Muita água por rolar
Há um mês, comentando o início desse BR 2008, disse que, na minha visão, o campeonato dividia-se em 3 fases distintas:
- Abertura – da 1ª à 8ª rodada: até o dia 1º de julho, quando abre a Janela de Verão européia;
- Janela de Verão – da 9ª à 23ª rodada: de 1º de julho até 31 de agosto, seu encerramento;
- Reta final – da 24ª à 38ª rodada: de 1º de setembro em diante.
A fase de Abertura é caracterizada por times nas etapas finais da Libertadores e da Copa do Brasil poupando seus titulares em vários jogos; quando eliminados, é comum um período de recuperação do “choque pós-traumático”, com jogos irregulares, geralmente ruins; há, também, clubes que vivem os efeitos da disputa, vitoriosa ou não, dos campeonatos estaduais. Finalmente, ainda durante essa fase, podemos encontrar jogadores com a cabeça na Europa, ou melhor, com a cabeça nas negociações para possíveis transferências.
A fase Janela de Verão já diz tudo que tem a dizer no próprio nome. Nessa fase, os jogadores começam a deixar os times, muitas vezes seus corpos, pois vários já mandaram as mentes para longe. Foi-se o conteúdo e ficou a casca. Essa fase, inevitavelmente, é de ajustes em diversas equipes, pois além dos que vão, há que encaixar nas equipes os que chegam, muitos deles da própria Europa. Há descompasso de preparação física, além, é claro, dos demais problemas de adaptação.
Por último, a fase Reta Final. Em termos de jogadores não há mais nada a chegar ou sair, é simplesmente manter a forma física e treinar os times, buscando aprimorar o entrosamento, treinar mais jogadas, etc. Algumas equipes podem sofrer abalos psicológicos, digamos, provocados por prolongado estágio nas últimas posições da tabela, que, nessa fase, podem ser chamadas com total propriedade de “zona do rebaixamento”. Usar essa expressão logo no início do campeonato é uma bobagem, mas nessa reta final... passa a ser uma realidade ameaçadora.
Influências da “Janela”
A íntegra da matéria está aqui.
Marcos, ao lado do Rogério Ceni, é um dos mais experientes e abalizados atletas
Luxemburgo já disse que não é bem assim e que vai conversar com Marcos a respeito, etc e tal. Correto, esse é mesmo seu papel, porém, conhecendo o Marcão o pouco que conheço, não duvido em nada de suas palavras.
Há alguns dias comentei que a queda recente no futebol de Hernanes talvez estivesse associada a possíveis negociações envolvendo sua transferência. Naquele momento, era forte o tititi em torno de interesses de Barcelona, Milan e Internazionale. Vamos e venhamos, não há ser humano que consiga manter-se impávido quando seu futuro está em jogo e, mais ainda, envolvendo quantias nunca sonhadas e a garantia de conforto, segurança e bem-estar para toda sua família por, sei lá, mais de uma geração.
Uma visão panorâmica
Recém terminou a 5ª rodada, somente. Até o final dessa fase teremos mais 3 rodadas. As equipes ainda estão em fase de ajuste e é muito interessante ver como estavam os campeonatos passados nesse mesmo momento:
——- 2003
01 – Cruzeiro, 13
02 – Atlético-MG, 13
03 – Internacional, 10
24 – Goiás, 2
——- 2004
01 – São Paulo, 13
02 – Vitória, 10
03 – Goiás, 10
24 – Botafogo, 2
——- 2005
01 – Santos, 12
02 – Fluminense, 12
03 – Botafogo, 12
22 – Atlético-PR, 0
——- 2006
01 – Santos, 13
02 – Internacional, 13
03 – Cruzeiro, 10
20 – Palmeiras, 1
——- 2007
01 – Vasco, 11
02 – Botafogo, 11
03 – Corinthians, 11
20 – América-RN, 3
——- 2008
01 – Flamengo, 13
02 – Cruzeiro, 13
03 – Náutico, 10
20 – Fluminense, 1
Esse excelente levantamento, feito pelo Helio Arcanjo, do ótimo Vou de Kombi – link ao lado, em “Chico da Kombi” –, mostra que somente em 2003 o primeiro colocado na 5ª rodada foi o campeão e somente em 2007 o último colocado foi, de fato, rebaixado. Muito provavelmente o “Chico da Kombi” vai relatar-nos a situação também nas oitavas rodadas e eu aproveitarei para voltar ao assunto.
Isso mostra, também, que essa primeira fase é tipicamente de acertos e acomodamento, cada um buscando se ajeitar. Resultados estranhos aparecem, posições de ponta em cima ou embaixo são passageiras, na maioria das vezes, mostrando, enfim, que absolutamente nada está decidido.
Há muita água para rolar sob essa ponte chamada BR 2008.
Marcadores: BR 2008
3 Comments:
At 9:41 PM, ROD said…
Emerson,
O Diego Tardelli foi absolvido no STJD e está liberado pra jogar no sábado.
Prepare-se para mais um capítulo de "A Vingança dos Preteridos"
hehehe...
Abraço,
Rod
At 9:50 PM, Emerson said…
Grande péssima notícia, Rod...
:o(
At 10:34 PM, Odair Porcolino said…
Emerson, meu amigo.
.
O Marcos tem cacife e o meu aval pra "meter a boca" nesses jogadores que foram fazer turismo em Recife mais uma vez.
.
Eu não acredito que o Palmeiras chegue com esses jogadores que estão aí como titulares.
.
Pois é. O euro sobe à cabeça. Não há como!
.
O Corinthians teoricamente tem um plantel inferior ao Palmeiras, mas dá de 10x0 em garra e vontade.
.
Esse negócio de fazer o Palmeiras e ponte para a Europa
é triste.
.
Abre o olho diretoria.
Bom eles mesmos confessaram que terão que vender alguns jogadores pra pagar dívidas.
.
Abraços meu amigo.
Postar um comentário
<< Home