Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

domingo, julho 22, 2007

As maiores torcidas da Europa


A Sportfive é um dos maiores grupos de marketing esportivo do mundo.

Entre seus principais negócios estão a compra e comercialização de direitos de transmissão de campeonatos nacionais e de ligas, e também os direitos da próxima Eurocopa.

Recentemente, o Grupo concluiu um estudo de fôlego mostrando as maiores torcidas da Europa e apontando o Real Madrid e o Barcelona como os times de maior torcida no continente.

A seguir, um release do grupo – informações mais detalhadas são fechadas, entregues somente pela compra do trabalho. Mas essa amostra já é bem interessante.


Real Madrid: a maior torcida da Europa


O trabalho desenvolvido pela Sportfive analisou 162 times da França, Inglaterra, Espanha e Alemanha e constatou que o Real Madrid é o time de maior torcida da Europa.

De acordo com a pesquisa, o clube da capital tem cerca de 20 milhões de torcedores. A pesquisa aponta que 10 das 20 milhões de pessoas que torcem pelo Real são espanhóis.

Nas outras posições estabelecidas pelo estudo:

- Barcelona é o segundo colocado, com 19,3 milhões (40% espanhóis);

- Juventus de Turim é a terceira, com 12 milhões (76% são italianos);

- Milan é o quarto, com 9,3 milhões (60% italianos);

- Inter de Milão na quinta posição, com 7,6 milhões (80% da Itália).

Para realizar a pesquisa, a empresa afirma que considerou 19 critérios, como número de sócios, capacidade do estádio, patrocínios e transmissões televisivas, entre outros.

Outros dados que o estudo oferece é que dos 177 milhões de interessados por futebol na Europa, o maior interesse aparece na Itália, com 40 milhões.

Além disso, destaca que 44% do total são mulheres.

Segundo a pesquisa, 75% da população européia assiste futebol pela televisão pelo menos uma vez por semana, enquanto 23% das pessoas entrevistadas acreditam que há muita transmissão do futebol nacional e gostaria de assistir mais jogos de outros torneios.

Curiosamente, nenhum time inglês aparece no topo da lista.

E, também curiosamente, o Barcelona tem a maior parte de sua torcida fora da Espanha - 60%. Efeito do "jogar bonito", com certeza.

.

Marcadores:

9 Comments:

  • At 11:42 PM, Blogger ricardocosta said…

    Caro Emerson esse estudo tem em conta apenas o impacto na Europa...
    Ja vários estudos foram feitos á escala mundial e aí o Manchester é o clube com mais torcedores em todo o mundo.
    O mercado asiatico é dominado pelo Manchester,não é em vão que os times espanhois tentam há anos competir nesse mercado com os times ingleses e nao conseguem.
    Em Africa o Manchester também é maior...
    A nível de receitas telivisivas acho que a diferença não é muito grande entre os grandes clubes...
    Mas sei que em termos de riqueza e receitas que o Manchester segue na frente de Barça e Real.
    Em termos de nºs puros de torcedores o Manchester segue na frente,e ha times que nao foram estudados que chegaríam na frente,o Benfica por exemplo tem em Portugal uns 6 milhoes de torcedores,e muitos espalhados pelo mundo.
    O ahl ahly do Egipto é o maior clube africano e em africa tem um grande numero de torcedores...
    Nao é um estudo que eu leve muito a sério esse porque outros demonstram o predomínio do Manchester em relação a todos esses times pelos motivos que ja referi.

     
  • At 11:55 PM, Blogger Emerson said…

    Ricardo, não vou comentar sobre o resto do mundo, mas a maior fonte de renda, disparada, dos grandes clubes europeus é, ainda, a própria Europa.

    Os mercados asiáticos e outros ainda são marginais para o faturamento desses clubes. Sua importância vai aumentar no futuro, e eu mesmo tenho falado bastante sobre isso, mas nesse momento ela ainda é pequena.

    A Sportfive gastou um bocado nesse estudo e empenhou nele sua imagem. Pode até conter erros, é claro, mas creio que é um trabalho com uma boa base e credibilidade.

    Quanto ao faturamento, aqui mesmo no Um Olhar Crônico Esportivo, tem um post com levantamento feito pela Deloitte com os maiores faturamentos do mundo, as maiores receitas (e não patrimònios).
    Clique no final do post, em "Rankings", e vai abrir uma sucessão de posts dentro desse tag.

    Mas já adianto uma parte para você:

    1º Real Madrid (Espanha) - 292,2 milhões de euros
    2º Barcelona (Espanha) - 259,1 milhões
    3º Juventus (Itália) - 251,2 milhões
    4º Manchester United (Inglaterra) - 242,6 milhões
    5º Milan (Itália) - 238,7 milhões
    6º Chelsea (Inglaterra) - 221,0 milhões
    7º Inter de Milão (Itália) - 206,6 milhões
    8º Bayern de Munique (Alemanha) - 204,7 milhões
    9º Arsenal (Inglaterra) - 192,4 milhões
    10º Liverpool (Inglaterra) - 176,0 milhões

     
  • At 12:13 AM, Blogger ricardocosta said…

    Emerson o mercado asiático é uma mina,nao é á toa que o Manchester faz la as digressões,são vários os milhares que entram nos cofres do Manchester á custa do merchandising no mercado asiático assim como direitos telivisivos etc.
    Acho que já tem um peso grande sim,mas os grandes de Espanha é que ainda nao conseguiram penetrar num mercado forte,agressivo e que é dominado pelos red devils pois já ha muitos anos eles haviam projectado a mina que vería do mercado asiatico...
    O Real melhorou sua facturação lá com a contratação do Beckham,esse foi um dos maiores objectivos quando o contrataram...
    Em relação á riqueza apenas esse estudo apenas tem em conta as receitas puras e nao tem em conta o prejuizo e os passivos...
    O Real Madrid tem um passivo enorme tal como a grande maioria dos clubes em Espanha,já o Manchester se tivermos em conta receitas e despesas e o passivo é o clube mais rico do Mundo porque o passivo é muito reduzido comparado ao do Real Madrid so para dar o exemplo e as receitas sao enormes.
    Em termos de torcedores em termos mundiais acho que os estudos sao quase consensuais que o Manchester é o clube com mais torcedores neste momento,o real madrid tem mais torcedores na Europa porventura,mas menos na Asia(e ja se sabe os milhoes de torcedores que isso representa) e em Africae isso parecendo que nao representa uma grande fatia dos torcedores mundiais...

     
  • At 5:21 AM, Blogger Unknown said…

    Eu fico chateado ao ver esses números. Pois, apesar da diferença absurda de renda entre Europa e Brasil. Há uma diferença também absurda, entre a quantidade de torcedores no Brasil e Europa.
    Olha só o tamanho da torcida do Flamengo em relação ao Real.

    É muita incompetência administrativa dos nossos clubes brasileiros. Putz.

     
  • At 4:35 PM, Blogger ricardocosta said…

    Emerson,estive a informar-me melhor sobre o nº de torcedores do Manchester.
    Aponta-se para cerca de 70 milhoes de torcedores asiáticos espalhados por todo o mundo...
    So contanto com os asiáticos o manchester tem maior nº de torcedores que os outros times têm na Europa.
    E uma das maiores fontes de receitas do manchester vem da Asia,aonde milhares de torcedores consomem todo o tipo de produtos dos Red Devils,é um mercado muito forte,que gera receitas enormes e que o Manchester é líder destacado ha anos...
    Não é a toa que o Manchester para além do jogador coreano que ja tinha no plantel,este ano juntou um chines tendo em conta também a febre do futebol na china e a sua economia em constante crescimento.
    Por isso me parece razoavel dizermos que de forma destacada hoje o manchester united graças a uma excelente política é o clube mais rico do mundo e com mais torcedores em todo o mundo..

     
  • At 7:26 PM, Blogger Emerson said…

    Ricardo, nesses assuntos o melhor jeito é trabalhar com dados concretos.

    A Deloitte, uma empresa de muita credibilidade em todo o mundo, fez esse levantamento considerando as receitas oficiais dos clubes e desconsiderando as negociações de direitos federativos.

    Ou seja, usaram para chegar aos números da lista dos 20 maiores em receita seus próprios balanços.
    E a diferença de receita entre o Madrid e o Manchester é bem grande.

    Ter uma grande base asiática é bom e importante hoje, e será muito mais no futuro, sem a menor dúvida. Mas a Ásia, exceto pelo Japão e, um pouco menos, Coréia do Sul e Taiwan, só é bom mercado em termos de massa, pois os preços e margens possíveis são muito baixos. Não esqueça que a renda média no continente é baixíssima, ainda.

    Normalmente confunde-se receita com riqueza. Alguém pode ser rico, muito rico, com grande patrimônio amealhado no decorrer de muitos anos, e ter uma receita não muito alta.

     
  • At 4:06 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson, talvez haja algum comprometimento da matéria pela tradução (até do Papa já se traduziu errado). Pelo que se depreende não é uma "pesquisa" censitária, nos moldes do IBOPE/Lance! por exemplo, e sim uma ponderação de vários aspectos, alguns muito subjetivos, como audiência de TV. Dá a pinta que é um trabalho para orientar destinação de verba publicitária, não quantidade de torcedores.

    Aliás, dia destes soube no sítio Máquina do Esporte que uma empresa aqui de SP preparou um trabalho muito parecido sobre clubes brasileiros para comercialização com patrocinadores esportivos, emissoras de rádio e TV e interessados. O objetivo era "qualificar" as torcidas, isto é, indo além de medí-las tentar medir o que isto retornava em termos de audiência e faturamento.

    Gostaria muito de ter, numa mesma metodologia, comparação entre clubes brasileiros e europeus.

    PLINIO - Santos/SP

     
  • At 3:55 PM, Anonymous João Luiz said…

    O mercado asiático é tão importante para o Manchester, q eles colocaram o coreano Sun Park no elenco principal, inclusive, jogando muitos jogos no lugar de grandes nomes como Carlitos Teves, por exemplo...

    Quando esse Sun Park teria lugar num elenco como o do Manchester United?

    Puro interesse de mercado.

     
  • At 2:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    Que pesquisa furanda, hein??? Onde está o West Ham? Desde quando a atorcida do Manchester é maior que a o Chelsea?
    Isso me lembra a Rede Globo tentando puxar a sardinha para o Flamengo e o Corinthians...

     

Postar um comentário

<< Home