THE WORLD FOOTBALL'S “POWER BRAND”
O Barcelona acaba de ser considerado como a mais poderosa marca do mundo do futebol, liderando uma lista elaborada pela agência Global Sponsors e foi divulgada na SOCCEREX, encontro sobre negócios, marketing e esportes, realizado em Dubai.
Em segundo lugar ficou o Manchester United.
Em terceiro vem o Real Madrid.
E depois, pela ordem: Chelsea, AC Milan, Bayern Munich, Arsenal, Liverpool, Inter Milan e Lyon, fechando o grupo dos 10 + ou Top Ten, como se diz em português moderno na Terra de Vera Cruz.
Para chegar a esse resultado a agência fez uma pesquisa entre 100 clientes (empresas, principalmente), e depois agregou pontos considerando critérios como histórico de vitórias em competições, a qualidade dos patrocinadores, perfil dos dirigentes, atendimento e qualidade dos estádios.
“O sucesso internacional do Barcelona foi influenciado positivamente, também, por seus ícones globais, como Ronaldinho e o técnico Frank Rickjaard, reconhecidos mundialmente”, disse Michael Stirling, diretor comercial da Global Sponsors. Além disso, completou Stirling, “... o clube vem desenvolvendo meios inovadores para atingir a audiência global.”
É bom lembrar que a camisa do Barça nunca teve um patrocinador, e agora ostenta em alguns jogos, para orgulho de sua torcida, a marca UNICEF.
.Saindo do G14?
Karl-Heinz Rummenigge, chairman do Bayern Munich, declarou que seu clube está considerando a saída do G14.
Disse que duvida que o Grupo vá muito longe ainda, e que considera que muito pouco tem sido realizado, além de, praticamente, não haver comunicação com a FIFA e UEFA.
O Bayern Munich é um dos fundadores do G14, em 2000.
O Grupo foi criado para defender os interesses dos grandes clubes europeus e tem entre suas principais preocupações a distribuição das cotas de tv pela Champions League. Preocupa-se, também, com a compensação pelas federações nacionais do tempo parado por jogadores convocados e machucados.
Acho que a briga com a FIFA e a UEFA está começando a fazer suas primeiras vítimas. Uma pena, eu, particularmente, considero muito importante a atuação do G14. O ideal seria um Grupo semelhante na América, mas nossos clubes são muito fracos diante da CONMEBOL e CONCACAF (pensando nos mexicanos).
.Marcadores: Marketing e Dinheiro
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home