Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, outubro 19, 2006

“...vai faltar vaga...”

“O problema é que nesse campeonato já tem uns 10 times pedindo para cair, vai faltar vaga.”

Essa frase ótima foi escrita hoje cedo pelo Clécio, blogueiro santista, no Jogo Aberto (link ao lado). Tem times demais e vagas de menos na Série B, triste, mas muito verdadeiro. A derrota do Palmeiras ontem à noite, em São Januário, para o Vasco foi mais um indicativo disso. Perder em São Januário é normal, não há nada de estranho nisso, o problema foi o desacerto do time, a incapacidade de oferecer uma resistência mais eficaz, e um certo fatalismo, do mesmo tipo que pôde ser visto no Corinthians e no Fluminense. Fatalismo que mais se sente do que vê e que já vimos quando o Palmeiras foi rebaixado em 2002. A partir de um certo momento, parece ser uma marcha inexorável, em que as chances de permanência são queimadas uma a uma.

Três times tão diferentes, mas com grandes histórias, grandes glórias passadas caminhando juntos para a Segunda Divisão. Para sorte deles resta uma só vaga, já que o São Caetano, Fortaleza e Santa Cruz ocupam as outras três. E ainda tem a Ponte Preta no meio do bolo, mas na Macaca percebe-se uma vontade, vê-se que o time luta arduamente e não existe um conformismo de fundo, atrás de palavras falsas de confiança e promessas de luta. E é esse sentimento, essa postura em campo, que tornam mais fácil acreditar que a Ponte permanecerá na 1ª Divisão. São esses, enfim, os times que lutam “pela” última vaga.

Embora próximos na tabela, Atlético Paranaense, Juventude e Goiás estão jogando o bastante para não sofrerem essa ameaça.

Quatro grandes e tradicionais equipes e uma só vaga.

As apostas estão lançadas.

.

Marcadores: