Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

sexta-feira, novembro 03, 2006

Dinheiro de gente grande

Os grandes clubes europeus fazem seu caixa a partir de quatro grandes fontes: televisão, patrocínios, bilheterias e licensing de tudo imaginável. No Brasil, o caixa de nossos clubes sobrevive às custas da televisão, principalmente, seguida por patrocínios. Mais distante, bilheterias. E, como figura de ficção, o licenciamento. A outra grande e fundamental fonte de renda de nossos clubes é a transferência de jogadores.

Mas, vamos falar do que é importante e tem futuro: a televisão.

Em 2005, o São Paulo recebeu R$ 25.810.000,00 a título de pagamentos por direitos de transmissão de televisão. Esse valor corresponde a cerca de 9.400.000 euros (ou 11.700.000 dólares).

No mesmo ano, o Real Madrid recebeu 55 milhões de euros e o Barça 60 milhões de euros. Vão receber basicamente a mesma coisa ainda em 2007 – o Barça – e até 2008 o Madrid.

A partir de 2008 o Barça terá um novo contrato em vigor, válido por 7 anos, e pelo qual receberá 1 bilhão de euros. Bilhão, um bilhão de euros, isso mesmo, ou seja, algo como 140 milhões de euros por ano. Quase impensável, não? Esse contrato foi fechado com a empresa Mediapro, proprietária, entre outros negócios, da TV La Sexta.

O Real Madrid está em vias de fechar um contrato de 5 anos, de 2009 a 2013, inclusive, pelo qual receberá 600 milhões de euros. Do outro lado da mesa estão a TeleMadrid, emissora de tv controlada pelo governo madrilenho, e o Banco Caja Madrid. Portanto, a partir de 2009 mais 120 milhões de euros por ano nos cofres.

Uma conta rápida, pelo câmbio atual:

- Barça: 390 milhões de reais por ano, a partir de 2008

- Real Madrid: 330 milhões de reais por ano, a partir de 2009

É com essa realidade que estamos competindo e competiremos cada vez mais.



Obs.: é importante destacar que boa parte dessas informações vieram do blog Bate Pronto e do Fernando Cesarotti, do Estadão; conversei com dois blogueiros espanhóis a respeito, até porque queria confirmar que esses valores referem-se somente aos jogos da Liga, não incluindo a Champions League ou Copa da UEFA, como de fato ocorre e o Fernando também confirmou; amanhã postarei mais a respeito, com os valores que a UEFA repassa aos clubes; coisa de gente grande e faz o F C Porto lamentar, na abertura de seu balanço, não passar da fase de quartas-de-final na CL anterior, mas, ao mesmo tempo destacando esse fato no balanço.
.

Marcadores:

2 Comments:

  • At 6:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    É para aplaudir os de lá e chorar pelos daqui, ou seja, nós, Emerson???

    Ótimos números.

    E ainda temos grandes clubes sem patrocinadores por aqui...

    Sao realidades com diferenças abissais...

     
  • At 10:34 AM, Anonymous Anônimo said…

    Fala Tchê, tudo certo?

    Até que enfim consegui entrar aqui.

    Emerson, muito interessante esses números.

    Estou muito curioso para ver o próximo balanço do Inter e do Grêmio, eles publicam nos jornais do Estado todo o ano (por obrigação legal, eu acho), para ter uma idéia da participação das mensalidades dos associados na receita total dos clubes.

    Grande abraço e parabéns pelo espaço.

     

Postar um comentário

<< Home