Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

domingo, setembro 10, 2006

TimeMania – uma dúvida a mais

Me tire uma dúvida ou eu porei uma em vc: essa coisa de o apostador pôr o seu time de coração no volante e desse resultado sair o reparte de cotas não é meio vaga?
Será essa a melhor forma de dividir o bolo?”

Essa questão muito pertinente foi levantada pelo Lédio nos comentários do post “Pitacos TimeManíacos”.

Lédio, a divisão do bolo ainda vai dar muito pano pra manga.

Pelas palavras do ministro (que podem valer algo ou valer nada, como bem o sabemos), haverá uma divisão básica do bolo, onde o valor X será dividido por 20 clubes. A idéia é deixar um percentual – a ser definido – como um bônus, um prêmio aos times mais listados no “Clube do Coração”. Teremos, portanto, um X menos Y. O valor de Y terá de ser definido.

E, independente disso, na Comissão de Regulamentação vai haver ainda muita luta para aumentar a fatia dos clubes "de massa" em todas as divisões. Não vejo muita chance de uma divisão diferenciada, por tudo que foi dito até hoje entre os políticos e técnicos, e mesmo o pessoal dos clubes.

A briga vai ser grande. O bolo tem um tamanho que não tem como ser mexido. Logo, se você come mais um teco do bolo, eu terei de comer menos. Se o teu teco a mais for grande, muitos outros terão pedaços menores. E a chiadeira vai ser maior ainda. Encontrarão os membros da Comissão de Regulamentação o limite do razoável? Teremos um modelo decente de distribuição de renda, digno de ser imitado pelo país como um todo no item mais cretino e criminoso de nossa realidade?

A argumentação dos dirigentes de grandes clubes já é velha e conhecida, mas se ela fosse tão verdadeira e eles tivessem tanta certeza a respeito, o que os impediu até hoje de lançarem seus próprios mega-projetos?

O sucesso dessa loteria, se houver, será em função do conjunto da obra do futebol brasileiro. Mesmo os times de pequenas torcidas têm um papel importante no bolo, pois uma loteria de sucesso depende de muita gente motivada apostando nela. Isso inclui, também, os torcedores do São Caetano e do Juventude.

Resumindo:

- como será a divisão do bolo?

- qual será a fatia do bolo para o “Clube do Coração”?

Lembrando que na 2ª e na 3ª Divisão temos clubes de grandes torcidas: Atlético Mineiro, Sport, Bahia e Vitória, por exemplo. Vão querer ganhar mais que o Marília (baita injustiça) e o Ananindeua. E tome briga.

A Comissão de Regulamentação, só para recordar, será formada por técnicos da CEF, Ministério dos Esportes, Receita Federal, Clube dos 13 e Sindicato dos Clubes. Com certeza o povo da FBA e o pessoal da 3ª vão querer fazer parte da Comissão. Márcio Braga brigou e faz parte, mesmo antes da Comissão existir oficialmente. É justo, cada um tem que lutar por seus direitos nos foros adequados e de forma democrática.

Agora, é aguardar pelos trabalhos da Comissão. Assunto não vai faltar.

Portanto, Lédio, não só a dúvida persistiu, como se reproduziu, com certeza. Temos, agora, toda uma família de dúvidas.

.

Marcadores:

4 Comments:

  • At 11:21 AM, Anonymous Ledio Carmona said…

    Hahahaha.
    E chovem dúvidas.
    Agora, sem nenhuma pilha: no jornalismo esportivo, e eu me incluo solene e lamentavelmente nesse pacote, ninguém entende mais de Timemania do que Emerson Gonçalves.
    Estou tao envergonhado, que vou faezr um intensivão para sair da superficialidade.
    E o Olhar Crônico Esportivo já ajuda pacas.

    Ah, minha classe...

     
  • At 2:50 PM, Anonymous AMBROSIO said…

    Desde que não entrem na Timemania ja pensando num timemania 2 ela sera benefica, mas a falta de punição aos dirigentes negligentes me assusta, a fatia do bolo deve ser igual ´para todos e o escudo doclube querido deve ser rateado proporcionalmente as indicações, maso valor destinado aos mais citados naodeve ser superior a5% do total...

     
  • At 10:10 PM, Blogger Alberto said…

    Aê EG, com esse tanto de incógnitas (X e Y) ou eixos cartesianos, como queira, nem eu que sou engenheiro entendo para quem vai a grana. Agora, convenhamos: quem acredita que ela vai para o que se destina ? Deixa o Cassino Brasil rolar...

     
  • At 8:12 PM, Anonymous AMBROSIO said…

    Não interessa a Serra, aspirante a candidato à sucessão de Lula em 2010, enfrentar de saída a má vontade do governo federal. Por ter sido bonzinho com Lula até agora, o governador Cláudio Lembo ganhou mimos – entre eles, R$ 400 milhões para o metrô.

     

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home