Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, julho 16, 2008

De 50 para 800... mil reais

Até fevereiro de 2009 os clubes endividados (todos...) estarão navegando em mar de almirante ou voando em céu de brigadeiro: só precisam pagar até 50 mil reais mensais para a Receita por conta de suas dívidas negociadas no pacotão ‘Timemania’.

Relembrando: os clubes e o governo, assinaram um acordo pelo qual os clubes terão até 240 meses para quitar suas dívidas com INSS, IR, FGTS e outras pendências de cunho federal (os dois primeiros respondem por quase todo o valor das dívidas). Peguemos uma dívida hipotética de cento e vinte milhões de reais, por exemplo: dividida em 240 parcelas, cada uma equivaleria a 500.000 reais mensais. A Receita quer receber esse dinheiro todo mês, venha ele de onde vier. Isso significa que, se o clube tiver direito a 100.000 reais no repasse da loteria, terá de bancar outros 400.000 reais todo mês. Se seu repasse for de 450.000, complementará seu pagamento desembolsando apenas 50.000 reais.

Nesse primeiro ano de implantação da loteria, já prevendo que o começo não seria tão bom como os seus criadores imaginavam, acordou-se que os clubes pagariam apenas os 50 mil reais mensais citados no início, independentemente de suas arrecadações com a Timemania. Um verdadeiro bálsamo, como estamos observando, pois o líder nos repasses, o Flamengo, está recebendo por volta de 120.000 a 130.000 mensais. Aliás, não está recebendo, isso é só figura de linguagem, pois todo o dinheiro vai direto dos guichês da CEF para os cofres da Receita. O desempenho da Timemania está abaixo do que esperavam seus criadores. Eu mesmo acreditava que ela fosse emplacar mais depressa, o que não está acontecendo. Se a arrecadação continuar nesse patamar, ao fim de 240 meses ela terá gerado apenas um terço dos recursos necessários para quitar os 2,2 bilhões de reais de dívidas consolidadas. Sem dúvida, muito pouco e muito abaixo do necessário.

Março de 2009 já deve estar tirando o sono de muito dirigente Brasil afora, pois não poucos clubes precisarão arcar com pagamentos mensais na ordem de até oitocentos mil reais, como disse ontem à noite o vice-presidente da Caixa, o Sr. Moreira Franco. Essa preocupação estende-se também ao governo, e deste à CEF. Moreira comunicou que o banco e o Ministério dos Esportes estão preparando cursos de ‘gestão financeira’ para ajudar os clubes a lidarem melhor com essa breve realidade.

Bom...

Vá lá, é uma louvável iniciativa, sem dúvida, mas não acredito que os clubes e seus dirigentes necessitem de cursos de ‘gestão financeira’, mesmo porque a maioria deles são empresários bem sucedidos, sem contar com alguns verdadeiros mágicos na arte de ganhar dinheiro. Enfim, um curso a mais mal não faz, pode até fazer algum bem, quem sabe.

Anotem essa data em suas agendas: 15 de abril de 2009. Por volta desse dia saberemos como foi a estréia dos pagamentos integrais das dívidas negociadas. Lembrando, é claro, que os impostos do mês corrente também devem ser pagos religiosamente em dia, mês após mês.

Já está passando da hora dos clubes se unirem e botarem a boca nos trombones para que seus torcedores ouçam:

Apostem, pelo amor que vocês têm em seus clubes!

Os dirigentes agradecerão.



Em tempo...

Essa bombástica frase final não significa que este Olhar Crônico Esportivo e este blogueiro estejam incentivando a aposta. Gastar dinheiro em qualquer tipo de aposta ou jogo é decisão de foro pessoal. Eu mesmo jogo quase toda semana 4 reais na Timemania, não só pelo prazer e a expectativa ilusória de ganhar alguma coisa, mas também por coerência, uma vez que sempre apoiei a criação dessa loteria e seus propósitos.


.

Marcadores:

1 Comments:

  • At 8:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Fala, Emerson.

    Parece que o São Paulo está se mexendo em relação à Timemania. Acabei de receber um email da equipe sócio-torcedor me exortando a apostar na Timemania.

    Eis a frase mais enfática: "Como um são-paulino fanático, você, Sócio Torcedor pode empurrar o Tricolor rumo ao topo!"

    Saudações Tricolores!

    Webão

     

Postar um comentário

<< Home