Ética, pré-moderação, arbitragens...
... & outros babados.
Ética
No intervalo do Grenal, Abel Braga disse aos seus jogadores que o Santos vencia o São Paulo e que eles precisavam dar o máximo para aproveitar essa vitória e encostar de vez no líder do campeonato.
Só que era o São Paulo que vencia o Santos, por 1x0, placar final do jogo.
Os jogadores do Internacional voltaram ao campo para o 2º tempo, atacaram, pressionaram, sufocaram o Grêmio e venceram por 1x0.
Hummmmmmmmmmmm...
Confesso que essa atitude me desagrada. Vou mais longe: de repente o nome de Abel Braga como um bom técnico de futebol tá meio deletado do meu hd.
Pré-moderação...
... nos blogs da Globo.com.
Não gosto, os blogs ficam parecendo meio mortos, é uma coisa estranha. Era assim no começo e ninguém reclamava, estávamos todos acostumados, o importante era ter o blog aberto, um canal para discussões. Mas depois que se experimenta a velocidade de troca de informações de um blog aberto, tudo que se quer é mais e mais. Quanto mais um blog se aproxima da intimidade de uma conversa de bar ou de uma sala ou de uma varanda, melhor.
O diabo – e sempre tem um diabo no meio – é a aparição dos muitos visitantes indesejados. Tal como na varanda, quando de repente aparecem varejeiras nojentas, marimbondos de ferroada dolorosa, moscas inoportunas e pernilongos enlouquecedores. Ruim demais.
Na varanda, o jeito é ser anti-ecológico e bater um veneninho. Ou convidar alguém que fume um bom cubano. Ou, simplesmente, transferir a conversa pra cozinha. Já num blog, o jeito mais prático e à mão é apelar pra pré-moderação: os comentários vão e ficam guardados, esperando que o editor do blog leia, aprove e publique. Perde a graça.
Eu prefiro a convivência com os idiotas absolutos e relativos que pululam pela internet. São chatos, muitas vezes fico morrendo de vontade de responder, o que é uma completa tolice e combustível generoso para que as insanidades continuem e fiquem ainda mais pesadas. Ignorar é o melhor remédio, tal como naqueles casamentos ficcionais, em que um casal vive junto mas um ignora o outro. Se num casamento isso é ficção, num blog pode ser uma necessidade e uma saída. Os idiotas permanecem até que o editor tenha um tempinho, pegue a vassoura e jogue tudo no lixo.
Arbitragens
Esse é um assunto brabo. E chato, muito chato. De maneira geral aceito bem as falhas contra o meu time. Em situações normais de temperatura e pressão fico quieto, pois sei que todo time tanto é prejudicado como ajudado. Mais que isso: talvez 90% do que apontam como falhas, simplesmente não sejam falhas. Primeiro, porque as críticas são feitas, quase na totalidade, a partir das imagens de televisão. E aí não tem jeito, pois o jogo do juiz é um e o jogo da telinha é outro.
Muitas marcações dependem de interpretação. E o juiz, colocado a poucos metros dos jogadores, pode ter uma interpretação totalmente diferente do crítico, colocado a cinqüenta ou mais metros de distância, se no estádio, ou até a milhares de quilômetros se vendo pela televisão, que nesse caso ainda tem a visão intermediada pelo olho eletrônico da câmera. E distorcida pela zoom, pelo slow motion, pelo foco, pelo isolamento do todo e concentração num só ponto, sem falar do ambiente do jogo, onde o juiz corre, os assistentes correm, o calor e o cansaço dominam, ou a chuva e o frio, o barulho da torcida, o bate-boca dos jogadores, gemidos ou gritos de dor, que nunca se sabe autênticos ou falsos, destinados a enganar.
Mesmo sabendo disso tudo, às vezes reclamo da arbitragem. Mas, confesso, envergonhado, que na maioria das vezes é por irritação e resposta aos ataques sistemáticos feitos contra o meu time. Não só contra ele, mas contra tudo e contra todos. Muito, muito chato, sem dúvida.
Bairrismo
Esse é um dos babados mais chatos, agressivos, ofensivos e estúpidos que existe e prolifera no mundo virtual.
Bairrismo é apenas uma das muitas formas de preconceito. O racial é mais escondido, mais difícil de perceber, mas existe. Já o preconceito via bairrismo campeia solto, seja nos blogs de política, assuntos gerais ou esportivos. Ou em todos, sei lá.
.
.
.
A internet, às vezes, é muito chata.
.
Marcadores: Genéricos baratos
3 Comments:
At 11:10 AM, Anônimo said…
Emerson,
Também acho triste ter que pré-moderar os blogs. Eu fazia isso, desisti... mas agora temo ter que voltar a fazê-lo. As ofensas são muitas e acabam afastando o debate inteligente.
De toda forma, parabéns pelo seu blog. Interessante e inteligente. Um abraço,
At 8:27 PM, Iara Alencar said…
Emerson, porque foi moderado?
Eu fico uns diazinhos fora e quando volto nao é mais aquilo que eu gostava!!!
para de ser chato com o Abel que Etica é coisa que saopaulino nao pode falar muito...
At 10:46 PM, Csai D. said…
Emerson,
Disculpa la demora en responderte. Si a la Cumbre si pueden ir todas las personas que quieran. De todas formas, aún no se ha concretado nada. Yo te haré saber conforme avancemos.
Un gran abrazo!
Postar um comentário
<< Home