Democracia à moda da casa
Meus comentários sobre o projeto de lei que poderá permitir a transmissão de qualquer evento pelas emissoras de televisão chamadas de “públicas” e pelas chamadas de “educativas”, receberam uma crítica forte e despropositada no Jogo Aberto.
“Emerson, sua aversão ao PT tá te levando à paranóia.
Eu, sou paulista, são-paulino e mestre em Comunicação pela UFRJ, no Rio. Estou preparando um projeto de doutorado que é na área de Políticas de Comunicação. Por isso tenho lido muito a respeito já tem quase um ano.
Algumas constatações são claras. O Brasil é um dos países mais liberais (na minha opinião, no aspecto negativo do termo) e com menos regulação sobre a radiodifusão no mundo.
Não acho que devemos discutir esse assunto aqui, porque é complexo e obviamente não ia levar a nada fértil.
Mas só pra vc ficar tranquilo, o governo do PT está totalmente comprometido com as grandes redes de tb do Brasil. Isso ficou mais que claro nas discussões sobre a implantação da tv digital no país, quando o governo ignorou completamente os debates travados na esfera acadêmica.
Se quiser mais detalhes, busca na net o site do coletivo Intervozes, fomada por intelectuais da área de comunicação do Brasil. http://www.intervozes.org.br/
Rocha | 04/10/07 19:59:37”
Bom, eu não tenho aversão ao PT, tenho, sim, aversão à camarilha que o dirige, e que durante anos – desculpem o próximo verbo – cagou regras sobre moral, ética, honestidade e outras coisas igualmente nobres, para, no poder, descambar para o que conhecemos: corrupção extremada, mensalão, Waldomiro Diniz (lembram dele?), ministro mandando a lei pro lixo e abrindo sigilo bancário de um cidadão humilde, etc, etc, etc, tudo isso alinhavado por um presidente que só sabe falar duas frases:
“Nunca antes nesse país...”
“Eu não sei de nada”
Sim, tenho aversão, mas é a isso.
Quanto a ser paranóico, a própria realidade desse partido e as palavras de seu presidente desmentem o acadêmico Rocha, mestre em comunicações.
“Questionado sobre a proposta, Berzoini preferiu manter o tom cauteloso, mas confirmou que o partido pretende se lançar em uma campanha para mobilizar o Congresso e a sociedade em torno do tema. “Entendemos que é uma necessidade do Brasil discutir a democratização da legislação de concessões dos meios de comunicação”, disse Berzoini.”
Fonte: O Estado de S.Paulo de hoje, página 17 - "PT vai propor contratos públicos para TVs"
Esse tema a que se refere a pergunta feita ao presidente do partido no poder, é justamente a política de concessão para emissoras de televisão. Como de hábito, manifestações contra emissoras, contra o “monopólio” de informações e sei lá que mais, estão sendo preparadas. A campanha está começando.
O governo lulla da Silva criou a TV Pública. Mais um cabide de empregos, mais um canal, entre muitos, para comunicar o que interessa ao governo. Nada a ver com televisão pública de fato, como é a BBC. Longe, muito longe disso.
O projeto do deputado que eu citei não é o único, é um dentre vários, reunidos numa só proposta. Essa idéia disparatada e, ela sim, monopolista no fundo, é perigosa de fato.
Portanto, meu caro acadêmico e mestre Rocha, eu não sou nem um pouco paranóico. Pelo contrário.
Mas tenho aversão, de fato, a essa camarilha que está no poder, no Brasil e nesse partido que um dia foi dos trabalhadores, hoje é dos trambiqueiros.
.
Marcadores: Legislação;, Palavra do Editor
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home