Time de preferência dos brasileiros - Maio/06
Essa pesquisa passou despercebida na época, provavelmente em função da proximidade da Copa do Mundo. Apesar do tempo decorrido desde então, vale a pena vê-la, até para termos uma base para comparar com o próximo levantamento.
”A mais recente pesquisa do Datafolha sobre o time de futebol preferido dos brasileiros mostra empate: 15% se declaram torcedores do Flamengo e 13% dizem que seu time preferido é o Corinthians.
Em relação à pesquisa anterior sobre o tema, realizada em fevereiro deste ano, a preferência pelo Flamengo, que era de 17%, oscilou dois pontos percentuais para baixo. O Corinthians se manteve com o mesmo percentual obtido no levantamento anterior.
Os demais times também oscilaram dentro da margem de erro (2%) ou se mantiveram no mesmo patamar verificado
O São
O Vasco oscilou de 5% para 4%, percentual idêntico obtido pelo Grêmio, que na pesquisa anterior obtinha 3%.
Santos, Cruzeiro e Internacional atingem 3%; o time do litoral paulista oscilou um ponto para baixo, a equipe mineira repete o mesmo percentual obtido anteriormente e os gaúchos oscilaram um ponto para cima.
Vêm a seguir Atlético-MG (2%), Fluminense, Botafogo-RJ e Bahia (1%, cada).
Citam outros times 9%. Dizem não ter um time de preferência 26%.
A seleção brasileira é citada como time de preferência por 3% dos entrevistados.
O Flamengo lidera sozinho no Nordeste, com 21%; o Corinthians tem 8% nessa região. Já no Sudeste, ocorre o inverso: o alvinegro paulista, com 18%, fica à frente do time carioca, que obtém 13%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste o Flamengo atinge 19% e o Corinthians fica com 14%. No Sul, Grêmio (21%) e Internacional (19%) empatam.
A pesquisa permite a análise em separado dos resultados de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No Rio de Janeiro, o Flamengo obtém 43%, ficando bem à frente de Vasco (16%), Fluminense (10%) e Botafogo (7%).
Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo na Alemanha, o interesse dos brasileiros pelo futebol aumentou um pouco em relação a Fevereiro: a taxa dos que dizem ter muito interesse pelo esporte subiu de 31% na pesquisa anterior para 35% no levantamento realizado nos dias 23 e 24 de maio. Inversamente, a taxa dos que dizem não ter qualquer interesse por futebol caiu de 35% para 31%, e a dos que dizem ter um pouco de interesse se manteve em 34%. A taxa dos que dizem ter muito interesse por futebol só não é maior do que a verificada em julho de 2002 (40%), pouco depois do Brasil ter conquistado o pentacampeonato disputado na Coréia e no Japão, e empata com a registrada em junho daquele ano (37%).
O Datafolha entrevistou 6.000 brasileiros, a partir dos 16 anos de idade, nos dias 23 e 24 de maio de 2006. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
São Paulo, 29 de maio de 2006.”
Números absolutos
Considerando uma população em 2006 estimada pelo IBGE em 187 milhões de habitantes, esses percentuais dão-nos as seguintes projeções em milhões de torcedores:
Flamengo – 28
Corinthians – 24
São Paulo – 15
Palmeiras – 13
Vasco e Grêmio – 7,5 cada
Santos, Cruzeiro e Internacional – 5,6 cada
Atlético MG – 3,7
Botafogo, Fluminense e Bahia – 1,9 cada
.
Marcadores: Marketing e Dinheiro
3 Comments:
At 5:58 PM, Iara Alencar said…
Ola Emerson.
E a entrevista do rogerio ceni?nao mereceu nem um paragrafo heheheh...
Grande beijo, Flamengo ate depois da morte.
At 10:19 PM, Anônimo said…
Hahahaha..a Iara sempre tirando uma onda com o Emerson...Tb atrasado....fico meio com um pé atrás nessa relação de torcedores...apesar de rubro negro...é muita pouca torcida pro Vasco...muito pouca mesmo...acho que tem mais...
At 6:54 AM, Emerson said…
Ailton, esses números têm margem de erro de 2%. E, nesse caso, isso representa 4 milhões de pessoas. Gente pra burro, né?
Por outro lado, a penetracão do VG no sul, SP e novas fronteiras é pequena.
O Eurico vive contestando esses números, mas todas as pesquisas têm mostrado consistência.
Postar um comentário
<< Home