Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

segunda-feira, julho 09, 2007

Censura e Intolerância



A vida em sociedade implica em limites que devem ser aceitos por todos.

A civilização é fruto da aplicação de regras e normas de conduta e comportamento, que tornam possível a vida em sociedade. Mesmo entre grupos de primatas e outros vertebrados, existem normas de comportamento que são rigidamente obedecidas. Sem elas, a coletividade não sobrevive.

Frequentemente vemos grupos organizados sob a bandeira de um time de futebol infringirem as normas mais básicas e elementares da vida em sociedade. Muitas vezes o desrespeito implicou em prejuízos, ferimentos e até mortes.

Muitas vezes as combinações e acertos para encontros fatais dão-se às claras, pela internet.
E justamente por conta de diversas ações articuladas via internet para impedir ou atrapalhar uma noite de autógrafos no lançamento da revista Playboy de julho, com a assistente Ana Paula Oliveira na capa, com a ameaça explícita de arremesso de objetos diversos, o evento foi cancelado.

As ameaças foram e continuam sendo feitas por torcedores do Botafogo, inconformados com supostos erros cometidos pela Ana Paula em jogo do Botafogo.

Sem exagero, essa é uma tática de particular predileção de grupelhos fascistas e nazistas, sendo usada, também, por talibâs e fundamentalistas diversos, desde os anti-aborto até os defensores dos animais, passando por grupos políticos e religiosos. E agora bandos de torcedores de um time de futebol.

É uma nova forma para velhos inimigos da sociedade e da civilização: a censura e a intolerância.

Esse filme é velho, é repetido e não é chato, é perigoso.

Muito perigoso.

.

Marcadores:

2 Comments:

  • At 6:37 PM, Blogger cjb said…

    Além de maus perdedores, sexualmente reprimidos, repressores, opressores e -- bem pior que tudo isso -- desmancha-festas.

     
  • At 4:13 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Émerson "Censura e Intolerância" são a síntese do momento atual. Ana Paula e Dodô, estão sentindo o que é isso.
    Não entendo a irracionalidade das pessoas. A dificuldade em analisar uma questão por vários ângulos, está tornando a humanidade obtusa.
    Leio comentários sobre os dois casos e cada vez mais me surpreendo com as opiniões.Ana Paula caçada com ferocidade pelo fato de um dia ter cometido um erro. Dodô, sendo julgado não por um fato, mas por ser jogador do clube que no momento apresenta melhor resultado que os outros.
    O mundo moderno, não admite sucesso. Ou melhor, não admite derrotas já que o sucesso é a meta.
    Só que infelizmente, encontramos muito mais derrotados do que vitoriosos. Como resolver isso? Nivelando a coisa da maneira mais fácil, afinal é mais fácil ser um derrotado que um vitorioso. Ser vitorioso dá trabalho. Exige muito esforço, determinação, concorrência. Então, puxemos para baixo os que acima estão e o problema estará resolvido. Empurremos para o lado o que está a frente e o problema estará resolvido. Calemos a boca de quem reclama e o problema estará resolvido.
    Tudo simples assim.
    Abraços

     

Postar um comentário

<< Home