Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sábado, setembro 02, 2006

Estelionato Olímpico

O COB – Comitê Olímpico Brasileiro – aprovou ontem, em sua Assembléia Geral, a indicação da cidade do Rio de Janeiro como candidata a sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Não houve um processo seletivo.

Não foram realizadas consultas.

Simplesmente, o COB decidiu.

Ah, sim, contrataram uma empresa de consultoria que fez um estudo a respeito, concluindo ser a cidade do Rio de Janeiro a única em condições, no Brasil, de organizar grandes eventos esportivos.

Já por ocasião da escolha da cidade-candidata aos jogos de 2012, houve muita contestação aos critérios e mesmo aos eleitores. A maioria das federações esportivas mantém sede no Rio de Janeiro. A maioria dessas federações tem baixíssima representatividade, isso quando tem alguma. No item transparência o único resultado que se encontra é o nulo. Ela inexiste desde o COB até a mais pobre das filiadas, passando pela poderosa Confederação Brasileira de Vôlei, da qual é egresso o presidente do COB.

Qualquer cidade brasileira – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Xiririca do Norte, Xiririca do Sul – e seus habitantes, brasileiros pagadores de impostos e iguais em direitos, tem todo o direito de pleitear a indicação para ser sede de uma Olimpíada. A candidatura é livre, a escolha deve ser feita a partir da avaliação da capacidade e das condições da cidade e do estado (que deve estar junto no pleito) em abrigarem, organizarem, realizarem os Jogos Olímpicos.

Do jeito como foi feito, eu me sinto esbulhado em meu sonho.

A cidade de São Paulo foi esbulhada.

O povo de São Paulo foi esbulhado.

Isso nada mais foi que um estelionato olímpico.

Mais um.

.

Marcadores:

4 Comments:

  • At 3:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson, acho que até não fizeram essa seletiva pra não prolongar o descontentamento de mais pessoas, afinal essa candidatura é conversa pra boi dormir...(no meu entender) nunquinha nós vamos ter condições de sediar uma olimpíada por aqui...principalmente observando o gasto e organização das mais recentes.

     
  • At 4:28 PM, Blogger Emerson said…

    Ailton, por mais que tuas palavras sejam racionais e sensatas - na parte que diz que não temos condições de bancar uma Olimpíada - eu penso que podemos, sim.

    É uma questão de vontade + inteligência + gerenciamento transparente.

    :o)

    Difícil, né?

     
  • At 7:40 AM, Anonymous Anônimo said…

    cbf, cob.........
    é tudo carta marcada, os caras dominam, levam a grana e dizem que a gente manda em tudo..........
    palhaçada, primo.

     
  • At 10:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Caro Emerson, sempre ecolhendo bem seus assuntos. Olimpiada, nao sei se teremos condicoes de sediar uma. No entanto, se a tivermos, o Rio apos o Pan me parece a melhor escolha. Aliado a esse fato, ser o Rio a cidade simbolo do Brasil. Sao Paulo, sem metro, com esse transito caotico, nao acho uma boa escolha.

    Pedro Goulart

     

Postar um comentário

<< Home