Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, julho 11, 2007

Os Melhores de Todos os Tempos


A revista inglesa World Soccer apontou os Vinte Melhores Times de Todos os Tempos.

O que vale mesmo a pena é ver os dez primeiros, mas, vamos à lista completa, até porque ninguém publicou-a por aqui:

1 Brazil 1970

2 Hungary 1953
3 Holland 1974
4 Milan 1989-90

5 Brazil 1958

6 Real Madrid 1956-60

7 Brazil 1982

8 Barcelona 1991-94
9 Italy 1934-38
10 France 1998- 2000


11 River Plate late 1940s
12 Ajax 1971-73
13 Bayern Munich 1974-76
14 Celtic 1967
15 France 1984
16 Denmark 1986
17 Real Madrid 1998
18 Totttenham 1961
18 Liverpool 1977
20 Manchester United 1999

Obviamente, a revista e seus leitores cometeram um erro terrível: o grande time do Santos do começo dos anos sessenta não está nessa relação, algo simplesmente impensável e sem nenhum tipo de patriotada. Simplesmente, aquele foi um dos melhores times de futebol que já pisou nos gramados. E sequer dá para compará-lo com qualquer um dos outros dez times listados a partir do 11º lugar.

Seria bom a revista corrigir esse erro.

Bom para ela, claro.

Por outro lado, a 7ª colocação é uma boa mostra do que é um time mágico, inesquecível. É, também, a comprovação de que vencer pode ser e é muito bom, mas não é garantia de passagem para a história. A “perdedora” seleção de 1982 é, na visão da revista inglesa e seus leitores, o sétimo melhor time da história. Já a “vencedora” seleção de 1994 sequer aparece na lista de vinte.

Naturalmente, se reclamo a ausência do Santos de Pelé, jamais reclamarei a ausência do Brasil de Dunga. Pelo contrário, esquecer aquele time é um benefício para nossa história.

Em tempo: as “perdedoras” Hungria, de 53, e Holanda, de 74, estão entre os dez mais.

“Aquele” Santos deveria ocupar a segunda, terceira ou quarta colocação. Nada menos.



.

Marcadores:

14 Comments:

  • At 1:09 PM, Anonymous Anônimo said…

    Émerson, vou postular uma vaguinha para o meu clube em 1979. Com boa vontade...vá que eu consiga.rsrsrs

     
  • At 1:55 PM, Blogger Iara Alencar said…

    oi emerson
    cade o time do mengo?

     
  • At 8:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    Falar em meu Clube, você olhou o site do Vovô?
    Olha meu caro, de série A à Z, é tudo complicado.
    Jogando a 2ª Divisão do gauchão, tem um time chamado Porto Alegre, que foi criado pelo Assis. Na última rodada da 2ª fase, se o referido time ganhasse e o Rio Grande perdesse, ambos ficariam empatados em pontos e vitórias. No entanto, o Rio Grande possuia melhor saldo de gols. Pois não é que no último jogo do Vovô, ele perdeu de 2 x 1 tendo dois gols anulados? E olha só, o Porto Alegre, no placar mais elástico da competição, ganhou de 7 x 0?
    Estou começando a concordar com o Lito que não acredita em coincidências. A sorte foi que devido a cálculos errados, ou falta de tempo, sei lá, seriam necessário 8 gols do time do Assis (como é conhecido no estado),
    hahahahahahaha, mas foi por pouco amigo, muito pouco.

     
  • At 2:03 AM, Blogger Chico da Kombi said…

    Nem só o Santos de Pelé foi esquecido pela revista britânica. O Flamengo de Zico, Andrade e Adílio, campeão mundial em 1981, também merecia constar na lista.

     
  • At 4:52 PM, Anonymous Anônimo said…

    Começando a ler a lista de baixo para lista, ela perde bastante de sua credibilidade. O 20º é o Man United de 1999, que ganhou tudo que podia ganhar, mas não era mágico. Fez feitos históricos, sim, como virar a partida contra o Bayern de Munich ( 2 x 1), pela final da UCL, no finalzinho do joo e em pouquíssimos minutos. Tinha seu "quadrado mágico" formado por Beckham, Giggs, Cole e York. OK, e pra que estou perdendo tempo falando tanto desse time? Só pra dizer que custo a crer que não tenham passado sobre este planeta ao menos 20 times melhores do que este. Sem buscar nada do fundo do baú, será que Barcelona 2004-2005 e 2005-2006 não era melhor? Será que Brasil 2002 também não? Todos times equivalentes. E o que dizer de Real Madrid 1998, mais absurdamente ainda alçado à 17ª posição? Quase perdeu o Mundial para o Vasco. E tinha Sávio no elenco... quem tem Sávio no elenco, não pode ter sido o 17º time do mundo.

    Essa lista tem 2 grandes méritos: 1) consagrar Brasil 70 internacionalmente como melhor time de todos os tempos; 2) Mostrar que o Brasil de 1982 tocou o mundo, apesar da derrota, mais do que outros grupos vitoriosos e, por isso, não pode ser esquecido.

     
  • At 4:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Émerson, vou aproveitar este espaço para falar sobre um comentário seu.
    A "súmula vinculante", é a pior coisa que poderia acontecer na nossa justiça. O único benefício que ela trás é de um pouco mais de celeridade.
    O sistema processual da nossa justiça é lento devido a carência de material humano, em todas as escalas. Desde os servidores até o número de juízes e pretores.
    No entanto, este ganho temporal é enganoso.A súmula vinculante trava a evolução das decisões. Tira do advogado o poder de argumentar com fatos novos, forçar a análise de um mesmo fato sob novos prismas, questionar a evolução de métodos e comportamentos sociais. Julgar cada caso de acordo com suas peculiaridades. Olha, é um assunto que me incomoda tanto, que argumentaria sobre o mesmo até amanhã. Mas, resumindo, na minha opinião é um retrocesso.
    Abraços

     
  • At 5:52 PM, Blogger Emerson said…

    Victor, a discussão dos grandes times sempre será muito polêmica.
    Concordo com boa parte de tuas observações, principalmente e acima de tudo com as menções à seleção de 70 e à de 82.

    Já li enormes tratados sobre as impropriedades do time de 82, mas se aquela bola do Oscar, aos 44', tivesse tido um pentelhonésimo a mais de força, ou se o Zoff chegasse um pentelhonésimo de segundo mais tarde...

    Quem sabe a história do futebol como seria?

    :o)

    Outra coisa que gostei na lista foi o Barça de 92... O São Paulo ganhou bem deles duas vezes.
    :o))

     
  • At 5:56 PM, Blogger Emerson said…

    Gigi, sou a favor da súmula vinculante.
    Meses, ou dois anos atrás, li bastante sobre o assunto e, como eleitor e como cidadão, posicionei-me totalmente a favor.

    Essa é, também, a posição defendida por pessoas cujas posições políticas eu endosso.

    Obviamente, não estou capacitado a discuti-la contigo, que é advogada, mas valho-me das opiniões de juristas que são favoráveis.

    Hummmmm...
    Foi maus, mas ainda não "desci" até Rio Grande pra ver o site do Vovô.
    Vou lá, vou lá...
    :o)

     
  • At 5:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    Émerson, fiquei até emocionada ao ler teu comentário de hoje às 16:41:17.
    É isso aí que sinto amigo.
    Depois podemos voltar a argumentar, mas agora é isso, e ponto.
    Abraços.

     
  • At 3:02 PM, Anonymous Anônimo said…

    os melhores times do mundo do futebol , sao aqueles que ganham +titulos em menos tempo que os outros rivais.

     
  • At 3:18 AM, Blogger Fred said…

    ah, pelo amor de deus, que palhaçada!
    cade os times brasileiros aí?
    grêmio 95-96, palmeiras, santos do pelé, ajaz 95-96...
    muitos times otimos ficaram de fora dessa lista

     
  • At 2:19 AM, Anonymous adailton said…

    uahusahusah gremio :S dai sim... naum querendo falar mal amigo, mas o gremio nunka teve um time magico pelo menos nunka viii, sou gremista de coração mas fala serio o gremio soh teve o futebol pro gasto, de raça e força de vontade, nunka teve um toque final, quando podia ter com ronaldinho, ele caiu fora, pra mim o unico time brasileiro que entraria na lista era o Santos de Pelé 61-62 aquele time era magico com certeza pegaria no minimo entre os 10...quanto a flamengo do zico na lista dos 20 acho que naum entraria naum, como naum entrou, mas com certeza entre os 30 melhores ficaria :D

     
  • At 1:54 PM, Anonymous evandro said…

    isso e um verdadeiro absurdo nao citar o atual time do barcelona q com certeza está entre os 5 melhores times da historia do futebol mundial

     
  • At 8:07 PM, Blogger Daniel AD said…

    Ta brincando o time brasileiro que teve tantos titulos como o santos em 1 unica fase foi o SÃO PAULO DO TELE SANTANA, GANHANDO A QUADRUPLA COROA EM 2 ANOS VENCEUS 2 LIBERTADORES 2 MUNDIAS ,RECOPA,SUPERCORA,PAULISTA...

     

Postar um comentário

<< Home