Um Olhar Crônico Esportivo

Um espaço para textos e comentários sobre esportes.

<

segunda-feira, julho 31, 2006

Boa rodada, mesmo com derrota



O futebol é fascinante, talvez o mais fascinante de todos os esportes. A reviravolta, impensávem na maioria dos outros, é plenamente possível no futebol. E foi uma reviravolta o que aconteceu no Morumbi na tarde gelada de ontem.

O time reserva do São Paulo, tendo apenas o goleiro Rogério Ceni como titular em campo, disputou um 1º tempo excelente, sufocando o Santos em seu próprio campo, impedindo a execução de passes bem feitos e a articulação de jogadas. A pressão na saída de bola provoca isso: erros de passes e jogadas que não se realizam, seja por que o passe não foi feito corretamente, seja porque o timing foi perdido. O Santos até via a cor da bola, mas somente onde os tricolores deixavam, sempre em espaços mortos, de onde nada útil saía.

O Peixe, simplesmente, não jogou no primeiro tempo. Ou melhor, em 90% do primeiro tempo, tanto que deu seu primeiro chute contra o gol de Rogério aos 39’49” – chute pífio, defesinha burocrática. Antes disso, Fábio Costa já tinha feito defesas (no plural), já tinha feito besteira (no singular), que Thiago e Alex Dias não conseguiram aproveitar, e Lenilson tinha metido um tirambaço na quina do travessão com a trave esquerda de Fábio Costa.

Pois bem... Um minuto depois, do primeiro chute a gol do Santos, o jovem Thiago perde a bola na intermediária, na lateral, comete falta e, ingênuo, não retarda a cobrança. Defesa desarrumada, jogada em velocidade, 1x0.

Mais um minuto e meio apenas, bola perdida no ataque e os lambaris armaram um contra-ataque velocíssimo. Alex Silva – futuro grande zagueiro – fura a interceptação no meio-campo e... 2x0.

O resultado do jogo estava decretado.

O São Paulo voltou disposto a tentar o empate no segundo tempo. Mas Luxemburgo, mais vitorioso e, consequentemente, o melhor treinador brasileiro, de bobo nada tem, e ao lado do ânimo reforçado de seu time, corrigiu sua postura em campo. Melhor distribuído e, sobretudo, mais confiante, o Santos resistiu à tentativa de pressão do São Paulo e marcou o terceiro gol logo nos primeiros minutos de jogo. O quarto gol foi apenas conseqüência. Um quinto e um sexto gol não aconteceram por pouco. E por um certo relaxamento do Santos, algo normal, diga-se de passagem.

Enquanto isso, nas arquibancadas, a torcida do São Paulo festejava. Paradoxal, mas verdadeiro. Diante da derrota inevitável, fruto de dois gols mais acidentais do que planejados, e diante da bela exibição dos primeiros 40 minutos de jogo, os torcedores sentiram que era bobagem e injusto vaiar aquela equipe em campo, formada por reservas.

Perder para o Santos era um risco calculado e aconteceu. Paciência.

Vale dizer que o Santos vinha de péssimos resultados e, ainda mais como um treinador como Luxemburgo, esse era um jogo decisivo para o futuro do Santos no Campeonato. Mais uma derrota no campeonato e, pior ainda, para os reservas do São Paulo, era algo impensável. O jogo tinha para o Santos uma importância enorme, o que não acontecia do outro lado.

O decorrer da rodada trouxe grandes e boas surpresas para o São Paulo. Nenhum adversário direto venceu e o único prejuízo foi diminuir em um ponto a distância para vice-líder, o Internacional, que ficou num empate em 0x0 contra o Grêmio, em Porto Alegre. O Cruzeiro perdeu para o Vasco, por 1x0. O Fluminense empatou com o Botafogo em 1x1. O Paraná perdeu do Palmeiras. Apenas o Santos subiu bem na tabela, entre os concorrentes mais próximos.

Uma boa rodada, apesar da feia derrota.

.

Marcadores:

5 Comments:

  • At 11:52 AM, Anonymous Anônimo said…

    Oi Emersom, obrigada por mandar o anonimo para os quintos ...


    Cara eu até toci ontem pro Sao paulo, sabe porque? pra ele entrar com salto alto diante do Chivas e levar uma coça!!
    Mas nao deu certo, já sei minha tática agora, não é secar e trocer a favor..

    Ja imaginou levar de 4 do Chivas meu amigo..hehehee..

     
  • At 11:55 AM, Anonymous Anônimo said…

    Claro que voce vai ficar tristinho..mas estarei aqui, para dá ao amigo um ombro amigo.
    Mas meu mengo perdeu um jogo que poderia ter vencido.

    Nao entendo porque um time consegue perer tanto gols assim.
    Também nao entendo o Ney ficar com aqueleLeo Medeiros e deia de fora o Vinicius..naosacode futebol mesmo.

    Abraço,

     
  • At 11:39 PM, Blogger Emerson said…

    Iara, eu desisti de tentar entender o Flamengo.

    Só sei que sempre gostei de alguns caras lá: Jônatas, Luisão, o próprio Obina e o Renato, odiento, para mim, mas bom jogador, sem dúvida.

    Quanto ao Chivas, vamos ver... Vamos ver...
    :o)

     
  • At 11:40 PM, Blogger Emerson said…

    Hummmm...

    Bom, não custa lembrar: aproveitem e dêem uma olhada no Um Olhar Crônico.
    Tem um link na direita desse blog.

    :o)

     
  • At 4:45 AM, Anonymous Anônimo said…

    Emerson, nuevamente estoy de vuelta. Pude ver el partido de Sao Paulo con el Chivas. Muy mal jugó Chivas. Yo creo que pasan a la final SEGURO.

    Saludos y suerte1

     

Postar um comentário

<< Home