que tenha empatado em casa o jogo contra o Pachuca, campeão da última edição da Sudamericana. A tendência é que os mexicanos vençam o jogo da volta com certa facilidade, mas, como no futebol tudo é possível...
A consolidação do campeonato por pontos corridos não está criando uma suposta elite de clubes brasileiros, mas está privilegiando as equipes que têm um mínimo de planejamento, boa administração e estrutura. Uma rápida olhada nos maiores pontuadores no período 2003/2007, mostra que São Paulo, Santos, Cruzeiro, Internacional e Grêmio, tem esses requisitos em comum, uns mais, outros menos, e, como é comum no esporte, aparecendo melhor num ano e não tão bem
Em algum momento futuro precisaremos modificar o calendário. Alongar um pouco mais a duração das duas Copas continentais e torná-las simultâneas. Com essas medidas, teremos um futebol mais atraente e emocionante, levando ainda mais torcedores aos estádios.
Bem-vinda, Copa Santander Libertadores.
Bienvenida, Copa Santander Libertadores.
Welcome Santander Libertadores Cup.
.
Marcadores: Libertadores 2008, Libertadores Mundial LatinoAmerica
3 Comments:
At 12:38 PM, jose said…
vOCE COMO Experte em makerting acha que o banco e melhor que a montadora?
At 1:42 PM, Emerson said…
José, respondendo muito rapidamente:
muito melhor.
O maior interesse do Santander é a fixação de sua marca e o mercado de varejo bancário, onde o número potencial de clientes conta-se por dezenas de milhões. Clientes que estão em San Jose, na Costa Rica, em Medellin, na Colômbia, em Newark, em New Jersey, ou na Barra, Leblon, Caxias, Brás, Pinheiros...
At 10:56 PM, Chico da Kombi said…
Emerson, obrigado por linkar o voudekombi no seu blog.
Parabéns pelo penta são-paulino!
Abraço.
Chico da Kombi
Postar um comentário
<< Home