Quinto Título, Primeiro Bi-Campeonato!
O título brasileiro de 2007 começou a ser definido, de fato, quando o São Paulo superou as derrotas para Atlético Mineiro e Fluminense, ambas no Morumbi, e venceu o Cruzeiro, de virada,
Daí em diante o título era mera questão de tempo.
O time relaxou um pouco e três resultados ruins vieram em seqüência: derrotas para o Corinthians e Flamengo, e empate com o Fluminense. Enquanto esses pontos não eram conquistados, o Cruzeiro, concorrente mais direto na oportunidade, perdia pontos igualmente preciosos e nunca se aproximou do São Paulo, o que talvez explique parte do relaxamento tricolor.
O São Paulo foi campeão por seus méritos, isso é inegável, tanto dentro como fora de campo.
O clube soube montar um elenco equilibrado, forte, com jogadores de bom caráter, ponto destacado pelos próprios atletas como muito importante. O elenco começou muito grande e foi diminuindo no decorrer do campeonato. Lenilson, Josué, Edcarlos e Ilsinho foram negociados; Maurinho, Rafinha e Marcel saíram por rescisão ou empréstimo. Reasco quebrou a perna numa entrada dura no jogo contra o Botafogo. Hugo pegou uma grande suspensão – 120 dias. E Borges, na reta final, sofreu uma contusão que o tirou de campo por mais de um mês, voltando nos minutos finais do jogo de hoje.
Zé Luiz também ficou fora na reta final, desfalcando o meio-campo.
De repente não mais que de repente, o grande elenco já não era tão grande.
O cansaço começou a pesar; em todo o campeonato o São Paulo utilizou somente 29 jogadores, alguns deles por poucos minutos. O grosso do trabalho ficou em cima de treze ou quatorze jogadores. Complicou. Nesse momento pesou a qualidade e o cuidado na montagem desse grupo.
E pesou o comando.
Muricy está por trás dessa conquista. Em poucos meses o time perdeu Lugano e Fabão, além de Edcarlos, e teve que remontar totalmente sua defesa, surgindo uma defesa impressionante, que até o momento tomou apenas 13 gols em 34 jogos e com um fator ainda mais impressionante: de seus quatro componentes, um tinha 17 anos até duas semanas atrás; outro tem 21 e o mais regular de todos, Miranda, tem somente 23 anos de idade. O veterano do grupo é André Dias, que para um zagueiro é outro jovem, com 26 ou 27 anos de idade. O meio-campo vencedor, com Mineiro, Danilo e Josué, acabou.
Muricy montou um novo grupo, teve problemas no início, que não foram entendidos por muitos, que deixaram-se levar pelas emoções instantâneas das derrotas e cobraram decisões apressadas, decisões instantâneas, ditadas pela raiva e pelo desgosto. Felizmente, o presidente Juvenal Juvêncio segurou todas as críticas e em nenhum momento pensou em demitir o treinador.
Não demorou nada para os resultados surgirem, com uma seqüência de dezessete jogos sem derrota.
Esse foi o terceiro grande ano seguido do São Paulo, repetindo a seqüência de 91-92-93, com títulos diferentes.
Vem agora o grande desafio de 2008. Na coletiva de há pouco, Muricy já adiantou que o foco de 2008 é a Libertadores, que é, como sempre, a grande exigência da torcida. Em pleno gramado, Rogério, questionado pelos jornalistas, adiantou que o clube tem time para vencer o Brasileiro, mas não para vencer a Libertadores.
Um quarto ano seguido com grandes resultados é um desafio de grande porte, o maior para o São Paulo em muitos anos. Por um lado, o clube começa o novo ano com um bom caixa e um bom grupo no campo, mas correndo o risco de perder vários jogadores para o exterior. É hora, já, de pensar e agir para 2008.
.
2 Comments:
At 11:45 AM, Anônimo said…
Caro Emerson,
parabéns pela conquista! O São Paulo mereceu, e muito.
Muricy além de competente, é divertido. Quase um Romário, digamos assim.
E muito bacana também que o modelo de pontos corridos está provando que além de mais justo, é também mais emocionante que o mata-mata. Quanta coisa ainda está em jogo no campeonato! Quantas torcidas ainda estão interessadas no campeonato!
Saudações tricolores (as verdadeiras, como as havaianas...hehehe). Nos encontraremos na Libertadores ano que vem.
Lilu
At 4:07 PM, Net Esportes said…
São Paulo ganhou bonito, foi o campeão legitimo e incontestável..... valeu tricolor !!!!!!!!!!!!
http://netesporte.blogspot.com/
Postar um comentário
<< Home