Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quarta-feira, novembro 01, 2006

Time de preferência dos brasileiros - Maio/06

Essa pesquisa passou despercebida na época, provavelmente em função da proximidade da Copa do Mundo. Apesar do tempo decorrido desde então, vale a pena vê-la, até para termos uma base para comparar com o próximo levantamento.


”A mais recente pesquisa do Datafolha sobre o time de futebol preferido dos brasileiros mostra empate: 15% se declaram torcedores do Flamengo e 13% dizem que seu time preferido é o Corinthians.

Em relação à pesquisa anterior sobre o tema, realizada em fevereiro deste ano, a preferência pelo Flamengo, que era de 17%, oscilou dois pontos percentuais para baixo. O Corinthians se manteve com o mesmo percentual obtido no levantamento anterior.


Os demais times também oscilaram dentro da margem de erro (2%) ou se mantiveram no mesmo patamar verificado em fevereiro.

O São
Paulo se manteve com 8% e o Palmeiras oscilou de 6% para 7%.

O Vasco oscilou de 5% para 4%, percentual idêntico obtido pelo Grêmio, que na pesquisa anterior obtinha 3%.

Santos, Cruzeiro e Internacional atingem 3%; o time do litoral paulista oscilou um ponto para baixo, a equipe mineira repete o mesmo percentual obtido anteriormente e os gaúchos oscilaram um ponto para cima.

Vêm a seguir Atlético-MG (2%), Fluminense, Botafogo-RJ e Bahia (1%, cada).

Citam outros times 9%. Dizem não ter um time de preferência 26%.

A seleção brasileira é citada como time de preferência por 3% dos entrevistados.

O Flamengo lidera sozinho no Nordeste, com 21%; o Corinthians tem 8% nessa região. Já no Sudeste, ocorre o inverso: o alvinegro paulista, com 18%, fica à frente do time carioca, que obtém 13%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste o Flamengo atinge 19% e o Corinthians fica com 14%. No Sul, Grêmio (21%) e Internacional (19%) empatam.

A pesquisa permite a análise em separado dos resultados de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em São Paulo, o Corinthians lidera, com 33% no estado como um todo. O time também é o líder na capital (34%), em outros municípios da Região Metropolitana (30%) e no interior (33%). O segundo time no coração dos paulistas é o São Paulo, que obtém 19%, chegando a 24% na capital. O Palmeiras obtém 12% no estado e chega a 15% na Região Metropolitana, capital excluída.


No Rio de Janeiro, o Flamengo obtém 43%, ficando bem à frente de Vasco (16%), Fluminense (10%) e Botafogo (7%).

Em Minas Gerais, o Cruzeiro bate o Atlético no estado como um todo (26% a 15%), mas verifica-se empate em Belo Horizonte (38% a 37%). No interior o Cruzeiro obtém 22%, e o Atlético, com 8%, fica numericamente atrás do Flamengo, que atinge 12%.

Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo na Alemanha, o interesse dos brasileiros pelo futebol aumentou um pouco em relação a Fevereiro: a taxa dos que dizem ter muito interesse pelo esporte subiu de 31% na pesquisa anterior para 35% no levantamento realizado nos dias 23 e 24 de maio. Inversamente, a taxa dos que dizem não ter qualquer interesse por futebol caiu de 35% para 31%, e a dos que dizem ter um pouco de interesse se manteve em 34%. A taxa dos que dizem ter muito interesse por futebol só não é maior do que a verificada em julho de 2002 (40%), pouco depois do Brasil ter conquistado o pentacampeonato disputado na Coréia e no Japão, e empata com a registrada em junho daquele ano (37%).

O Datafolha entrevistou 6.000 brasileiros, a partir dos 16 anos de idade, nos dias 23 e 24 de maio de 2006. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


São Paulo, 29 de maio de 2006.”

.


Números absolutos

Considerando uma população em 2006 estimada pelo IBGE em 187 milhões de habitantes, esses percentuais dão-nos as seguintes projeções em milhões de torcedores:

Flamengo – 28

Corinthians – 24

São Paulo – 15

Palmeiras – 13

Vasco e Grêmio – 7,5 cada

Santos, Cruzeiro e Internacional – 5,6 cada

Atlético MG – 3,7

Botafogo, Fluminense e Bahia – 1,9 cada


.

Marcadores:

3 Comments:

  • At 5:58 PM, Blogger Iara Alencar said…

    Ola Emerson.
    E a entrevista do rogerio ceni?nao mereceu nem um paragrafo heheheh...

    Grande beijo, Flamengo ate depois da morte.

     
  • At 10:19 PM, Anonymous Anônimo said…

    Hahahaha..a Iara sempre tirando uma onda com o Emerson...Tb atrasado....fico meio com um pé atrás nessa relação de torcedores...apesar de rubro negro...é muita pouca torcida pro Vasco...muito pouca mesmo...acho que tem mais...

     
  • At 6:54 AM, Blogger Emerson said…

    Ailton, esses números têm margem de erro de 2%. E, nesse caso, isso representa 4 milhões de pessoas. Gente pra burro, né?

    Por outro lado, a penetracão do VG no sul, SP e novas fronteiras é pequena.

    O Eurico vive contestando esses números, mas todas as pesquisas têm mostrado consistência.

     

Postar um comentário

<< Home