Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Player periférico

Nos Estados Unidos, a média de salário dos jogadores de baseball da Major League cresceu 9% nesse ano e atingiu o patamar de US$ 2,699,292 – equivalendo, portanto, a 225.000 dólares/mês.

Este foi o maior crescimento percentual dos últimos 5 anos e, segundo Bob DuPuy, COO da MLB, é um reflexo do crescimento da indústria do esporte como um todo e também do nível de talentos nos campos.

Não por coincidência, a Nike anunciou os resultados do seu segundo trimestre fiscal, com um faturamento bruto de 3,8 bilhões de dólares, e um lucro de 10% sobre esse valor, totalizando, portanto, 380 milhões de dólares no trimestre, com um bom crescimento tanto sobre o mesmo trimestre no ano anterior, como, também, sobre o trimestre anterior.

Baseball não é futebol, mas é parte do mesmo mundo em que está o futebol e que cresce aceleradamente em todo o mundo e em praticamente todos os esportes. Esses valores acima transcritos dão uma idéia de nossa pequenez.

Econômica e socialmente, o Brasil segue sendo mero player periférico, de importância nula ou muito pequena em todos os segmentos e mercados. Mesmo onde somos grandes, como na soja, não somos tão importantes por sermos bobos. Nem nesses casos somos players de peso. A RPC, por exemplo, nos faz de bobos – com a devida e humilhante complacência do governo do companheiro – e o mesmo já fazem muitos outros, a começar pelos hermanos.

E no futebol não é diferente.

Estamos relegados à condição de meros coadjuvantes, nada mais que fornecedores de pé-de-obra para os mercados internacionais. Uma leitura rápida pelo noticiário dos clubes nessa entressafra dá uma idéia exata do que somos e para onde poderemos ir.

.

Marcadores:

7 Comments:

  • At 10:55 AM, Anonymous Vitor Machado said…

    É Emerson. Infelizmente a globalização imperialista e a divisão internacional do trabalho, que nunca foi justa, também afeta ao esporte e ao nosso querido futebol. Abraço

     
  • At 5:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    Respnde pro cara emerson!
    Que mal educado! :0)

     
  • At 4:46 AM, Blogger chicodakombi said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 4:50 AM, Blogger chicodakombi said…

    Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e CBF precisam reajustar seus contratos. Estão recebendo pouco!

     
  • At 6:48 PM, Blogger JOSE AMBROSIO said…

    O dinheiro faz a festa, e quem tem pode e phode quem não tem..
    .
    Feliz 2007 pro amigo e toda sua familia, e continue a nos brindar com suas informações, e cuide bem do brioso e das malhadas, abraços.

     
  • At 12:20 AM, Anonymous Vitor Machado said…

    Emerson, valeu pela mensagem no a JA! Feliz ano novo para você, tudi de bom, que continue sempre nos acompanhandô. Abração e parabéns pelo blog que é muito maneiro. Abraço e boa passagem de ano..

     
  • At 8:55 AM, Blogger Emerson said…

    Obrigado Vitor, Chico, Ambrosio e todos os amigos que vira-e-mexe e mexe-e-vira perdem um pouco de seu tempo por aqui.

    A interação (sinônimo da era da internet para visita) com vocês é uma coisa boa demais.

     

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home