Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

quinta-feira, julho 13, 2006


Outros blogs

Meus parabéns ao blogueiro Salanova, pelo blog e pelas entrevistas. Gostei muito, e vou colocar um link para seu blog – "el italiano" fútbol total – aqui ao lado, assim como já existe para o blog do Csai, o Lluvia Blaugrana. Dêem um clique e descubram coisas interessantes sobre o futebol e, principalmente, descubram pessoas muito interessantes, que amam o futebol como nós amamos.

Um sonho - a Liga Mundial

A Iara, amiga blogueira do estado de Tocantins, no coração do Brasil, fez um comentário interessante sobre uma possível Liga que fosse Mundial, e não só européia ou americana.

Confesso que é uma idéia tão fascinante que já passou por minha cabeça também, mas que optei por esquecer. Sim, fiz isso.


Por que?


Porque creio que é muito cedo ainda. Mas acredito que, futuramente, as próprias forças de mercado e a globalização do futebol vão conduzir a isto: uma Liga Mundial.

Todavia, antes disso, o mundo precisaria ter as disputas dentro de um calendário único.

As arbitragens precisariam ser mais homogêneas, sem as discrepâncias que vemos hoje entre o modo de apitar de um juiz europeu e um outro sul-americano.

As confederações nacionais precisariam conter seu apetite cada vez maior por mais e mais jogos de suas seleções, prejudicando os clubes.


E o grande problema seguiria sendo o tempo. Ao menos por enquanto não faz sentido um time voar de São Paulo para Berlim para disputar um jogo, e outro time fazer Madrid/Buenos Aires, por exemplo. E um time voar do Japão para o Rio ou da Cidade do México para Seul. Portanto, o ideal seria uma sede única para todos os jogos a cada ano. E uma agenda livre com pelo menos 18 a 20 dias. Difícil... Muito difícil, infelizmente, mas esse dia chegará, se não dessa forma, de uma outra qualquer.


No momento, por conta das pressões somadas de custo e ambiente, as grandes companhias engavetaram seus projetos supersônicos para transporte de massa. Inevitavelmente, porém, eles irão sair dos arquivos e ganhar os céus. Nesse dia, um Mundial de Clubes com jogos ida-e-volta entre todos começará a ficar mais viável.


Será que sonhei demais?


:o)


.

Marcadores:

5 Comments:

  • At 3:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    VOy a ponerte link en en blog. ¡Gracias! Esta tarde leeré tu post de las 6 razones.

     
  • At 4:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson, Acho que cabe sim. No futuro pode haver a cada dois anos, na Europa onde tem publico e poder aquisitivo, um torneio tipo Copa do Mundo com 16 ou 24 clubes, dividido entre continentes, de acordo com a potencia destes continentes. Entendo que la na Europa - repito, onde ha publico e poder aquisitivo, eh bem factivel.

     
  • At 5:44 PM, Blogger Emerson said…

    Csai, Lluvia Blaugrana tem alargado minha visão do futebol. É um prazer poder ter essa interação.

    .

    Pedro, um campeonato nesse molde teria público no Brasil, no Mexico, no Japão, até na China. :o)

    Uma das melhores coisas da Champion é a final numa cidade escolhida previamente. Pena que os países sul-americanos não permitem algo semelhante com suas economias pequenas e seus povos pobres.

     
  • At 5:46 PM, Blogger Emerson said…

    Iara, viu só? Não é só você que pensa e sonha com essas coisas.

     
  • At 9:03 AM, Anonymous Anônimo said…

    Pois é, só eu que penso assim? mas acho este camponato mundial, organizado aos moldes atuais muito pouco competitivo.

    Adoraria ver os clubes latinos disputando um campeonato com times europeus. Seria muito bom pro futebol.
    Mas a distância é complicada.
    Obrigada pela lembrança, já estava a pensar que iria ignorar meu questionamento.

     

Postar um comentário

<< Home