TimeMania – atualizando e corrigindo
É, os deputados mudaram mais coisas do que eu tinha conhecimento, portanto, aí vai uma atualização e correção.
As mudanças mais importantes são o prazo máximo para quitação das dívidas e a distribuição do dinheiro arrecadado.
Pela primeira versão do projeto não haveria prazo determinado para o pagamento da dívida, tal como no REFIS I. Posteriormente, com a tendência a ter esse prazo, forçado pela oposição até como um castigo à postura dos clubes em rejeitarem a obrigatoriedade de se transformarem em empresas, os clubes pleitearam 240 meses, prazo que acabou reduzido para 180 meses. Um prazo mais do que razoável e, aparentemente, suficiente para a quitação dos débitos, pois, imagina-se, os clubes passarão a ser melhor administrados e conseguirão honrar seus compromissos.
Outra mudança importante foi no destino do dinheiro e seus beneficiários, que ficou dessa forma:
Timemania – distribuição da arrecadação
46% - prêmios
22% - dívida dos clubes de futebol
20% - custos da CEF
3% - Fundo Nacional Penitenciário
3% - Santas Casas de Misericórdia
2% - Secretarias de esportes estaduais
2% - Lei Agnelo/Piva
1% - Seguridade Social
1% - Clubes Sociais
Com as mudanças, os clubes perderam 3% do inicialmente acordado – outro castigo – e ganharam instituições fora do futebol, como Pinheiros, Minas Tênis e Ulbra, entre outras.
Os maiores devedores listados pelo governo são o Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro e Portuguesa de Desportos.
Além do São Paulo, outros clubes em dia com a Receita são Internacional, Cruzeiro, Atlético Paranaense, Goiás e o São Caetano. Caso participem da TimeMania, esses clubes receberão o valor de suas participações mês a mês. Não é nada, não é nada, é um bom reforço de caixa.
Os deputados querem, ainda, que a CBF estabeleça critérios mais nítidos e duradouros para os participantes da 3ª Divisão, dando a ela maior estabilidade. E os clubes participantes terão que publicar seus balanços anualmente, seguindo as normas legais para isso. Por incrível que pareça, a maioria dos clubes brasileiros não faz isso. Inclusive muitos da série A.
Novos valores
Considerando uma arrecadação anual de 500 milhões de reais, a divisão ficaria da seguinte forma:
- 1ª Divisão – 20 clubes – 71,5 milhões de reais – 3,6 milhões/clube
- 2ª Divisão – 20 clubes – 27,5 milhões de reais – 1,4 milhão/clube
- 3ª Divisão – 64 clubes – 11 milhões de reais – 0,17 milhão/clube
Essa medida vai ajudar o futebol, sem dúvida, mas vai ajudar, principalmente, os grandes clubes com dívidas gigantescas. Apesar disso, muitos especialistas tributários acreditam, informalmente, que esses clubes não conseguirão cumprir com suas obrigações, a mais simples das quais é pagar em dia os impostos e contribuições. A menos que mudem radicalmente seus métodos administrativos e estruturas.
Agora, é aguardar para ver.
.Marcadores: TimeMania
7 Comments:
At 12:46 AM, Anônimo said…
emersom coloquei seu blog no sfavoritos e nao tenho tido acesso a tudo que voce posta, agopra so vou pela postagem no JA, este e o motivo de eu ainda nao ter lido, obrigado pela atenção.
.
Achei interessante o dinheiro nao passar pala mao do clube,continuo discordando e com certeza voce tambem,da nao inclusão de clausula responsabilizando financeiramente os dirigentes( com seus patrimonios)por gestoes fraudulentas e temerarias..
.
Se um clube vai recebewr em media 4 milhoes por ano, como quitar em 15 anos dividas de quase 200 milhoes?
At 12:49 AM, Anônimo said…
Eurico Miranda, afirma que o Vasco não deve a receita ou INSS, aqueles que nao aderirem aTimemania terão suas dividas executadas? O governo,este ou qualquer outro, nao tera logo logo uma assanha arrecadadora e podera mudar a classificação dos impostos?
At 1:11 AM, Emerson said…
Oi, Ambrosio.
Vou responder tudo isso amanhã. O sono me impede agora.
:o)
At 1:17 AM, Anônimo said…
amanha eu estarei aqui para aprender melhor...e discutirmos um pouco..
At 1:49 AM, Chico da Kombi said…
1% para clubes sociais?!!!!
Cadê o meu?
Eu também quero.
At 10:58 AM, Emerson said…
Ô, Chico, larga a mão de ser picareta!
Desde quando encher a Kombi de mocinhas e ir pra forró é clube social? Os burocratas da REceita não vão cair nessa esparrela.
:o)
At 12:06 PM, Emerson said…
Ambrosio, abri um post novo, acho que respondi a algumas de suas indagações.
Postar um comentário
<< Home